Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z170MX-Gaming 5


     55.827 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-mãe Gigabyte Z170MX-Gaming 5
Produto Recomendado

Periféricos on-board

O chipset Intel Z170 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Duas dessas portas são compartilhadas com os slots M.2. As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

Note que as portas SATA-600 são agrupadas em pares, e cada par pode ser usado como duas portas SATA normais ou como um conector SATA Express.

Gigabyte Z170MX-Gaming 5

Figura 4: as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset

O chipset Intel Z170 suporta 14 portas USB 2.0 e dez portas USB 3.0. A Gigabyte Z170MX-Gaming 5 oferece seis portas USB 2.0, duas no painel traseiro e quatro disponíveis em dois conectores localizados na placa-mãe. Há sete portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset, sendo três delas no painel traseiro e quatro disponíveis em dois conectores. Ainda há duas portas USB 3.1, uma tipo A e uma tipo C, controladas por um chip Intel DSL6540 (“Alpine Ridge”).

Segundo a Gigabyte, duas das portas USB 3.0 do painel traseiro fornecem alimentação de baixo ruído, para uso com interfaces de áudio. Essas portas são indicadas pela cor amarela.

A Gigabyte Z170MX-Gaming 5 não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nessa placa-mãe, o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC1150, que é um excelente codec de áudio, oferecendo uma relação sinal/ruído de 115 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Essas especificações são ótimas até mesmo para o usuário que pretende trabalhar profissionalmente capturando e editando áudio analógico.

As saídas de áudio analógico são independentes caso você use caixas de som analógicas 5.1, e a placa-mãe também vem com uma saída SPDIF óptica on-board. Há conector onde você pode instalar uma saída SPDIF coaxial ou conectar um cabo para placas de vídeo mais antigas que necessitam de uma conexão física para ter uma saída de áudio em seus conectores HDMI.

Além disso, a placa-mãe conta com um amplificador operacional Burr Brown OPA2134 da Texas Instruments substituível e um conjunto de chaves seletoras de ganho para a saída de fone de ouvido.

A Figura 5 mostra a seção de áudio da placa-mãe.

Gigabyte Z170MX-Gaming 5

Figura 5: seção de áudio

A placa-mãe analisada vem com uma porta Gigabit Ethernet, controlada por um chip Atheros Killer 2201, que é um controlador Gigabit Ethernet de alto desempenho.

Na Figura 8, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, duas portas USB 2.0 de baixo ruído (amarelas), saída VGA, saída DVI-D, uma porta USB 3.0, uma porta USB 3.1 tipo A, uma porta USB 3.1 tipo C, saída HDMI, uma porta Gigabit Ethernet, mais duas portas USB 3.0, saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

Gigabyte Z170MX-Gaming 5

Figura 6: painel traseiro

Na Figura 8, podemos ver os acessórios que acompanham a Gigabyte Z170MX-Gaming 5.

Gigabyte Z170MX-Gaming 5

Figura 7: acessórios


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Em 15/12/2015 at 14:33, NASCARBR disse:

Ótimo teste e placa muito boa. Pena que aqui os US$150,00 tenham se tornado a média de R$1,499,00.

pois é. Como diria o carinha do "todos odeiam o Chris" trágico!

 

Quanto à mobo, só senti falta de um wifi, que acho que já se deveria pensar como padrão atualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...