Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Setup

       
 657.387 Visualizações    Tutoriais  
 2 comentários

Aprenda tudo sobre o setup do micro.

Setup
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Setup Avançado do Chipset (Cont.)

Em geral, opções que tenham a ver com base de tempo devem ser configuradas da mesma maneira do que wait states. Isto é, quanto menor o tempo, maior o desempenho. Mas, para isso, você deve achar o valor exato da configuração, conforme explicamos na semana passada. As seguintes opções podem ser configuradas da mesma forma que wait states:

  • RAS to CAS Delay ou Fast RAS to CAS Delay: Define quantos pulsos de clock existirão entre os sinais de RAS e CAS, responsáveis pelo acesso à memória RAM.
  • DRAM RAS Precharge Time: Número de pulsos de clock necessários para que o sinal RAS (responsável pelo acesso à memória) acumule carga antes de um ciclo de refresh (ciclo que consiste em varrer a memória para recarregar os valores nela armazenados).
  • DRAM R/W Leadoff Timing: Número de pulsos de clock necessários antes do início de um ciclo de leitura ou escrita em memória.

A seguir veremos outras opções comuns de serem encontradas no setup avançado do chipset.

  • DRAM Speed: Configure com o tempo de acesso das memórias instaladas no micro.
  • DRAM Speculative Leadoff: O chipset da placa-mãe pode especular qual será o próximo endereço a ser lido pelo processador, aumentando o desempenho do acesso à memória RAM. Recomendamos que você habilite esta opção.
  • Turn-around Insertion: Insere um wait state nos acessos a dois dados consecutivos na memória. Desabilite esta opção para eliminar este wait state e, com isso, aumentar o desempenho do micro.
  • Read-around Write: Se um dado for lido de um endereço recém-escrito na memória RAM, o controlador de memória (que está embutido no chipset da placa-mãe) poderá entregar esse dado ao processador sem a necessidade de lê-lo da memória, já que ele ainda estará armazenado internamente no chipset. Habilite essa opção para ganhar desempenho.
  • I/O Recovery Time ou AT Cycle Wait State ou AT Cycle Between I/O Cycles ou 8 Bit I/O Recovery Time ou 16 Bit I/O Recovery Time: Configura wait states para serem utilizados no acesso a dispositivos instalados no barramento ISA. Como o uso de wait states piora o desempenho, recomendamos desabilitar essas opções (ou seja, configurá-las em 0 wait states) ou, se não for possível, configurar o uso de apenas um wait state.
  • ISA Line Buffer: Habilita um buffer de dados para o barramento ISA, aumentando o seu desempenho. Recomendamos, portanto, que você habilite esta opção.
  • Memory Hole ou Memory Hole At 15 MB Add: Cria um “buraco” na área de memória entre 15 MB e 16 MB, para que o micro fique compatível com algumas placas de vídeo ISA antigas que usavam essa área para si. Como essa opção faz com que o micro perca 1 MB de memória, sugerimos que você mantenha ela desabilitada.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Postado Originalmente por Equipe Clube do Hardware@29 de abril de 2005, 01:40

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Setup

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/196

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O setup é um programa de configuração que todo micro tem e que está gravado dentro da memória ROM do micro (que, por sua vez, está localizada na placa-mãe). Normalmente para chamarmos esse programa pressionamos a tecla Del durante a contagem de memór..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Olá! :)

Esse tutuorial é muito 10!! :D

Nesse tutorial tem muitas opções que via nos setup's e não sabia e muitas que nunca ví.

Também foi uma ótima ideia colocar os conceitos de BIOS, Setup e POST! Já fazia tempo que queria saber esses conceitos.

:joia:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×