Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte Z77X-UP4 TH


     33.157 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe Gigabyte Z77X-UP4 TH

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z77 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 (RAID 0, 1, 10 e 5). Esta placa-mãe não traz controladores SATA adicionais.

Como mencionado anteriormente, a porta “SATA2 5” é compartilhada com o slot mSATA, então esta porta não poderá ser usada quando uma unidade SSD mSATA for instalada.

Todas as portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe e rotacionadas a 900, de modo que as placas de vídeo não as obstruam.Ver Figura 6.

Gigabyte Z77X-UP4 TH
Figura 6: Portas SATA-300 (preto) e SATA-600 (branco)

Esta placa-mãe não apresenta portas eSATA.

O chipset Intel Z77 suporta 14 portas USB 2.0 e quatro portas USB 3.0. A Gigabyte Z77X-UP4 TH oferece seis portas USB 2.0 disponíveis em três conectores localizados na placa-mãe e oito portas USB 3.0 (seis soldadas no painel traseiro e duas disponíveis através de um conector localizado na placa-mãe, próximo ao conector de alimentação principal). As quatro portas USB 3.0 adicionais localizadas no painel traseiro são controladas por um chip VIA VL800.

A Gigabyte Z77X-UP4 TH não tem portas FireWire.

As duas portas Thunderbolt são controladas por um chip Intel DSL3510L.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC892, que é um produto de entrada, apresentando relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, 90 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Essas especificações são adequadas para o usuário comum, mas se você pretende trabalhar profissionalmente com edição de áudio e/ou conversão de áudio analógico para o formato digital, você precisará selecionar uma placa-mãe com relação sinal/ruído de pelo menos 100 dB em suas entradas.

Esta placa-mãe tem uma saída SPDIF óptica. Além disso, existem dois conectores rotulados “SPDIF_IN” e “SPDIF_O”, que podem ser usados para adicionar mais portas SPDIF, se necessário. É importante ressaltar que é incomum para uma placa-mãe ter entrada SPDIF, o que pode ser uma vantagem para quem está à procura de uma placa-mãe com este recurso, mesmo que necessite de um adaptador.

As saídas de áudio analógicas são independentes somente se você usar um conjunto de caixas de som analógicas 5.1. Para você instalar um conjunto de caixas de som analógicas 7.1, você terá de usar o conector “mic in” ou “line in”.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111E.

Na Figura 7 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com um conector PS/2 compartilhado para teclado e mouse, seis portas USB 3.0, saída VGA, saída DVI-D, saída HDMI, porta Gigabit Ethernet, duas portas Thunderbolt, uma saída SPDIF óptica e conectores de áudio analógico.

Gigabyte Z77X-UP4 TH
Figura 7: Painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...