Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologia SDGE da ECS


     35.032 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Tecnologia SDGE da ECS

Introdução

A ECS chama de "SDGE" (Scalable Dual Graphic Engines) suas placas-mães que possuem dois slots PCI Express x16. Estas placas-mães, no entanto, podem ter três diferentes tipos de arquitetura para formar estes dois slots PCI Express x16:

  • Usando a tecnologia SLI ou Crossfire. Neste caso, cada slot trabalha a 8x quanto operando no modo SLI ou no modo Crossfire.
  • Usando pistas PCI Express x1 conjugadas para formar o segundo slot PCI Express x16. Enquanto o primeiro slot PCI Express realmente roda a x16, o segundo slot não trabalha a x16. Sua velocidade máxima será determinada pela quantidade de pistas PCI Express x1 que foram usadas para conectar o slot ao chipset. Apesar de ter dois slots, a placa-mãe não pode operar no modo SLI nem no modo Crossfire.
  • Um novo protótipo apresentado pela ECS onde os dois slots realmente trabalham a x16 e onde será possível que você ligue duas placas de vídeo SLI ou Crossfire em uma placa-mãe que não use um chipset da NVIDIA ou da ATI. É possível, por exemplo, ter em uma placa-mãe com esta tecnologia usando chipset Intel duas placas de vídeo SLI em paralelo. É sobre esta terceira vertente da tecnologia SDGE da ECS que estaremos falando neste artigo e que ainda encontra-se em fase de protótipo. Portanto, todas as referências a "SDGE" neste artigo referem-se a este protótipo e não às outras duas arquiteturas.

As placas-mães SDGE terão basicamente dois slots PCI Express x16. Estes slots são realmente x16 e não x8 como ocorre nas placas-mães SLI quando você habilita o modo SLI. Para fazer com que esses slots possam usar a tecnologia SLI ou Crossfire, a ECS precisa que tanto a NVIDIA quanto a ATI desbloqueiem seus drivers. Este é um problema sério, mas a ECS disse que “estamos trabalhando nisso”. Vamos esperar sentados.

Tecnologia SDGE
Figura 1: Visão geral da tecnologia SDGE.

Em nossa opinião este conceito é muito interessante se o usuário ainda não decidiu que tecnologia adotar, ATI ou NVIDIA. Você pode ter duas placas SLI da NVIDIA hoje e, no futuro, trocá-las por duas placas Crossfire da ATI sem a necessidade de trocar a placa-mãe. Realmente interessante – mas, como mencionamos, a menos que a ECS consiga desbloquear os drivers da ATI e da NVIDIA, esta tecnologia não funcionará.

Além disso, como o segundo slot PCI Express x16 só é ativado com a instalação de uma placa adicional, como explicaremos na próxima página, a placa-mãe pode ser mais barata, o que pode ser uma boa solução para usuários sem grana: você compra hoje uma placa-mãe “normal” e depois faz o “upgrade” dela para SLI ou Crossfire instalando uma plaquinha adicional.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Bem, o artigo seria ainda mais interessante se tivessem testado a placa, assim como fazem com as demais. Já imaginaram se a performance for boa?

Talvez não tenham recebido uma amostra. Isso a equipe do Clube do Hardware pode responder.

Quanto a abertura ou não dos drivers isso não parece ser um problema tão difícil.

Não existem por aí diversos drivers alternativos para as placas da ATI e nVidia?

Taí uma situação que pode gerar alguma briga judicial. A ECS, para implantar sua tecnologia, se vê obrigada a fazer engenharia reversa nos drivers das duas gigantes do vídeo. Acho que nesse caso seria justo e válido, afinal, a ECS desejaria apenas "funcionar" a placa de vídeo. A placa não é feita para "funcionar"?

Gostaria de ver um teste de funcionando dela.

PClock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Como processadores soquete 754 e 929 usam o barramento HyperTransport para se comunicarem com a ponte norte, a placa SDGE é instalada entre o processador e a ponte norte, como você pode ver na Figura 2."

Um pequeno erro. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...