Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z87X-UD7 TH


     28.745 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-mãe Gigabyte Z87X-UD7 TH

Periféricos on-board

O chipset Intel Z87 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). A Gigabyte Z87X-UD7 TH vem com quatro portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip Marvell 88SE9230 (suportando RAID 0, 1 e 10). As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

Gigabyte Z87X-UD7 TH
Figura 5: as quatro portas SATA-600 controladas pelo chip Marvell (na cor cinza) e as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset (na cor preta)

O Intel Z87 chipset suporta quatorze portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A Gigabyte Z87X-UD7 TH oferece quatro portas USB 2.0, disponíveis em dois conectores localizados na placa-mãe. Há 10 portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset. Duas delas (disponíveis em um conector) são conectadas diretamente ao chipset, enquanto as outras oito (seis localizadas no painel traseiro e duas através de um conector) são conectadas a quatro portas USB 3.0 do chipset por meio de dois chips distribuidores Renesas μPD720210.

A Gigabyte Z87X-UD7 TH não suporta portas FireWire.

A placa-mãe analisada tem duas portas Thunderbolt 2 no painel traseiro, controladas por um chip Intel DSL5520.

A placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais mais dois canais independentes. Nessa placa-mãe, o áudio é gerado pelo chipset com o auxílio de um codec Realtek ALC898 codec, que é uma excelente solução por oferecer uma relação sinal/ruído de 110 dB para as saídas analógicas e 104 dB para as entradas analógicas, com taxa de amostragem de até 192 kHz e resolução de 24 bits. Isso significa que você poderá capturar e editar áudio analógico (converter LPs para CDs e MP3, converter vídeo VHS para DVD ou outro formato digital, etc.) com essa placa-mãe sem adicionar ruído de fundo.

As saídas de áudio analógicas são independentes apenas se você usar um conjunto de caixas de som 5.1. Se você instalar um conjunto 7.1, precisará usar o conector de entrada de linha. Há ainda uma saída SPDIF óptica.

A placa-mãe analisada tem duas portas Gigabit Ethernet, controladas por dois chips Intel I217V.

A Gigabyte Z87X-UD7 TH vem com um módulo Wi-Fi/Bluetooth. Esse módulo suporta o padrão IEEE802.11ac e Bluetooth 4.0.

Gigabyte Z87X-UD7 TH
Figura 6: placa Wi-Fi/Bluetooth

Na Figura 7, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe com um conector PS/2 compartilhado para teclado e mouse, seis portas USB 3.0, uma saída DisplayPort, uma saída HDMI, duas portas Gigabit Ethernet, duas portas Thunderbolt 2, uma saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

Gigabyte GA-Z87X-UD7 TH
Figura 7: painel traseiro


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

O autor critica o uso do chip ALC898 ao invés do ALC1150. Concordo com a crítica, mas, então, não adianta ponderar no meio da análise que o ALC898 é uma "excelente solução"....

 

De qualquer forma é mancada economizar nesse quesito, numa placa desse nível.. apesar de que a maioria dos mortais não vai usar todas as características que essa placa oferece....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...