Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Soyo P4I875P Dragon 2 Platinum Edition

       
 74.155 Visualizações    Testes  
 7 comentários

Teste com a placa-mãe Soyo P4I875P Dragon 2 Platinum Edition, baseada no chipset Intel 875P, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe Soyo P4I875P Dragon 2 Platinum Edition
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A P4I875P Dragon 2 Platinum Edition atualmente é o modelo topo de linha da Soyo para a plataforma soquete 478, usando o chipset topo de linha da Intel, o 875P. Seu grande diferencial comparada às demais placas-mães baseadas no chipset Intel 875P é ser totalmente prateada, que além de criar um lindo efeito visual ainda ajuda na dissipação térmica da placa.

 



Figura 1: Placa-mãe Soyo P4I875P Dragon 2 Platinum Edition.

 



Figura 2: Lado da solda da placa-mãe Soyo P4I875P Dragon 2 Platinum Edition.

O chipset Intel 875P usado pela Soyo P4I875P Dragon 2 Platinum Edition tem como principal atrativo usar o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória e instalar cada módulo em um canal diferente. Nessa placa-mãe, os soquetes DDR_A1 e DDR_A2 compartilham o canal A e os soquetes DDR_B1 e DDR_B2 compartilham o canal B. Ou seja, no caso de dois módulos, instale um módulo no soquete DDR_A1 ou DDR_A2 e o outro módulo no soquete DDR_B1 ou DDR_B2. Infelizmente a Soyo usou todos os soquetes de memória da mesma cor (roxa), o que pode confundir usuários menos atentos, já que a instalação dos módulos não é feita de maneira sequencial. A capacidade máxima de memória dessa placa-mãe é de 4 GB.

Esse chipset tem ainda como principais características o barramento AGP 8x, suporte ao barramento externo de 800 MHz (200 MHz x 4) e suporte à tecnologia Hyper-Threading. As portas IDE desse chipset são ATA-100 (esse é o problema de todos os chipsets Intel), mas como essa placa-mãe tem duas portas ATA-133 adicionais, isso não chega a ser um problema. O Intel 875P difere-se do Intel 865PE por ter a tecnologia PAT que, segundo a Intel, acelera entre 3% e 5% o acesso à memória RAM. O Intel 875P tem ainda duas portas Serial ATA.

Fora as duas portas Serial ATA originais do chipset, a Soyo P4I875P Dragon 2 tem ainda mais duas portas Serial ATA, controladas pelo chip Silicon Image SiI3112. Além disso, essa placa-mãe tem duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, controladas pelo chip HighPoint HPT372.

 



Figura 3: Quatro portas serial ATA e duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais.

Esta placa tem rede on-board Gigabit Ethernet (1.000 Mbps) full-duplex, controlada pelo chip Intel 82547EI, três portas FireWire (chip VIA VT6306), sendo uma soldada na placa e duas no painel frontal, oito portas USB 2.0, sendo quatro soldadas sobre a placa e duas no painel frontal (duas ficam sobrando) e som on-board de seis canais, controlado pelo chip C-Media CMI8738. Em nossa opinião uma placa-mãe deste nível merecia um chip de áudio de melhor qualidade, já que este modelo tem uma relação sinal/ruído (SNR) de 80 dB e resolução de 16 bits. Outros chips populares como o Realtek ALC650 têm relação sinal/ruído de 90 dB e resolução de 18 ou 20 bits. De qualquer forma, esta placa tem entradas e saídas SPDIF tanto óptica quanto coaxial, disponível através de adaptador que vem com a placa. Nesse adaptador há também saídas separadas para o canal traseiro e voz/subwoofer do som surround. Em placas onde não há esse recurso essas saídas são compartilhadas com os plugues line in e mic in, impedindo que todas as funções do áudio on-board possam ser usadas ao mesmo tempo.

 



Figura 4: Saídas SPDIF e canais adicionais do som on-board.

A Soyo P4I875P Dragon 2 Platinum Edition vem ainda com um painel frontal contendo duas portas FireWire (sendo uma em tamanho miniatura), duas portas USB 2.0 e um leitor de cartões de memória, que é capaz de ler quatro formatos: Smart Media (SM), Memory Stick (MS), Secure Digital (SD) e Compact Flash (CF).

 



Figura 5: Painel frontal que acompanha a Soyo P4I875P Dragon 2 Platinum Edition.

A placa vem ainda com alguns programas de graça: Norton AntiVirus, Norton Personal Firewall, Norton Ghost e AutoSave (programa de backup).

Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


essa placa mãe é show!!

uma das mais lindas placas que já vi, que ainda por cima tem otimo desempenho e é cheia de recursos...

nem tem o q falar!!

recomendadíssima....

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é real marcel!!!

afude mesmo!

alem de ser muito bonita...

ela mostrou ter um desempenho excelente...

o problema é o preço, os quase 1000R$ ~soam estrondosos!!

mas pra quem tiveh pra investi... vale a pena...

também recomendo!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal to querendo comprar uma placa mãe com chipset intel 875 ai to querendo comprar essa placa será que compensa investir numa placa dessas?? porque o preço dela ta entorno de 900 ~1000 reais e uma da intel custa na faixa de 700~800 será que compensa pegar ela ou essa da intel porque to querendo umas das 2 :P

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, a soyo é, sim, um pouco mais rápida, alem de ter mais tecnologia e ser muito mais bonita, mas em termos de confiança ambas dão show...

vai do teu gosto!!

falou, abraço!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei vendo no site e vi que essa Soyo dragon 2 Platinum edition ta como descontinuado isso quer dizer que ela saiu de linha certo porque li um artigo dizendo que os novos processadores Pentium 4 3,2 GHz "E" (Prescott) so rodou certo numa placa mãe intel 875 porque o resto o clock ficou na casa de 2.8 ai vendo nesse da soyo vi que tem a soyo dragon 2 V1.0 que é a mesma que essa do teste será que lançaram essa versão pra arrumar esse erro de não reconhecer o P4 3.2??

Placa mãe o grande problema

Podem reparar que no site da soyo existem outros tipo de Dragon 2 V1.0 e essa antiga deve ter saido de linha porque não reconhecia o 3.2( eu acho) :blink:

Soyo

Será que posso comprar essa placa mãe sem problemas algum??? :(

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente não compraria placa da Intel...

placas de outros fabricantes, como a MSI e Gigabyte, se sairam melhores do que elas. na minha opinião essa placa da soyo vale a pena c você quiser alsolutamente tudo de melhor pra o seu P4, se você estiver pouco preocupado com dinheiro.

SE você quer uma otima placa com otimo desempenho, cheia de opcionais e que tem um preço bem mais razoável pegue a MSI 865PE NEO2 FIS2R.

será um ótimo investimento, já q ela é a placa mãe mais rápida pra soquete 478...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, voce conhece a placa soyo SY-P4VTP para Pentium 4? estou montando minha maquina e comprei essa placa, ela é boa mesmo? Qual sua opiniao?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×