Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z170X-Gaming 7


     49.262 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-mãe Gigabyte Z170X-Gaming 7

Periféricos on-board

O chipset Intel Z170 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Duas dessas portas são compartilhadas com os slots M.2. A Gigabyte Z170X-Gaming 7 vem com duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip ASMedia ASM1061. As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

Note que as portas SATA-600 são agrupadas em pares, e cada par pode ser usado como duas portas SATA normais ou como um conector SATA Express, com exceção das duas portas do canto superior direito, que são controladas pelo chip da ASMedia.

Gigabyte Z170-Gaming 7

Figura 4: as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset e as duas portas SATA-600 controladas pelo chip ASMedia

O chipset Intel Z170 suporta 14 portas USB 2.0 e dez portas USB 3.0. A Gigabyte Z170X-Gaming 7 oferece quatro portas USB 2.0, disponíveis em dois conectores localizados na placa-mãe. Há nove portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset, sendo cinco delas no painel traseiro e quatro disponíveis em um conector. Ainda há duas portas USB 3.1, uma tipo A e uma tipo C, controladas por um chip Intel DSL6540 (“Alpine Ridge”).

Segundo a Gigabyte, duas das portas USB 3.0 do painel traseiro fornecem alimentação de baixo ruído, para uso com interfaces de áudio. Essas portas são indicadas pela cor amarela.

A Gigabyte Z170X-Gaming 7 não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.

Um dos destaques desta placa-mãe é o áudio de nível profissional, gerado por um chip Creative Sound Core 3D (5.1 canais, resolução de 24 bits, relação sinal/ruído de 102 dBA nas saídas analógicas e 101 dBA nas entradas). Esse chip é coberto por uma blindagem, e toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos por uma linha que brilha em vermelho (há vários LEDs vermelhos pelo lado da solda da placa-mãe, próximos a uma linha semitransparente). Essas características reduzem a interferência e ajudam o circuito de áudio a atingir suas relações sinal/ruído nominais. Todos os capacitores desse circuito são modelos bipolarizados específicos para áudio do fabricante japonês Nichicon. As saídas de áudio são independentes e folheadas a ouro, e a placa-mãe também vem com saída de áudio SPDIF óptica.

O amplificador operacional da seção de áudio analógico é substituível. Você pode utilizar do amplificador Burr-Brown OPA2134 que vem com a placa ou adquirir um kit com um amplificador diferente e uma ferramenta de extração de circuito integrado para ajustar as nuanças do áudio ao seu gosto. Ainda há uma chave que permite modificar o ganho das saídas de áudio.

A Figura 5 mostra a seção de áudio da placa-mãe, sem a proteção plástica que a cobre.

Gigabyte Z170-Gaming 7

Figura 5: seção de áudio

A placa-mãe analisada vem com duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel I219V e a outra controlada por um chip Atheros Killer 2400, que é um controlador Gigabit Ethernet de alto desempenho.

Na Figura 8, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, duas portas USB 3.0 de baixo ruído (amarelas), saída DisplayPort, saída HDMI, três portas USB 3.0, uma porta USB 3.1 tipo C, duas portas Gigabit Ethernet, uma porta USB 3.1 tipo A (vermelha), saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

Gigabyte Z170-Gaming 7

Figura 6: painel traseiro


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

O que eu achei mais interessante nessas placas da Skylake é que eles realmente investiram em estética nelas. Nossa, ficou realmente bonitas.

Mas nem perto chego hahahahahhaha. Depois do fiasco da 5ª geração, esperar realmente a 7ª ou a 8ª já que esses novos processadores da sexta nem é lá essas coisas, não por 2k HAHAHAHHA. 

 

 

Na pagina: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-gigabyte-z170x-gaming-7/3159/5

 

Suponho eu que você deveria ter dito Z170x gaming 7 ao invés de Z97x Gaming 7 no segundo texto abaixo da Figura 7

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu achei mais interessante nessas placas da Skylake é que eles realmente investiram em estética nelas. Nossa, ficou realmente bonitas.

De fato. Estas mobos estão esteticamente espetaculares e me parecem que estão adotando o reforço metálico nos barramentos PCI-Express x16 de forma padrão. Uma boa para quem tem problemas com placa de vídeo grande empenando o slot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...