Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Setup

       
 650.685 Visualizações    Tutoriais  
 2 comentários

Aprenda tudo sobre o setup do micro.

Setup
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Setup Avançado do Chipset (Cont.)

Em geral, opções que tenham a ver com base de tempo devem ser configuradas da mesma maneira do que wait states. Isto é, quanto menor o tempo, maior o desempenho. Mas, para isso, você deve achar o valor exato da configuração, conforme explicamos na semana passada. As seguintes opções podem ser configuradas da mesma forma que wait states:

  • RAS to CAS Delay ou Fast RAS to CAS Delay: Define quantos pulsos de clock existirão entre os sinais de RAS e CAS, responsáveis pelo acesso à memória RAM.
  • DRAM RAS Precharge Time: Número de pulsos de clock necessários para que o sinal RAS (responsável pelo acesso à memória) acumule carga antes de um ciclo de refresh (ciclo que consiste em varrer a memória para recarregar os valores nela armazenados).
  • DRAM R/W Leadoff Timing: Número de pulsos de clock necessários antes do início de um ciclo de leitura ou escrita em memória.

A seguir veremos outras opções comuns de serem encontradas no setup avançado do chipset.

  • DRAM Speed: Configure com o tempo de acesso das memórias instaladas no micro.
  • DRAM Speculative Leadoff: O chipset da placa-mãe pode especular qual será o próximo endereço a ser lido pelo processador, aumentando o desempenho do acesso à memória RAM. Recomendamos que você habilite esta opção.
  • Turn-around Insertion: Insere um wait state nos acessos a dois dados consecutivos na memória. Desabilite esta opção para eliminar este wait state e, com isso, aumentar o desempenho do micro.
  • Read-around Write: Se um dado for lido de um endereço recém-escrito na memória RAM, o controlador de memória (que está embutido no chipset da placa-mãe) poderá entregar esse dado ao processador sem a necessidade de lê-lo da memória, já que ele ainda estará armazenado internamente no chipset. Habilite essa opção para ganhar desempenho.
  • I/O Recovery Time ou AT Cycle Wait State ou AT Cycle Between I/O Cycles ou 8 Bit I/O Recovery Time ou 16 Bit I/O Recovery Time: Configura wait states para serem utilizados no acesso a dispositivos instalados no barramento ISA. Como o uso de wait states piora o desempenho, recomendamos desabilitar essas opções (ou seja, configurá-las em 0 wait states) ou, se não for possível, configurar o uso de apenas um wait state.
  • ISA Line Buffer: Habilita um buffer de dados para o barramento ISA, aumentando o seu desempenho. Recomendamos, portanto, que você habilite esta opção.
  • Memory Hole ou Memory Hole At 15 MB Add: Cria um “buraco” na área de memória entre 15 MB e 16 MB, para que o micro fique compatível com algumas placas de vídeo ISA antigas que usavam essa área para si. Como essa opção faz com que o micro perca 1 MB de memória, sugerimos que você mantenha ela desabilitada.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Postado Originalmente por Equipe Clube do Hardware@29 de abril de 2005, 01:40

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Setup

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/196

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O setup é um programa de configuração que todo micro tem e que está gravado dentro da memória ROM do micro (que, por sua vez, está localizada na placa-mãe). Normalmente para chamarmos esse programa pressionamos a tecla Del durante a contagem de memór..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Olá! :)

Esse tutuorial é muito 10!! :D

Nesse tutorial tem muitas opções que via nos setup's e não sabia e muitas que nunca ví.

Também foi uma ótima ideia colocar os conceitos de BIOS, Setup e POST! Já fazia tempo que queria saber esses conceitos.

:joia:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×