Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe MSI P55-GD80


     59.636 visualizações    Placas-mãe    9 comentários
Placa-Mãe MSI P55-GD80

Periféricos On-Board

O chipset Intel P55 é uma solução com apenas um chip. As características básicas deste chipset incluem seis portas SATA-300 (o suporte a RAID é opcional), 14 portas USB 2.0 suportando o recurso “Desabilitar Porta USB” (que permite a você desabilitar portas USB individuais), rede Gigabit Ethernet e oito pistas PCI Express x1. O P55 não suporta portas ATA paralela (PATA).

A MSI P55-GD80 oferece todas as seis portas SATA-300 suportando RAID 0, 1, 5 e 10 (Intel Matrix Storage), além de duas portas SATA-300 (conectores azuis) controladas por um chip JMicron JMB322 suportando RAID 0, 1 e JBOD. Uma porta eSATA-300 e uma porta ATA-133 são fornecidas por um chip JMicron JMB363.

As seis portas SATA controladas pelo chipset e o conector ATA-133 estão voltados para a borda da placa-mãe. Esta solução é sensacional já que em placas-mães onde as portas são voltadas para cima normalmente o acesso às portas é bloqueado pelas placas de vídeo e em certos casos você não consegue inclusive instalar os cabos nelas.

MSI P55-GD80
Figura 5: Portas SATA e ATA-133.

A P55-GD80 vem com um conector contendo duas portas eSATA para você converter portas SATA internas em conectores eSATA. Este adaptador deve ser preferencialmente usado nas duas portas azuis, pois elas têm o recurso de Multiplicação de Portas – recurso que permite que mais de um dispositivo seja instalado em uma única porta SATA (clique aqui para saber mais) – e como essas portas também suportam RAID, você pode instalar gabinetes para discos rígidos SATA externos que suportam o recurso de Multiplicação de Portas para conectar vários discos a uma única porta, com RAID controlado pela placa-mãe. Este adaptador também tem um plugue de alimentação macho para periféricos para você alimentar discos externos. Um cabo para converter este plugue de alimentação em um plugue de alimentação SATA também está disponível.

Esta placa-mãe não tem uma controladora para unidade de disquete.

Das 14 portas USB 2.0 suportadas pelo chipset, a MSI P55-GD80 oferece 13 delas, sete soldadas no painel traseiro e seis disponíveis através de dois conectores na placa-mãe. Esta placa-mãe vem com um adaptador externo contendo duas portas USB.

Esta placa-mãe vem ainda com uma controladora FireWire (IEEE 1394) fornecendo duas portas FireWire, uma soldada no painel traseiro e uma disponível através de um conector na placa. Ela não vem com um adaptador para você usar a segunda porta FireWire. Portanto se você comprar esta placa-mãe é uma boa ideia comprar um gabinete com quatro portas USB e uma porta FireWire para que você possa usar todas as portas disponíveis.

O áudio é gerado pelo chipset através de um codec Realtek ALC889, que é um componente de nível profissional, oferecendo áudio 7.1 com resolução de 24 bits, taxa de amostragem de 192 kHz para as entradas e saídas, relação sinal/ruído de 104 dB para as entradas analógicas e relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas. Com essas especificações você pode trabalhar profissionalmente com edição e mixagem de áudio a partir de uma fonte analógica (por exemplo, converter fitas VHS e discos de vinil para o formato digital) sem ruído de fundo (ruído branco). Esta placa-mãe vem com saídas SPDIF coaxial e óptica on-board. A placa tem também um conector SPDIF out (“JSP1”), que pode ser usado para desviar o som para a saída HDMI da placa de vídeo para você ter uma saída HDMI com áudio digital em um único conector. Como você pode ver na Figura 6 esta placa-mãe tem saídas de áudio analógicas completas para todos os oito canais de áudio.

A MSI P55-GD80 tem duas portas Gigabit Ethernet controladas por dois chips Realtek RTL8112DL, conectados à placa através de uma pista PCI Express x1 e, portanto, apresentando o desempenho máximo possível.

Na Figura 6 você pode ver os conectores traseiros da placa-mãe: conectores para mouse e teclado PS/2, saídas SPDIF coaxial e óptica, porta FireWire, sete portas USB 2.0, duas portas Gigabit Ethernet e saídas de áudio independentes 7.1.

MSI P55-GD80
Figura 6: Painel traseiro da placa-mãe.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

perfeita para quem gosta de overclock, acho que chega por aqui (se chegar) por no minimo 700 reais.

a irmã menor dela "P55-GD65" está custando isso!.....perguntei ao vendedor de uma loja, por quanto ele traria está placa.........a resposta?......918,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente achei a cor da placa linda, e se é um ponto fraco não ter suporte a Sata-600 e USB 3.0, acho que uma placa adaptadora PCI-Ex resolve, no futuro, além do mais, me pareceu "barata" (o quanto se pode falar isso) para um lançamento - normalmente eles são 2x mais caros simplesmente por serem novidade.

(minha Gigabyte X48 foi quase 1k :huh: e nem mais novidade era na época :mellow:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegui essa "criancinha", e só posso dizer que essa placa é incrível.

Quando liguei a primeira vez, fiquei impressionado, cheia de LEDs e com dois displays, para quam tem gabinete com janela de acrílico, vai amar. Tem função de overclock assistido (testa os limites dos componentes), boa quantidade de conexões, 9 SATAs, 14 USB (e não 13 como dito no review), duas FireWire, 1 IDE-PATA. Fiquei impressionado também com a quantidade de "adendos" que vieram com a placa, 4 cabos de dados SATA, 3 adaptadores de força molex-SATA, um "kit" para transformar duas SATA em e-SATA+1 adaptador de força externo para SATA, 3 conectores para SLI, u conector para Crossover, 1 braket com 2 USB e dois saquinhos com "adaptador" para auxiliar a ligação dos cabos na mobo. A disposição dos componentes dessa placa são quase pefeitos, quase porque quando fui instalar minha X-Fi Titaniun no PCI-e mais próximo do processador (antes da placa de vídeo), não pude por que o dissipador de calor está em um ponto pouco estratégico e como minha VGA ocupa dois slots, tive que instalar minha placa de som na última PCI-e. Em tempo, ela tem uma saida SPdif que é útil para quem tem uma VGA NVidia com conector de audio (igual a minha) e vai usar uma TV com HDMI para assistir filmes e jogar, esse conector é reconhecido como "HDMI Audio out" e pode ser usada para "passar o som" pelo cabo HDMI.

Enfim, essa placa é D+. Recomendo a todos que possam pagar mais de R$750,00 nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...