Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe PowerColor A300M-E1394


     47.123 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe PowerColor A300M-E1394

Introdução

A PowerColor é um fabricante tradicional de placas de vídeo, que está começando a fabricar também placas-mães. Parceira de longa data da ATI, não poderia deixar de produzir uma placa-mãe usando o mais recente lançamento da ATI, o chipset Radeon 9100 IGP, que tem vídeo on-board, sendo destinada a processadores Intel soquete 478.

Estávamos curiosíssimos em relação ao desempenho deste chip, por vários motivos. Primeiro porque quando estávamos na Computex 2003 em Taiwan, os fabricantes de placas-mães estavam nos dizendo que este chipset tinha o dobro do desempenho 3D do chipset Intel 865G, que é um chip que possui um bom desempenho, em se tratando de vídeo on-board. Segundo, em toda as suas apresentações a ATI estava dizendo que o vídeo on-board do Radeon 9100 IGP é mais rápido do que o do chip gráfico GeForce FX 5200 da NVIDIA e, céticos que somos, queríamos verificar se isto era ou não verdade. Terceiro, a especialidade da ATI nunca foi chipsets de placas-mães, e estávamos curiosos para saber como a ATI se saía na construção de chipsets. Quarto, como é uma placa-mãe de um novo fabricante entrando neste mercado, a PowerColor, cuja tradição é fazer placas de vídeo e não placas-mães.

Neste teste veremos como é o desempenho do Radeon 9100 IGP comparado ao dos principais chips com vídeo on-board do mercado.

Apesar de ser uma placa-mãe voltada para o mercado popular – ela possui vídeo on-board – ela promete ter um bom desempenho, por dois motivos. Primeiro, ela trabalha na configuração DDR Dual Channel, sendo 100% compatível com memórias DDR400/PC3200. Segundo, o motor gráfico do Radeon 9100 IGP é tecnicamente superior ao dos demais chipsets com vídeo on-board existentes hoje no mercado, pois é DirectX 8.1 e tem o recurso de pixel shader (se isto realmente representa um desempenho maior é outra história, e estaremos avaliando isto em nossos testes). O chipset Intel 865G, seu principal concorrente, é DirectX 7 e não tem pixel shader. Aliás, o Radeon 9100 IGP é o único chip de vídeo on-board com este recurso.

Vamos dar uma olhada nessa placa-mãe e nas suas principais características. A placa você observa na Figura 1.

Placa-Mãe PowerColor A300M-E1394
Figura 1: Placa-mãe PowerColor A300M-E1394.

A PowerColor A300M-E1394 tem três slots PCI e um slot AGP 8x, recurso fantástico, pois permite que você instale uma placa de vídeo "de verdade" no dia em que você não estiver mais satisfeito com o desempenho do vídeo on-board dela.

O Radeon 9100 IGP usa o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória. Como esta placa-mãe tem apenas dois soquetes de memória, não tem erro: para tirar o máximo de proveito desta placa-mãe, você tem que usar dois módulos de memória iguais. A capacidade máxima de memória desta placa é de 2 GB.

Além do vídeo on-board, esta placa tem também rede e áudio on-board. A ponte sul usada nesta placa-mãe é o chip ATI IXP150. Este chip difere-se do IXP200 usado na ASUS P4R300-VM por não ter circuito de rede integrado. Por isso, esta placa-mãe usa um chip Realtek RTL8100C para controlar a sua rede on-board. Realmente uma pena, pois o circuito interno do ATI IXP200 é um 3Com 3C920B. O áudio é produzido pela ponte sul em conjunto com o codec Realtek ALC655, que tem seis canais, resolução de 16 bits e relação sinal/ruído de 90 dB.

Esta placa-mãe tem ainda seis portas USB 2.0 e duas portas FireWire, controladas pelo chip VIA VT6307, sendo este um diferencial em relação à sua concorrente ASUS P4R300-VM, que não dispõe deste recurso.

Um ponto negativo do chipset Radeon 9100 é o fato de suas portas IDE serem ATA-100. Realmente uma pena.

O CD-ROM que acompanha esta placa é simples, contendo apenas os drivers e utilitários da PowerColor.

Antes de irmos aos nossos testes, vamos recapitular as principais características desta placa-mãe.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...