Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-Mãe Abit AN-M2


     93.198 visualizações    Placas-mãe    5 comentários
Teste da Placa-Mãe Abit AN-M2

Introdução

A Abit AN-M2 é uma placa-mãe soquete AM2 com vídeo on-board baseada no chipset GeForce 7025-630a da NVIDIA, competindo diretamente tanto em preço quanto em funcionalidades com placas-mães com chipset AMD 690V e AMD 690G, sendo portanto uma placa-mãe voltada para aqueles usuários dispostos a montarem um PC para a “casa digital” (isto é, uma central multimídia para ver fotos, vídeos, tocar DVDs, etc). Vamos dar uma olhada no desempenho e características da Abit AN-M2.

"Abit
Figura 1: Placa-mãe Abit AN-M2.

Nós não testamos uma placa-mãe da Abit desde que ela foi comprada pela Universal Scientific Industrial (USI) e seu nome oficial foi mudado para Universal Abit, há um ano e meio. Apesar de o nome ser o mesmo, a empresa é diferente. Para diferenciarem-se da "antiga" Abit, eles agora escrevem o seu nome em caixa baixa, "abit", enquanto a Abit "antiga" era escrita toda em caixa alta, "ABIT". De qualquer maneira, estávamos muito curiosos para testar uma de suas novas placas-mães para darmos uma olhada no que eles estão fazendo.

A NVIDIA lançou recentemente dois chipsets com vídeo integrado, o GeForce 7050 e o GeForce 7025. A principal diferença entre eles é o suporte ao HDMI e ao PureVideo no GeForce 7050, características não presentes no GeForce 7025. O PureVideo é o nome dado pela NVIDIA para o seu conjunto de tecnologias de aprimoramento 2D, como a remoção de entrelaçamento. Esta característica é conhecida no mundo da AMD/ATI como Avivo.

As outras especificações básicas continuam as mesmas da série GeForce 6100, como motor Shader 3.0 (DirectX 9.0), núcleo do motor trabalhando a 425 MHz (475 MHz no GeForce 6150 exceto nos modelos LE e SE), dois processadores de sombreamento de pixel e dois processadores de sombreamento de vértice. Existem algumas diferenças menores e você pode vê-las na tabela da Figura 2, que foi tirada do site da NVIDIA.

"Abit
Figura 2: Diferenças entre os chipsets GeForce 7000 e GeForce 6100.

O AMD 690V também não suporta HDMI, trabalha com um clock menor (350 MHz) e tem apenas um controlador de vídeo, fornecendo apenas uma saída de vídeo. O AMD 690G trabalha a 400 MHz e suporta HDMI – apesar de nem todas as placas-mães AMD 690G virem com um conector HDMI –, sendo neste aspecto um concorrente direto para o GeForce 7050 e não para o 7025. O GeForce 7025 tem, porém, duas saídas de vídeo independentes, igual ao AMD 690G. Ambos os chipsets da AMD são Shader 2.0 (DirectX 9.0), mas têm quatro processadores de sombreamento de pixel e quatro processadores de sombreamento de vértice, o dobro da quantidade encontrada nos chipsets da NVIDIA.
 
O que é interessante a respeito do GeForce 7025 é que ele tem dois controladores de vídeo independentes, fornecendo duas saídas de vídeo on-board. A Abit AN-M2 vem com duas saídas de vídeo: uma saída padrão VGA e uma saída DVI, permitindo a você conectar dois monitores de vídeo ao seu micro ao mesmo tempo sem a necessidade de instalar uma placa de vídeo avulsa. Isto é simplesmente sensacional, especialmente se você pensar que o objetivo principal desta placa-mãe é para ser usada em um PC para a “casa digital” (isto é, uma central multimídia para ver fotos, vídeos, tocar DVDs, etc).

Em resumo, o GeForce 7025 é melhor do que o AMD 690V porque ele tem duas saídas de vídeo, mas a série AMD 690 tem Avivo, enquanto que o GeForce 7025 não tem uma tecnologia similar (PureVideo).

Antes de continuarmos, precisamos esclarecer que o GeForce 7025 é uma solução usando um único chip, integrando no mesmo componente o equivalente de uma ponte norte e de uma ponte sul. A ponte sul que está integrada no GeForce 7025 é chamada nForce 630a e por isso você verá o GeForce 7025 sendo também chamado de GeForce 7025-630a.

Na Figura 3 você pode ver os conectores presentes no painel traseiro da placa-mãe: mouse PS/2, teclado PS/2, saída SPDIF óptica, VGA, DVI, entradas e saídas de áudio analógicas, quatro portas USB 2.0 e porta Gigabit Ethernet. Não existem portas serial e paralela nesta placa-mãe, nem mesmo através de um adaptador externo.

"Abit
Figura 3: Conectores do painel traseiro.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostaria de saber se alguem está usando essa placa ja???

pois tenho uma asus m2n-e sli porém ela nao aceita minhas memorias a tensão de 2,1 v, e me falaram que as Abit nao tem esse problema..

Apesar dessa placa ser teoricamente de custo baixo gostei bastante das opções dela, som bom, acho que tem tudo que preciso, porém queria saber mais opiniões...

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Gostaria de saber se alguem está usando essa placa ja???

pois tenho uma asus m2n-e sli porém ela nao aceita minhas memorias a tensão de 2,1 v, e me falaram que as Abit nao tem esse problema..

Apesar dessa placa ser teoricamente de custo baixo gostei bastante das opções dela, som bom, acho que tem tudo que preciso, porém queria saber mais opiniões...

Grato

Toda a série -e da Asus, tem a limitação de 1,95v para as memórias. A Abit não tem isso. Vai até 2,55v. Vou procurar alguns comentários sobre ela e posto aqui. Me parece uma boa compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Show de bola essa placa..é uma ótima opção para Upgrade de meu PCzinho...so faltou ser AM2+ pra colocar um phenom com 100% de performance...

valeu galera

Acredito que ela possa aceitar os Phenons, com um update de Bios. Mas a Abit está enrolando muito pra lançar esse Bios para suas MoBos AM2. Outros fabricantes já o fizeram. Só o HT que não mudará como o AM2+, mas isso na prática não faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste: Record AMD em overclock!

Overclock EXTREMO

???

como muitos j´pa conhecem..sabem q a Abit faz MBs otimas...com video on...como esta NF M2 nView

Porém...a sua nova versao a "sucessora": A ANM2 HD conseguiu um RECORD!!!!!

isso mesmo!

no novo Athlon X2 5000+ BE

MISTÉRIO ?

Veja o PROPRIO operando à mais de 4500MHZ!!!!!

-----------

http://xpcmaster.zip.net/arch2008-02-17_2008-02-23.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...