Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-Mãe ECS P35T-A


     82.905 visualizações    Placas-mãe    6 comentários
Teste da Placa-Mãe ECS P35T-A
Produto Recomendado

Introdução (Cont.)

Oficialmente o chipset Intel P35 suporta memórias DDR2 até DDR2-800 e memórias DDR3 até DDR3-1066. Porém, assim como acontece com o chipset Intel P965, extra-oficialmente o P35 suporta memórias DDR2-1066. Acontece que ao contrário de todas as outras placas-mães com chipset Intel P35 que vimos até o momento a ECS P35T-A não permite configurarmos suas memórias para trabalhar acima de 800 MHz. Uma pena.

Esta placa-mãe tem quatro soquetes DDR2 suportando até 8 GB de memória RAM. Nesta placa-mãe os soquetes 1 e 3 são laranjas e os soquetes 2 e 4 são lilases. Para habilitar o modo de dois canais nesta placa-mãe basta instalar seus módulos de memória em soquetes de mesma cor.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada pela ponte sul usando um chip Intel 82566DC para fazer a interface com a camada física.

Esta placa-mãe tem ainda 12 portas USB 2.0 (seis soldadas na placa-mãe e seis disponíveis através de adaptadores externos, que não vêm com a placa-mãe). As portas FireWire são opcionais, não presentes no modelo que testamos.

No que diz respeito ao áudio, esta placa-mãe tem oito canais fornecidos pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC883. Enquanto que este codec fornece uma boa qualidade de saída (relação sinal/ruído de 95 dB e taxa de amostragem de 192 kHz), ele não fornece uma boa qualidade de entrada para os padrões atuais (relação sinal/ruído de 85 dB e taxa de amostragem de 96 kHz). Por essa razão esta placa-mãe não é recomendada para aqueles que pretendem capturar e editar áudio analógico profissionalmente. Para este tipo de aplicação procure uma placa-mãe que tenha uma relação sinal/ruído de pelo menos 95 dB em sua entrada.

Por outro lado, esta placa-mãe oferece conectores completos para áudio analógico 7.1 no painel traseiro, característica não encontrada em placas-mães mais simples. Portanto, você pode facilmente conectar um sistema de caixas de som analógicas 5.1 ou 7.1 nesta placa-mãe. Mas esta placa-mãe não tem nenhum conector SPDIF on-board, o que é uma pena. A placa-mãe tem uma saída SPDIF interna, mas ela não vem com um adaptador SPDIF para usá-la.

No painel traseiro (Figura 2) você encontra conectores para mouse e teclado PS/2, uma porta serial, uma porta eSATA, seis portas USB 2.0, porta Gigabit Ethernet e entradas e saídas de áudio analógico. Como você pode ver não há porta paralela nesta placa-mãe, nem mesmo através de um adaptador externo.

ECS P35T-AFigura 2: Conectores do painel traseiro.

Na P35T-A a ECS usou uma mistura de capacitores de alumínio sólidos, japoneses (da Chemi-Con) e taiuaneses (Toshin Kogyo, TK, que apesar de ser uma empresa japonesa na realidade vende capacitores da taiuanesa OST remarcados) no circuito regulador de tensão. A ECS também adicionou um dissipador de calor passivo sobre os transistores MOSFET do circuito regulador de tensão, o que é excelente (veja na Figura 3). Apesar de os capacitores usados nas outras seções desta placa-mãe serem de fabricantes taiuaneses – OST e G-Luxon – nós gostaríamos de dar os parabéns à ECS, já que eles finalmente estão no caminho certo. Claro que nós achamos que todos os capacitores poderiam ser japoneses ou sólidos e que eles poderiam ter usado bobinas de ferrite em vez de bobinas de ferro, mas aí seria pedir muito.

ECS P35T-AFigura 3: A ECS finalmente está usando capacitores sólidos de alumínio e de fabricantes japoneses no circuito regulador de tensão.

Além do conector de alimentação ATX12V convencional esta placa-mãe tem um conector de alimentação extra que precisa ser instalado quando duas placas de vídeo são usadas.

Tem uma coisa que a ECS precisa corrigir imediatamente: o manual da placa-mãe. A seção que descreve as características da placa está totalmente incompleta, não especificando os chips que esta placa-mãe usa e também não explica que o segundo slot PCI Express trabalha a 4x.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Pessoal to querendo fazer uma upgrande do meu micro...pretendo adquirir esta P35T-A...mas no site e tb no manual...não diz nada sobre ela aceitar o meu processador atual que não pretendo trocá-lo no momento P4 HT 630 3.0. Inclusive vi um vendedor no mercadolivre dizer para um usuario, que esta placa não aceita P4. Mas fica minha duvida se o socket é 775 e o FSB 800, porque não aceitar????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal to querendo fazer uma upgrande do meu micro...pretendo adquirir esta P35T-A...mas no site e tb no manual...não diz nada sobre ela aceitar o meu processador atual que não pretendo trocá-lo no momento P4 HT 630 3.0. Inclusive vi um vendedor no mercadolivre dizer para um usuario, que esta placa não aceita P4. Mas fica minha duvida se o socket é 775 e o FSB 800, porque não aceitar????????????

Incompatibilidade elétrica e/ou do chipset, o socket 775 e FSB 800 também são utilizados pelos Pentium Dual Core e pelos Core 2 Duo série 4000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dentro de alguns dias estarei trocando alguns ( quase tudo :D ) componentes do meu micro, estou postando apenas para acompanhar novidades a respeito desta placa, pelo menos por enquanto acho que é a melhor custo/beneficio no momento, algo em torno de R$ 280,00. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...