Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe VIA PE11


     42.691 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe VIA PE11
Produto Recomendado

Introdução

Estamos dessa vez testando mais uma placa-mãe da VIA (http://www.viavpsd.com), dessa vez a PE11-L. A letra L indica que o modelo tem rede on-board.

Essa placa-mãe é até "careta" comparada a outras placas-mães para Pentium 4 que testamos ultimamente, tendo como recursos extras áudio on-board, produzido pela ponte sul do chipset em conjunto com o codec Avance Logic ALC201 e rede on-board no modelo L, como falamos (produzido pelo famoso chip Realtek RTL8100L) .

Placa-Mãe VIA PE11
Figura 1: Placa-mãe VIA PE11.

O desempenho geral dessa placa-mãe é bom, comparável ao da fantástica P4XB-RA também da VIA e ao de placas-mães de outros fabricantes topo de linha, como você verá nos resultados de nossos testes.

Essa placa-mãe só tem dois pontos fracos. Primeiro, sua ponte norte é a VIA P4X266, que trabalha somente a 100 MHz externamente. Ou seja, essa placa-mãe não aceita a nova geração de processadores Pentium 4 com barramento externo de 133 MHz. E, segundo, sua ponte sul só aceita discos até ATA-100. Mas isso não deve incomodar a maioria dos usuários, pelo menos nos dias de hoje.

A VIA PE11 é uma excelente escolha se você pretende montar um micro baseado no Pentium 4 de bom desempenho e não está pensando em migrar para os modelos com barramento externo de 133 MHz nem instalar discos ATA-133.

O CD-ROM da placa-mãe vem somente com os drivers e utilitários da placa, nenhum software extra acompanha a placa-mãe.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...