Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-mãe ASRock N68C-S UCC


     134.606 visualizações    Placas-mãe    13 comentários
Teste da Placa-mãe ASRock N68C-S UCC

Periféricos On-Board

O chipset GeForce 7025 é uma solução de apenas um chip e nós já publicamos as principais especificações técnicas deste chipset na primeira página deste teste. O chip ponte sul nForce 630a, que é listado como parte deste chipset, não existe como um chip externo; suas funcionalidades estão integradas no chip GeForce 7025.

A placa-mãe testada tem quatro portas SATA-300 suportando RAID 0, 1, 0+1 e 5. O suporte ao RAID é um recurso bacana em um chipset que é voltado para o mercado de baixo custo. Essas portas, no entanto, estão na mesma linha do slot PCI Express x16, e caso você decida instalar uma placa de vídeo “de verdade” nesta placa ela poderá bloquear essas portas. A ASRock N68C-S UCC também tem uma porta ATA paralela (“IDE”).

ASRock N68C-S UCC
Figura 4: Portas SATA e PATA

Uma controladora para unidade de disquete está presente, localizada próximo ao último slot PCI.

A N68C-S UCC oferece todas as 10 portas USB 2.0 suportadas pelo chipset, quatro soldadas no painel traseiro e seis disponíveis através de três conectores localizados na placa-mãe.

O áudio é gerado pelo chipset usando um codec VIA VT1705, que oferece 5.1 canais, taxa de amostragem de 192 kHz, resolução de 24 bits, relação sinal/ruído de 100 dB para as saídas e relação sinal/ruído de 92 dB para as entradas.

Esta placa-mãe não vem com saída SPDIF on-board e infelizmente você não pode instalar uma porque a placa não tem conector SPDIF interno.

A N68C-S UCC tem apenas três conectores de áudio analógicos, o que significa que se você instalar um conjunto de caixas 5.1 matará os conectores “line in” e “mic in”.

Outro indicativo de que estamos lhe dando com uma placa-mãe de baixo custo vem da seção de rede desta placa-mãe, que usa o padrão Fast Ethernet (10/100 Mbit/s) e não Gigabit Ethernet. O controlador de rede está embutido no chipset, usando um chip Realtek RTL8201BL para fazer a interface com a camada física.

Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conectores para mouse e teclado PS/2, porta serial, saída VGA, quatro portas USB 2.0, porta Fast Ethernet e saídas de áudio analógico 5.1 compartilhadas.

ASRock N68C-S UCC
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe

Esta placa-mãe vem com apenas uma saída de vídeo analógico, suportando uma resolução máxima de 1920x1440.

Uma porta serial está presente no painel traseiro e a placa-mãe tem ainda uma porta paralela disponível através de um conector “LPT1” localizado na placa. Um adaptador, que não vem com a placa, é necessário para usar este conector.

Recursos adicionais presentes nesta placa-mãe incluem função para destravar núcleos de processador (UCC), que permite a você destravar núcleos desabilitados de fábrica em determinados processadores AMD, e o recurso de boot instantâneo, que coloca o processador em modo de hibernação quando você desliga o micro. Desta forma quando você ligar o micro novamente ele levará poucos segundos para entrar no Windows.

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu já peguei placas com memória simm-30 e simm-72 ou simm-72 e SDRAM e SDRAM e DDR.

Na boa existe placas AM2+ bem melhores e custando abaixo dos R$300.00 por exemplo a ECS A785GM M7.

A Vantagem de ser usar o AM2+ é que as memórias podem operar até DDR2-800 ou DDR2-1066 (200Mhz e 266Mhz) e com isso ter um desempenho um pouco melhor do que usando DDR3-1066 (133Mhz) que é usado nos processadores de baixo custo da AMD como o Althon II X4,X3,X2 e Sempron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa boa para escritórios e usuários "normais", o cara pode colocar um processador bem barato e desbloquear algum núcleo para tentar sair no lucro e comprar a memória que estiver em promoção, oferecendo um super custo final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a ideia do SAMBAQUY essa seria uma placa bastante interessante para ser usada para o folding@home, boa,barata e funcional já que serve para processadores que foldam bem.

Quanto será que custará essa placa aqui no Brasil?

Falou ae.PANAO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a ideia do SAMBAQUY essa seria uma placa bastante interessante para ser usada para o folding@home, boa,barata e funcional já que serve para processadores que foldam bem.

Quanto será que custará essa placa aqui no Brasil?

Falou ae.PANAO.

Pelo tipo de placa deve ficar por volta dos 200 reais. Cara qualquer usuário poderia instalar um Altlhon II X4 + GT240 ou ATI4670 + 4GB DDR2-1066 + 2HDs 1TB Raid 1 e ter um excelente computador para Lanhouses e aplicações gráficas. Mais na boa se eu fosse montar um para substituir meu pc da assinatura eu compraria uma placa abaixo dos 300 reais e com A785G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma placa mãe que serve para montar o PC usado pela maioria: um PC para acessar a internet e ver fotos e vídeos. Nada mais.

É o meu uso, nada muito mais complexo do que isso.

No entanto, queria um PC para essas funções que não precise de upgrade por bons anos, por isso não escolhi uma máquina com Celeron ou Sempron, que hoje me serviriam muito bem, mas precisariam de upgrade mais cedo.

Alguém pode me informar se o vídeo onboard Geforce 8100 é tãããão fraquinho quanto este aí?

Não preciso de alto desempenho em vídeo, por isso nem tenho vídeo offboard, mas com o YouTube, por exemplo, com resoluções cada vez maiores, é desejável que seu vídeo onboard aguente o tranco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho aqui uma placa-mãe com o 880G, e outra com o Nvidia 7100, que não deve ser muito diferente do 7025. Para uso diário a diferença não é muito gritante. Porém, mesmo sendo bastante antigo o chip da Nvidia é muito melhor do que o video on-board do Core i5-650, ao menos no Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom artigo. Mas ela é tão ruim assim para jogos?

Eu comprei Terça Feira, uma placa quase idêntica a essa, N68-S UCC, que não tem os slots DDR3.

Coloquei as peças da assinatura nela, que estavam em uma PCChips A33G bugada. Instalei o Vista Home Basic 64bits e instalei o NFS Undercover (que jogo ruim, meu Deus) e rodou tranquilo. Eu não sou lá um gamer fanático, jogo casualmente e não precisa ser aquele gráfico maravilhoso.

Para o meu uso, vou ter problemas com jogos?

Outra dúvida, a questão do SATA, eu entendi direito? Com a placa de vídeo, eu não posso instalar HD's ou Drive's SATA? Porque ela só tem uma IDE, e eu tenho 3 dispositivos IDE. Tanto que pra instalar o Vista, tive que ligar o drive e um hd, para depois ligar os dois hd's juntos. E logo quero comprar ou um HD maior SATA ou então o Drive, não sei ainda.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fui comprar uma placa ontem na santa efigenia, geral me empurrando esta Asrock por 150, 160 e ate 130 reais....

desisti pelo receio de ser ruim, comprei uma intel por 175.. acho que sai no lucro (mas o pc nao era pra mim rsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falou falou falou no review

e o principal que é o recurso UCC

não foi testado

ainda por cima estava com Phenon 555 que tem boa chance dos núcleos estarem bons

amd é tudo igual a placa mãe em jogos

o que importa é ter 1 vga que não sofra de gargalo por conta do cpu ou do slot pcie (difícil só em vgas muito fortes para ele gargalar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...