Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe PCChips M817

       
 45.406 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Teste com a placa-mãe PCChips M817, baseada no chipset ALi MAGiK, para a plataforma soquete 462.

Placa-Mãe PCChips M817
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Essa nova placa-mãe soquete A da PCChips (http://www.pcchips.com) trás um recurso muito interessante: ela aceita tanto memória SDRAM quanto memória DDR-SDRAM (um tipo ou o outro, não dá para usar os dois tipos de memória ao mesmo tempo). Isso permite que você possa fazer um "upgrade" de memória no futuro, trocando sua memória SDRAM PC-100 ou PC-133 por memória DDR-SDRAM PC1600 ou PC2100.

Aproveitamos para compararmos o desempenho dessa placa-mãe quando trocamos a memória de SDRAM PC-133 para DDR-SDRAM PC2100, justamente para mostrarmos se vale ou não a pena migrar logo de uma vez para a memória DDR-SDRAM. E como você verá, a memória SDRAM aumenta o desempenho do micro, mas não tanto quanto a teoria nos mostra.

Como dissemos, essa placa-mãe aceita memórias SDRAM ou DDR-SDRAM, tendo dois soquetes DIMM e dois soquetes DDR-DIMM, aceitando, no máximo, 1 GB de memória. Para escolher o tipo de memória que será usada, é necessário configurar 81 jumpers. Isso mesmo, você leu certo. 81. A existência de tantos jumpers é o ponto que mais chama a atenção quando olhamos para essa placa!

Mas fora o susto inicial, 80 jumpers são agrupados em oito blocos com 10 jumpers "colados" em cada bloco, todos em uma única linha reta, facilitando a configuração. O 81º jumper que é necessário configurar é o jumper da tensão de alimentação da memória (JP1): 3,3 V para SDRAM (jumper fechado) ou 2,5 V para DDR-SDRAM (jumper aberto).

Essa placa-mãe utiliza o chipset ALi MAGiK, que mostrou ser excelente para 3D, já que esse foi o ponto forte da M817, como veremos em nossos testes.

Para overclock, essa placa-mãe não é boa, já que não há como aumentar o clock externo do processador. A única opção é usando um programa com essa finalidade, mas o programa CPUfsb que normalmente utilizamos para configurar o gerador de clock da placa-mãe por software não reconhece o gerador usado por essa placa (ICS 9248AF).

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Qual a melhor placa de video 3D AGP 2.0 4X 3.3V para a placa mãe PCChips M817 ?

Link Manual

Posso instalar qualquer uma que atenda a configuração AGP 2.0 4X 3.3V ou existe mais algum detalhe que devo levar em conta na hora da especificação para compra?

Como descubro qual a versão da placa mãe?

No site da PCChips indica duas versões desta plava 1.3 e 1.5.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×