Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte H110TN-M

       
 72.999 Visualizações    Primeiras Impressões  
 1 comentário

Analisamos a placa-mãe H110TN-M da Gigabyte, fabricada no Brasil e voltada a computadores ultracompactos, tudo-em-um, totens de autoatendimento e automação comercial. Confira!

Placa-mãe Gigabyte H110TN-M
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A Gigabyte H110TN-M é uma placa-mãe soquete LGA1151 baseada no chipset Intel H110, suportando os processadores Core i de sexta (“Skylake”) e sétima (“Kaby Lake”) gerações, voltada a PCs ultra-compactos, automação comercial e sistemas embarcados. Vamos ver o que torna esta placa-mãe diferente das demais.

O H110 é o chipset mais básico para o soquete LGA1151, voltado aos processadores Core i, Pentium e Celeron de sexta e sétima gerações. As principais diferenças do H110 em relação ao modelo topo de linha para esta plataforma, o Z270, são o suporte a apenas seis pistas PCI Express 2.0 (o Z270 suporta 24 pistas PCI Express 3.0), o menor número de portas SATA-600 (quatro, contra seis do Z270) e portas USB 3.0 (quatro, contra dez do modelo topo de linha) e a ausência de suporte a overclock, RAID e tecnologias como Smart Response (que permite utilizar um SSD como cache para o disco rígido principal) e Rapid Start.

É interessante notar que, mesmo com o lançamento da série 200, o H110 não foi substituído, pois não existe um chipset H210.

Além disso, mesmo que já tenha sido lançada a oitava geração de processadores Core i (Coffee Lake) e o respectivo chipset topo de linha (Z370), os processadores de sexta e sétima ainda são encontrados no mercado, de forma que plataformas baseadas no chipset H110 continuam atuais para sistemas de baixo custo.

Um detalhe interessante da Gigabyte H110TN-M é a conexão de alimentação. Ela pode utilizar uma fonte de alimentação convencional padrão ATX12V (neste caso, apenas o conector de quatro pinos é utilizado) ou uma fonte de alimentação externa de 12 V, 19 V ou 24 V.

A placa-mãe analisada é fabricada no Brasil pela Digitron.

Você confere a placa-mãe Gigabyte H110TN-M na Figura 1. Ela usa o padrão Mini-ITX, medindo 170 x 170 mm.

GA-H110TN-M-01.jpg

Figura 1: placa-mãe Gigabyte H110TN-M

Compartilhar

  • Curtir 4


  Denunciar Artigo

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×