Ir ao conteúdo

Placa-mãe Gigabyte H110TN-M

       
 70.457 Visualizações    Primeiras Impressões  
 0 comentários

Analisamos a placa-mãe H110TN-M da Gigabyte, fabricada no Brasil e voltada a computadores ultracompactos, tudo-em-um, totens de autoatendimento e automação comercial. Confira!

Placa-mãe Gigabyte H110TN-M
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A Gigabyte H110TN-M é uma placa-mãe soquete LGA1151 baseada no chipset Intel H110, suportando os processadores Core i de sexta (“Skylake”) e sétima (“Kaby Lake”) gerações, voltada a PCs ultra-compactos, automação comercial e sistemas embarcados. Vamos ver o que torna esta placa-mãe diferente das demais.

O H110 é o chipset mais básico para o soquete LGA1151, voltado aos processadores Core i, Pentium e Celeron de sexta e sétima gerações. As principais diferenças do H110 em relação ao modelo topo de linha para esta plataforma, o Z270, são o suporte a apenas seis pistas PCI Express 2.0 (o Z270 suporta 24 pistas PCI Express 3.0), o menor número de portas SATA-600 (quatro, contra seis do Z270) e portas USB 3.0 (quatro, contra dez do modelo topo de linha) e a ausência de suporte a overclock, RAID e tecnologias como Smart Response (que permite utilizar um SSD como cache para o disco rígido principal) e Rapid Start.

É interessante notar que, mesmo com o lançamento da série 200, o H110 não foi substituído, pois não existe um chipset H210.

Além disso, mesmo que já tenha sido lançada a oitava geração de processadores Core i (Coffee Lake) e o respectivo chipset topo de linha (Z370), os processadores de sexta e sétima ainda são encontrados no mercado, de forma que plataformas baseadas no chipset H110 continuam atuais para sistemas de baixo custo.

Um detalhe interessante da Gigabyte H110TN-M é a conexão de alimentação. Ela pode utilizar uma fonte de alimentação convencional padrão ATX12V (neste caso, apenas o conector de quatro pinos é utilizado) ou uma fonte de alimentação externa de 12 V, 19 V ou 24 V.

A placa-mãe analisada é fabricada no Brasil pela Digitron.

Você confere a placa-mãe Gigabyte H110TN-M na Figura 1. Ela usa o padrão Mini-ITX, medindo 170 x 170 mm.

GA-H110TN-M-01.jpg

Figura 1: placa-mãe Gigabyte H110TN-M

Compartilhar

  • Curtir 4


  Denunciar Artigo

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×