Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-mãe MSI FM2-A85XA-GD65

       
 27.548 Visualizações    Primeiras Impressões  
 1 comentário

A MSI FM2-A85XA-GD65 é uma placa-mãe baseada no chipset mais topo de linha para a nova plataforma FM2, o AMD A85X, e é direcionada para a segunda geração de APUs da AMD, codinome “Trinity”.

Placa-mãe MSI FM2-A85XA-GD65

Introdução

A MSI FM2-A85XA-GD65, também conhecida como MS-7793, é uma placa-mãe baseada no chipset mais topo de linha para a nova plataforma FM2 (A85X, codinome “Hudson D4”) e é direcionada para a segunda geração de APUs de AMD (“Trinity”). Vamos ver o que esta placa-mãe tem a oferecer.

APU é o nome dado pela AMD para seus processadores com vídeo integrado. Eles também são conhecidos como série A (“A-series”, em inglês), já que os modelos começam com a letra A (A4, A6, A8 e A10).

Existem três chipsets disponíveis para a nova plataforma FM2: A85X, A75 e A55. Os chipsets A75 e A55 foram lançados em 2011 com a plataforma FM1, que é usada pela primeira geração de APUs da AMD. O A85X é um chipset novo, lançado este mês. Na tabela abaixo, nós comparamos as principais diferenças entre esses três chipsets. Como você pode ver, a principal diferença entre o A85X e o A75 é a adição de mais duas portas SATA-600 no A85X.

Recurso A85X A75 A55
PCI Express 2.0 x1 4 4 4
USB 1.1 2 2 2
USB 2.0 10 10 14
USB 3.0 4 4 0
SATA-300 0 0 6
SATA-600 8 6 0
Multiplicador de Portas Sim Sim Não
UMI 2 GB/s 2 GB/s 2 GB/s

A tecnologia de multiplicação de portas permite a instalação de mais de um disco rígido em uma única porta eSATA. Clique aqui para saber mais sobre este assunto. UMI significa Unified Media Interface ou Interface de Mídia Unificada e é a interface que conecta o processador ao chipset.

As APUs da AMD apresentam um controlador PCI Express 2.0 embutido com uma porta PCI Express 2.0 x16 e quatro portas PCI Express 2.0 x1. A segunda geração de APUs permite que a porta x16 seja divididas em duas portas x8. É importante entender que este é um recurso oferecido pelo processador, e não pelo chipset.

A FM2A85X não suporta tecnologia Virtu Universal MVP, que permite ao usuário combinar o desempenho do chip gráfico integrado no processador com o desempenho de uma placa de vídeo avulsa, recurso disponível em alguns produtos concorrentes.

Na Figura 1, você vê a placa-mãe MSI FM2-A85XA-GD65. Ela é baseada no padrão ATX (305 x 244 mm).

\"Placa-mãe
Figura 1: Placa-mãe MSI FM2-A85XA-GD65

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


uma pequena correçao, na pagina 6 você diz que todos os capacitores no sirquito regulador de tensão sao SMD, mais na verdade so alguns sao, tambem e usado alguns capacitores solidos tradicionais no circuito

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!