Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-Mãe ECS GF9300T-A Black Series


     106.774 visualizações    Placas-mãe    10 comentários
Teste da Placa-Mãe ECS GF9300T-A Black Series
Produto Recomendado

Folding@Home

Como o GeForce 9300 tem um motor DirectX 10 e de acordo com a NVIDIA ele suporta a tecnologia CUDA (programas compilados com o CUDA serão executados pelos motores gráficos em vez de pelo processador da máquina, para aumentar o desempenho) nós decidimos testar se o motor gráfico da GeForce 9300 poderia realmente rodar programas compilados com o CUDA.

Para testar isto nós instalamos o programa Folding@Home (cliente GPU), que usa o motor gráfico para fazer cálculos de enovelamento de proteínas.

Nós tivemos apenas dois problemas, nenhum com relação ao GeForce 9300. O driver que a ECS disponibilizou com a placa-mãe não suporta o CUDA e por isso tivemos que fazer o download do driver mais novo presente no site da NVIDIA para que o programa Folding@Home reconhecesse o GeForce 9300. Nós tivemos um problema com o Folding@Home instalando seus arquivos .dll no diretório errado, mas este é um problema com o instalador deste programa.

Após efeutarmos a configuração inicial, o Folding@Home começou a usar o motor gráfico para fazer cálculos matemáticos. Ele fez o download do projeto 5014, que dá 480 pontos após uma unidade de trabalho ser processada. O GeForce 9300 levou 7 minutos e 46 segundos para processar 1% do trabalho, portanto ele levaria 46.600 segundos para processar uma unidade de trabalho, ou seja, 13 horas. Portanto o desempenho máximo teórico que você deve esperar do GeForce 9300 processando cálculos no Folding@Home é de duas unidades de trabalho por dia (máximo de 960 pontos/dia). Apesar de ser um desempenho baixo se comparado com outras placas de vídeo topo de linha (que podem facilmente processar mais do que cinco unidades de trabalho por dia), isto é duas vezes e meia mais rápido do que um Core 2 Duo E6600 rodando o cliente padrão do Folding@Home (118.100 segundos/unidade de trabalho). Note que esta comparação não é justa já que a unidade de trabalho voltada para placas de vídeo é diferente de unidades de trabalho voltadas para processadores. De qualquer maneira, você terá mais pontos rodando seu programa Folding@Home no GeForce 9300 do que rodando ele em um processador Core 2 Duo usando o cliente padrão.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu estou surpreso.

Esse chipset GeForce 9300 foi a volta por cima da nVidia.

Tendo um ótimo desempenho, conseguiu ser equiparado a uma placa de vídeo offboard! :o

E segundo reviews de outros sites, um sistema montado com esta placa-mãe teve um consumo muito menor que outros equivalentes montados com 780G e 790GX.

Só queria saber como se sai o GeForce 9300 frente a uma Radeon HD4350.

Obs.: Gostei da bateria Folding@home ter sido adicionada nos testes. :)

E uma correção:

Apesar de o GeForce 7100 e o Intel G45 conseguirem rodar este jogo, o desempenho obtido por esses chipsets foi muito baixo a ponto de consideramos que eles (não) conseguiram rodá-lo, já que você não conseguirá rodar o jogo com uma quantidade tão baixa de quadros por segundo.
Página 9, último parágrafo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, pelo menos acho que a nVidia conseguiu compensar a demora do lançamento deste chipset.

Agora, sei que não é a mesma plataforma, mas fiquei curioso pra ver um teste contra uma ATI HD 3300 (790GX/SB750). Acho que o sideport daria uma surra no GF9300. Para um HTPC, uma 790GX ainda é a melhor opção.

De qualquer forma gostei do desempenho do vídeo quando comparado em jogos com a HD 3450.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom review, da pra ter uma noção do que a placa é capaz :D

Mas eu já procurei em todo canto essa placa, até EUA, quase impossível acha-la, só no e-bay... Tá difícil, a gente fica interessado na placa, fazem review e tudo o mais, mas não a vendem... huahuahu

Pra quem pediu um comparativo, ai tem:

http://en.hardspell.com/doc/showcont.asp?news_id=4483

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estou querendo muito comprar esta placa-mãe!

Mesmo pensando que é provável essa placa custar muito, lembre-se que os distribuidores da ECS aqui do Brasil colocam os preços bem em conta (por exemplo, olhe os preços dos produtos da ECS no site www.megamamute.com.br). O problema é saber quando essa placa chegará...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...