Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte K8NSNXP

       
 68.628 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Teste com a Placa-mãe Gigabyte K8NSNXP, baseada no chipset NVIDIA nForce 3-250, para a plataforma soquete 754.

Placa-Mãe Gigabyte K8NSNXP
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A K8NSNXP é a mais nova placa-mãe topo de linha da Gigabyte para a plataforma soquete 754, isto é, para os processadores Athlon 64 que usam este padrão de pinagem. Baseada no novo chipset nForce 3-250 da NVIDIA, esta placa-mãe traz tudo quanto é recurso possível. Como esta é a primeira placa-mãe com este novo chipset que testamos, este teste serve também para vermos como se comporta e quais são as características deste novo chip de suporte da NVIDIA.

A caixa da K8NSNXP segue o mesmo layout das caixas de placas-mães topo de linha da Gigabyte, sendo azul prateada com tampa que abre mostrando todas as características da placa.

Placa-Mãe Gigabyte K8NSNXP
Figura 1: Caixa da placa-mãe Gigabyte K8NSNXP.

A K8NSNXP faz parte da série "The 6-Dual Miracle" da Gigabyte, onde vários recursos são dobrados. O mais interessante é o duplo regulador de voltagem presente nesta placa, que também funciona como um sistema extra de exaustão de calor. Caso o regulador da placa-mãe se queime, o segundo regulador mantém a placa-mãe funcionando. Como os reguladores trabalham em paralelo, mesmo que o regulador da placa queime com o micro ligado o segundo entra em ação mantendo a placa em funcionamento.

A placa tem cinco slots PCI, um slot AGP 8x e três soquetes de memória, aceitando até 3 GB de memória até DDR400/PC3200.

Placa-Mãe Gigabyte K8NSNXP
Figura 2: Placa-mãe Gigabyte K8NSNXP.

A principal diferença entre os chipsets nForce 3-150 e o nForce 3-250, presente nesta placa, é a presença de duas portas Serial ATA controladas pelo próprio chipset. Esta placa tem ainda mais duas portas Serial ATA, controladas pelo chip SiliconImage SiI3512, fazendo com que ela tenha um total de quatro portas Serial ATA. O chipset controla duas portas ATA-133, e esta placa tem ainda duas portas ATA-133 extras, controladas pelo chip ITE GigaRAID IT8212, fazendo com que ela tenha um total de quatro portas ATA-133.

Placa-Mãe Gigabyte K8NSNXP
Figura 3: Duas portas Serial ATA extras, duas portas ATA-133 extras, chip SiliconImage SiI3512 e chip ITE GigaRAID IT8212. Do lado esquerdo você vê dois chips da Texas Instruments que controlam as portas FireWire.

Como você pode reparar na Figura 3, esta placa-mãe tem também os conectores do painel frontal do gabinete coloridos, facilitando a montagem do micro. Pena que cada fabricante use o seu próprio padrão de cores.

Esta placa tem duas portas de rede on-board, sendo uma Fast Ethernet (100 Mbps) e outra Gigabit Ethernet (1.000 Mbps). A rede Fast Ethernet é controlada pelo próprio chipset, em conjunto com o chip ICS 1883AF. Já a rede Gigabit Ethernet é controlada pelo chip Marvell 88E8001.

Placa-Mãe Gigabyte K8NSNXP
Figura 4: Duas portas de rede. A da esquerda é de 100 Mbps e a da direita é de 1.000 Mbps.

Esta placa-mãe tem oito portas USB 2.0 controladas pelo chipset e três portas FireWire IEEE 1394b, sendo este um grande diferencial desta placa-mãe. As portas FireWire tradicionais têm uma taxa de transferência de 400 Mbps, um pouco menor que a das portas USB 2.0, que é de 480 Mbps. No novo padrão IEEE 1394b, a taxa de transferência pula para 800 Mbps – desde que você use periféricos IEEE 1394b, é claro. Esta taxa equivale a 100 MB/s, o que permite a instalação de periféricos externos de alto desempenho – sobretudo discos rígidos. As três portas FireWire são controladas por dois chips da Texas Instruments, TSB82AA2 e TSB81BA3, ver Figura 3. Entretanto a placa só vem com adaptador para duas portas. Dessas duas portas, uma usa o plugue FireWire tradicional e a outra usa o novo plugue de 800 Mbps. Na Figura 5 você pode ver todos os plugues adaptadores que acompanha esta placa-mãe.

Placa-Mãe Gigabyte K8NSNXP
Figura 5: Plugues adaptadores que acompanham a Gigabyte K8NSNXP.

O som on-board da K8NSNXP é de oito canais (formato 7.1), produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC850, que possui uma excelente relação sinal/ruído de 100 dB, o que faz do som on-board desta placa ter características profissionais. Como você pode ver na Figura 5, a placa tem saída SPDIF óptica e coaxial, além de saídas individuais para os canais lateral, traseiro, central e de subwoofer.

A placa tem também dois BIOS, recurso presente em todas as placas-mães topo de linha da Gigabyte. Se o BIOS do micro for apagado por um vírus ou por uma gravação mal-sucedida, basta recuperar o BIOS usando o BIOS de backup.

Placa-Mãe Gigabyte K8NSNXP
Figura 6: Os dois BIOS da Gigabyte K8NSNXP.


Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Tá bom que essa placa e cheia de penduricalhos, mas eu não achei o desempenho dela grandes coisas não... ficou várias vezes em último, e o overclock ficou um pouco abaixo das outras placas, e ela ainda custa mais caro que as outras... :blink:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tassio@05 jan 2005, 11:39

Tá bom que essa placa e cheia de penduricalhos, mas eu não achei o desempenho dela grandes coisas não... ficou várias vezes em último, e o overclock ficou um pouco abaixo das outras placas, e ela ainda custa mais caro que as outras...  :blink:

Não seja tão preciosista, se você reparar a diferença foi sempre inferior a 3%... e nesse ponto eu concordo com o pessoal que faz os testes do Clube do Hardware, não vale a pena dizer q uma placa é melhor q outra com uma difença inferior a 3%.

Imagine a seguinte situação: a rederização de vídeo q demora 10 min em uma placa x vai demorar 10 e 18 seg. na maquina y dentro desse critério de 3% é uma diferença pífia, não dá nem para sentir... agora se a maquina y tiver uma diferença de 10% ai a coisa muda, pois ao invés de 10 min vai ficar 11 min fazendo a mesma coisa.

inté+

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Acho que nem deve existir placas de mesma categoria (sem nada on-board) que a diferença entre 1 e outra seja de 10% !!! heheeheh

Ahh não podemos esquecer o DOT.. que é Over.. e não vale ! hehehehe

Abraços,

Caverna :bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber Onde comprar Gigabyte K8NSNXP porque nw acho em lugar nehum...se alguem puder me dizer agradeço...valeuss

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×