Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe MSI P4N Diamond

       
 95.643 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Testamos a placa-mãe topo de linha da MSI, que usa o chipset nForce4 SLI, para processadores Pentium 4 soquete 775. Confira!

Placa-Mãe MSI P4N Diamond

Introdução

Finalmente iniciamos nossa rodada de testes de placas-mães para Pentium 4 soquete LGA775. A primeira placa desta plataforma que testamos foi a P4N Diamond, da MSI.

A P4N Diamond é a placa-mãe topo de linha da MSI para processadores Intel soquete LGA775 (Pentium 4 série 5xx, 6xx, Pentium D, Pentium Extreme Edition e Celeron D) com barramento externo de 533, 800 e 1066 MHz. Ela é baseada no chipset nForce4 SLI Intel Edition da NVIDIA, que permite o uso de duas placas de vídeo PCI Express simultaneamente, teoricamente dobrando o desempenho 3D do sistema.

Como é uma placa da série Diamond – que é topo de linha – a embalagem é bem elaborada, com revestimento metalizado com efeito holográfico, possuindo tampa presa por velcro que, quando aberta, mostra as características da placa.


Figura 1: Caixa da placa-mãe MSI P4N Diamond.


Figura 2: Placa-mãe MSI P4N Diamond.

O visual da P4N Diamond segue a tendência que outros fabricantes estão adotando para suas placas-mães topo de linha. A placa é preta, os soquetes de memória são laranjas e verdes, diferenciando os canais da memória, e os conectores das portas IDE são amarelos.

O chipset nForce4 SLI Intel Edition é resfriado por um grande dissipador de calor ativo (isto é, com ventoinha) cromado. Esse dissipador, apesar de silencioso, é largo demais, interferindo na colocação do cooler do processador, mesmo um modelo in-a-box, ou seja, o que vem de fábrica nos processadores da Intel. Na Figura 3 é possível ver este dissipador, repare que ele chega a pressionar a lateral do cooler in-a-box.


Figura 3: Dissipador de calor ativo do chipset nForce4 SLI Intel Edition.

A placa conta também com um dissipador de calor passivo (isto é, sem ventoinha) com base de cobre que resfria a ponte sul MCP04.


Figura 4: Dissipador de calor da ponte sul MCP04.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Tópico antigo, mas o único que se refere a MSI em matéria de MB.

Essa placa(P4N-Diamond), é excelente, mas queria saber se vale mesmo comprar uma placa tão cara, sendo que não tenho certeza se os Processadores Intel possuem um Desempenho grande em matéria de Processadores intel+Nvidia chipset, em comparação a relação entre Intel+Intel chipset que fora comprovada como bom.

Minha placa mãe:

D865 Perl-K, socket antigo, porém tudo que uma placa nova possuim menos o suporte pra Prescott, corrigido depois na nova versão.

Estou de olho na MSI 955X-Platinum, ela funciona de tudo e um pouco, não têm a incompatibilidade encontrada na P4N-diamond o que se refere ao jogo Battlefield 2 na parte de suporte de Som. Essa placa é tão boa quanto uma Intel???

Estou de olho para outro PC aqui, uma MSI 945P-Platinum, ela funciona de tudo, todo suporte, igual ao da 955x, porém não têm suporte(não funciona!!) para o Intel Processadores Extreme Edition(exatamente o Intel de quase 1300 dolares...) e isso achei preocupante. Essa placa é tão boa quanto uma Intel???

Ajudas muito bem vindas, tanto para técnicos quanto para usuarios MSI MB... :help:

Obs: Não achei nenhum tópico, sobre estas placas em especifico.

Editando: Para efeito de consulta, Link:955X-Platinum

945P-Platinum

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×