Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Setup

       
 645.510 Visualizações    Tutoriais  
 2 comentários

Aprenda tudo sobre o setup do micro.

Setup
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Setup Avançado (Cont.)

Continuaremos com as principais opções existentes no setup avançado do micro.

  • Password Checking Option (ou Security Option): No menu principal do setup podemos definir, através da opção Change Password, uma senha que será pedida quando o micro é ligado. Através dessa opção configuramos quando essa senha será solicitada: sempre em que ligamos o micro (opção Always ou System) ou então só quando tentamos entrar no setup (opção Setup). A configuração fica a seu critério, de acordo com a sua política de segurança. 
  • Swap Floppy Drive ou Floppy Drive Swapping: Essa opção troca a unidade A com a B. Isto é, se a sua unidade A for de 5 1/4" e a B, de 3 1/2", habilitando essa opção a unidade A passará a ser a de 3 1/2" e a B, a de 5 1/4". Como hoje em dia a maioria dos micros só possui uma única unidade de disquetes (de 3 1/2"), essa opção deve permanecer desabilitada.
  • PCI VGA Palette Snooping ou VGA Palette Snoop: Essa opção compatibiliza algumas placas de vídeo antigas de alta resolução com o padrão VGA. Como atualmente todas as placas de vídeo são compatíveis com esse padrão, essa opção deve ficar desabilitada.
  • Hard Disk Type 47 RAM Area ou Extended ROM RAM Area ou Extended BIOS RAM Area ou Scratch RAM Option: Essa opção configura como será acessada a área de memória RAM que o BIOS usa como rascunho. Existem duas opções: "DOS 1KB", que diminui a memória convencional de 640 KB para 639 KB e usa essa área de 1 KB para acessar a área de rascunho; ou "0:300", que usa o endereço 300h para acessar essa área de rascunho. A primeira opção é melhor, já que a segunda opção normalmente fará com que o seu micro apresente conflito com uma placa de rede, que placas de rede normalmente utilizam o endereço 300h para se comunicarem com o micro. Essa perda de 1 KB de memória atualmente é desprezível.
  • External Cache Memory ou L2 Cache Memory: Habilita o cache de memória L2. Habilite, ou o seu micro ficará muito lento.
  • Internal Cache Memory ou L1 Cache Memory: Habilita o cache de memória L1. Habilite, ou o seu micro ficará muito lento.
  • System BIOS Cacheable ou System ROM Cacheable ou System BIOS Cacheable: Essa opção faz com que o BIOS do micro seja acessado usando o cache de memória, o que aumenta o desempenho do micro consideravelmente. Portanto, habilite essa opção.
  • Video BIOS Cacheable ou Video Cacheable Option ou Video ROM Cache: Idem para a memória ROM da placa de vídeo. Habilite essa opção.
  • System ROM Shadow ou Main BIOS Shadow ou Adaptor ROM Shadow F000, 64K ou F Segment Shadow: O shadow é uma técnica onde o conteúdo da memória ROM é copiado para a memória RAM e a memória RAM passa a ser acessada em vez da ROM. Isso é feito de forma a aumentar o desempenho do micro, já que o tempo de acesso da memória ROM é maior do que o tempo de acesso da memória RAM (ou seja, a memória ROM é mais lenta do que a RAM). Essa opção habilita o shadow do BIOS do micro, fazendo com que o conteúdo do BIOS seja copiado para a RAM e, a partir de então, o processador passa a acessar a cópia do BIOS que está na memória RAM e não mais diretamente a memória ROM do micro. Obviamente recomendamos que essa opção seja habilitada.
  • Video ROM Shadow ou Adaptor ROM Shadow C000, 32K ou Adaptor ROM Shadow C400, 16K: Idem para a ROM da placa de vídeo. Recomendamos que essa opção seja habilitada.
  • Outras opções de Shadow: Outras opções de shadow deverão permanecer desabilitadas, já que normalmente não há outras memórias ROM no micro e, portanto, não há a necessidade de se habilitar shadow de outras áreas de memória.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Postado Originalmente por Equipe Clube do Hardware@29 de abril de 2005, 01:40

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Setup

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/196

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O setup é um programa de configuração que todo micro tem e que está gravado dentro da memória ROM do micro (que, por sua vez, está localizada na placa-mãe). Normalmente para chamarmos esse programa pressionamos a tecla Del durante a contagem de memór..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Olá! :)

Esse tutuorial é muito 10!! :D

Nesse tutorial tem muitas opções que via nos setup's e não sabia e muitas que nunca ví.

Também foi uma ótima ideia colocar os conceitos de BIOS, Setup e POST! Já fazia tempo que queria saber esses conceitos.

:joia:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×