Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Protótipo da Placa-Mãe Foxconn F1

       
 47.290 Visualizações    Primeiras Impressões  
 3 comentários

O protótipo F1 é uma placa-mãe soquete 775 da Foxconn com quatro slots PCI Express x16 permitindo a configuração CrossFireX usando um chipset Intel, sistema de refrigeração líquida para refrigerar o chipset e o regulador de tensão e um Peltier para refrigerar o chip ponte norte.

Protótipo da Placa-Mãe Foxconn F1
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Durante a CES 2008 a Foxconn nos mostrou um protótipo de uma placa-mãe baseada em um chipset da Intel não revelado (provavelmente o futuro chipset P45 da Intel) com quatro slots PCI Express x16 permitindo a utilização de quatro placas de vídeo rodando na configuração CrossFireX na plataforma Intel. E não é só isso. Este protótipo – internamente conhecido como F1 – tem uma solução de refrigeração líquida para refrigerar o chipset e os transistores do circuito regulador de tensão, e sob o bloco da ponte norte há um cooler termoelétrico (TEC, também conhecido como “Peltier”).

Foxconn F1
Figura 1: Protótipo da placa-mãe Foxconn F1.

Foxconn F1
Figura 2: O protótipo com quatro placas de vídeo instaladas trabalhando no modo CrossFireX.

Se você prestar atenção na Figura 1 você verá dois grandes chips instalados entre os slots PCI Express; esses são provavelmente chaveadores PCI Express.

A Foxconn não nos disse qual é o chipset que esta placa-mãe usa, mas nós achamos que ela usa o futuro chipset da Intel para o mercado intermediário, P45, especialmente porque no mês passado nós ouvimos rumores de que o Intel P45 suportaria o CrossFireX da AMD/ATI. Se isto for verdade, outros fabricantes de placas-mães também lançarão produtos similares – ou seja, placas-mães soquete LGA775 com quatro slots PCI Express x16 suportando o CrossFireX.

Esta placa-mãe, no entanto, virá com blocos de refrigeração líquida e tubos de cobre para refrigerar o chipset e os transistores MOSFET do circuito regulador de tensão.

É interessante ver a Foxconn tentar entrar no mercado de placas-mães de alto desempenho com vários produtos diferentes (eles nos mostraram outro protótipo baseado no chipset Intel X48 voltado para os aficionados em overclock e que também tem uma solução de refrigeração líquida que falaremos em outro artigo). Mas é importante lembrar que ambos os produtos são apenas protótipos e a Foxconn está mostrando estes protótipos para ver a resposta do mercado e daí tomar a decisão final se eles irão ou não lançar esses produtos.

Esta placa-mãe é muito grande, usando o padrão Ultra ATX. Além disso por causa do seu tamanho você precisará ter um gabinete torre com 10 slots – lembre-se que a maioria dos gabinetes encontrados no mercado tem apenas sete slots. Além dos seus quatro slots PCI Express x16, este protótipo tem ainda quatro slots PCI Express x1 e dois slots PCI convencionais.

Foxconn F1
Figura 3: Slots presentes no protótipo.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


legal se for o P45 mesmo sera uma boa placa-mãe, com 4 slots pci-e.... sera q a foxconn quer ganhar espaço no mercado confiavel de mobos hehehe

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei se vou falar besteira mas já q você tocou no assunto do som...essas placas de video novas tipo a hd2900 precisa de placa de som?porque elas já vem com saida de som pelo hdmi nao é?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×