Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Setup

       
 657.476 Visualizações    Tutoriais  
 2 comentários

Aprenda tudo sobre o setup do micro.

Setup
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Setup Básico

O setup básico não apresenta dificuldades em sua configuração. Nele você deve configurar:

  • Data e hora do sistema, através das opções date e time, respectivamente.
  • Tipos de unidades de disquete instaladas no micro. Você deve configurar que tipo (2.88 MB, 1.44 MB, 1.2 MB, 720 KB ou 360 KB) são as unidades de disquete A e B de seu micro. Um erro muito comum cometido por iniciantes é achar que para trocar a unidade A com a B (isto é, a atual unidade A passar a se chamar B e vice-versa) basta mudar aqui a configuração. Isso não é verdade. Para trocar a unidade A com a B é necessário abrir o micro e trocar a posição das unidades no flat-cable que liga as unidades à controladora (normalmente na placa-mãe). A unidade instalada na ponta do cabo sempre será a A e a unidade instalada no meio, sempre será a unidade B. Como atualmente a maioria dos micros só tem uma unidade (A, de 1.44 MB), na maioria das vezes você deve configurar a unidade A como sendo de 1.44 MB e a unidade B como "não instalada" (Not Installed).
  • Geometria do disco rígido. Essa é a configuração mais difícil do setup básico mas, para a nossa sorte, há uma opção no menu principal do setup – chamada Hdd Auto Detection, IDE Setup ou similar, como vimos na semana passada – que lê os dados do disco rígido e configura automaticamente a geometria do disco rígido. Portanto, não há com o que se preocupar.
  • Tipo de placa de vídeo. Configure como EGA/VGA. Algumas pessoas se confundem aqui. Essa opção configura o tipo de placa de vídeo instalada dentro do micro e não o tipo de monitor de vídeo. Existe uma opção chamada "Monochrome", que é para micros que tenham uma placa de vídeo MDA instalada. Se você tem um micro com placa de vídeo VGA ou Super VGA com um monitor monocromático instalado, a opção correta é EGA/VGA (que configura a placa de vídeo que está instalada no micro) e não Monochrome (já que a sua placa de vídeo não é MDA).

E só. Em alguns setups podem aparecer algumas opções a mais:

  • Floppy Mode 3 Support: Existe uma unidade de disquete japonesa que é de 3 1/2" e 1.2 MB (em vez de 1.44 MB) e, para que o micro a reconheça, é necessário habilitar esta opção. Como você provavelmente não tem esse tipo de unidade em seu micro, deixe essa opção desabilitada (Disabled).
  • Halt On: Essa opção informa ao micro em que situação de erro ele deverá parar durante o autoteste inicial da máquina (POST). A opção default é "All Errors", ou seja, em qualquer situação de erro detectada durante o autoteste o micro irá parar e uma mensagem de erro será apresentada. Já a opção "All but keyboard" fará o micro parar em todos os tipos de erro, menos em erros de teclado. E assim por diante de acordo com as demais opções disponíveis. Nossa recomendação é que você configure essa opção em "All Errors".
  • Daylight Saving: Essa opção não é muito comum e provavelmente você só encontrará em micros muito antigos. Essa opção habilita o ajuste automático do horário de verão (que em inglês chama-se daylight saving). Acontece que esse ajuste baseia-se nos EUA, onde o verão ocorre durante o nosso inverno e, portanto, essa opção deve permanecer desabilitada (Disabled).

É claro que em alguns micros você poderá encontrar outras informações no setup básico, como a quantidade de memória RAM instalada no micro. Mas as opções que você encontrará em todos os setups são essas que apresentamos hoje.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Postado Originalmente por Equipe Clube do Hardware@29 de abril de 2005, 01:40

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Setup

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/196

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O setup é um programa de configuração que todo micro tem e que está gravado dentro da memória ROM do micro (que, por sua vez, está localizada na placa-mãe). Normalmente para chamarmos esse programa pressionamos a tecla Del durante a contagem de memór..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Olá! :)

Esse tutuorial é muito 10!! :D

Nesse tutorial tem muitas opções que via nos setup's e não sabia e muitas que nunca ví.

Também foi uma ótima ideia colocar os conceitos de BIOS, Setup e POST! Já fazia tempo que queria saber esses conceitos.

:joia:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×