Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L


     77.530 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L

Introdução

A Gigabyte GA-7S748-L é uma placa-mãe voltada ao mercado de PCs baratos, porém com a qualidade Gigabyte. Ela usa o chipset topo do linha da SiS para a plataforma soquete 462, o SiS 748, que oficialmente suporta o barramento de 200 MHz (400 MHz DDR) usado pelo Athlon XP (3200+) e não tem vídeo on-board.

Tínhamos grande interesse neste teste por que é uma oportunidade de ver como se sai o chipset SiS 748 equipando uma placa de um fabricante topo de linha como a Gigabyte. Até agora só avaliamos o SiS 748 com placas de fabricantes de baixo custo – AsRock K7S8X R3 e PCChips Tidalwave W30 – e nestes testes o SiS 748 não foi muito bem.

Como é uma placa mãe básica, não estão presentes recursos extras tais como portas Serial ATA, FireWire ou rede Gigabit.

Uma boa notícia é que a Digitron (http://www.digitron.com.br) está fabricando esta placa no Brasil. Portanto é mais fácil conseguir esta placa a um custo inferior e 100% legalizada, contando com garantia muito maior e mais agilidade na troca de placas defeituosas (RMA).

Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L
Figura 1: Placa mãe Gigabyte GA-7S748-L.

O visual da GA-7S748-L é simples mas atraente. A placa tem a cor azul, padrão da Gigabyte, os slots de memória são na cor lilás e o slot AGP é verde limão. O chipset SiS 748 é resfriado por um dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha), na cor dourada.

Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L
Figura 2: Dissipador passivo do chipset SiS 748.

A GA-7S748-L tem três soquetes DDR-DIMM, aceitando até 3 GB de memória DDR400/PC3200. Ela tem slot AGP 8x, cinco slots PCI, seis portas USB 2.0 (quatro soldadas sobre a placa e duas extras disponíveis através de cabo adaptador que acompanha a placa), rede on-board (chip Realtek RTL8201BL) e som on-board de seis canais decodificado pelo codec Realtek ALC655, que tem uma excelente relação sinal/ruído de 90 dB e possui a tecnologia “Jack Sensing Support” que auxilia o usuário na ligação dos conectores de áudio (o sistema reconfigura os plugues do som on-board de acordo com o plugue que foi encaixado; se o usuário encaixar as caixas de som na entrada de microfone, por exemplo, o sistema automaticamente reconfigura a entrada de microfone para ser a saída de linha). Também possui entrada e saída SPDIF através de cabo adaptador opcional. Suas portas IDE são ATA-133.

Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L
Figura 3: Adaptador USB.

Os conectores do painel frontal desta placa-mãe segue o padrão das demais placas-mães da Gigabyte, isto é, são coloridos, facilitando a identificação dos plugues na hora da montagem do micro.

Acompanha a placa um CD, com os utilitários e drivers, e o antivírus Norton Internet Security 2004 OEM (90 dias de duração).

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...