Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Placa-Mãe Gigabyte GA-M59SLI-S5

       
 112.684 Visualizações    Testes  
 6 comentários

Teste da Gigabyte GA-M59SLI-S5, uma placa-mãe soquete AM2 topo de linha baseada no chipset nForce MCP 590 com solução de refrigeração passiva utilizando dissipadores de cobre com heat-pipes, competindo diretamente com a ASUS M2N32-SLI De Luxe. Confira!

Teste da Placa-Mãe Gigabyte GA-M59SLI-S5
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A GA-M59SLI-S5 é a placa-mãe soquete AM2 mais topo de linha da Gigabyte, baseada no novo chipset nForce 590 SLI da NVIDIA e desenvolvida para os novos processadores Athlon 64 com suporte às memórias DDR2. Esta placa tem três slots PCI Express x16 (embora o terceiro slot trabalhe apenas a 8x) e um dissipador de cobre com heat-pipes para resfriar o chipset e os transistores do regulador de tensão. Vamos ver como é o desempenho desta nova placa-mãe da Gigabyte.

 


Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-M59SLI-S5.

Duas coisas imediatamente nos chamaram atenção quando vimos esta placa pela primeira vez. A primeira delas foi a sua solução de refrigeração passiva que usa dissipadores de cobre com heat-pipes para resfriar seus chips ponte norte e ponte sul além dos transistores MOSFET. Certamente a Gigabyte copiou esta ideia da ASUS, já que a ASUS foi o primeiro fabricante a lançar este tipo de solução de refrigeração há algum tempo. Por essa e outras razões é que a ASUS M2N32-SLI De Luxe é a principal concorrente da GA-M59SLI-S5, já que ambas têm este mesmo recurso.


Figura 2: Solução de refrigeração passiva usando dissipadores e heat-pipes de cobre.


Figura 3: Solução de refrigeração passiva usando dissipadores e heat-pipes de cobre.


Figura 4: Dissipador de cobre passivo instalado embaixo do soquete do processador.

O problema, em nossa opinião, é que este sistema produz muito calor. A ideia básica dos coolers passivos é de criar uma solução que produza pouco ruído. No entanto, a solução de refrigeração passiva da GA-M59SLI-S5 aumenta a temperatura interna do micro.

Por outro lado, esta placa-mãe tem três slots PCI Express x16, recurso não disponível na ASUS M2N32-SLI De Luxe. O terceiro slot PCI Express da GA-M59SLI-S5 trabalha a 8x, como mencionamos acima, e existe apenas caso você queira ter mais do que quatro monitores independentes instalados em seu micro. Como atualmente cada placa de vídeo tem duas saídas de vídeo independentes, com três placas de vídeo você pode ter até seis monitores independentes conectados ao micro. É importante notar que este terceiro slot PCI Express não trabalha no modo SLI e deve ser usado apenas para aumentar o número de monitores independentes conectados ao micro, já que a instalação de uma terceira placa de vídeo não aumentará o desempenho de seus jogos.


Figura 5: Três slots PCI Express x16. O slot laranja trabalha a 8x e não suporta o modo SLI.

Os dois slots (azul) PCI Express x16 trabalham realmente a 16x. Além disso, esta placa-mãe tem ainda dois slots PCI Express x1 e dois slots PCI padrão.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


O problema, em nossa opinião, é que este sistema produz muito calor. A ideia básica dos coolers passivos é de criar uma solução que produza pouco ruído. No entanto, a solução de refrigeração passiva da GA-M59SLI-S5 aumenta a temperatura interna do micro.

No minimo infeliz a afirmação acima.

Como um sistema que não recebe nenhuma forma de energia (tirando a temperatura que ele tem que remover) pode produzir muito calor??

Um sistema ativo produz mais calor do que um sistema passivo. Motivo: existe uma ventoinha que converte energia elétrica em rotação e, conseguentemente (já que a eficiencia não é 100%) temos parte desta energia transformada em ruido e calor (duas coisas indesejadas).

O sistema passivo pode ser ineficiente, dissipar menos calor do que o sistema ativo. Mas nunca pode gerar mais calor...

Na situação de equilibrio a temperatura media interna do micro com o sistema ativo e passivo tendem a ser a mesma (já q a geração de calor pela ventoinha é desprezivel em relação a isso), dependendo somente da energia que entra (energia elétrica, onde parte dela é convertida em calor) e da energia que sai (depende da forma do gabinete, entrada e saida de ar,...). A temperatura media de cada componente que pode ser diferente, já que as soluções de troca de calor entre a placa mãe e o resto do sistema são diferentes.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que Vai Mudar a Temperatura Interna é a entrada e |Saida de ar, ou seja, s o sistema tiver uma boa circulaçao de ar a temperatura interna do gabinete sera menor, e não o fato dele usar ou não um dissipador ativo ou passivo, ativo ou passivo o calor que sera gerado do sistema é o mesmo, a diferença esta na dissipassão.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente será minha proxima placa mãe.Cheia de recursos e silenciosa(não me importo com o calorzinho extra,meu gabinete é bom e o Processador A64 raramente passa de 40º) e obvio,duas bios.Excelente....

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Placa-Mãe Gigabyte GA-M59SLI-S5

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1269

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A GA-M59SLI-S5 é a placa-mãe soquete AM2 mais topo de linha da Gigabyte, baseada no novo chipset nForce 590 SLI da nVidia e desenvolvida para os novos processadores Athlon 64 com suporte às memórias DDR2. Esta placa tem três slots PCI Express x16 (em..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Fala galera do CDH:), queria humildemente pedir para q vocês fassam um teste aprofundado na GA M61PM-S2 NVidea6100 NForce430 da gigabyte. Pois tive alguns problemas d vídeo c/ essa placa em apenaz 4 meses... tá rolando também umas reiniciadas e umas travadas, tô achando esquisito(já levei na assist. da garantia,mas continua instável)... Bom meu PC ñeh nehuma Máqna, mas também ñeh Ruim(:huh:pow gastei uma boa grana). bom meu PC é um Athlon64X2 4000+2.1Ghz/2x1Gb DDR2Kingston 667/tô usando o vídeo-On (mas mesmo c/ o Off tava dando pau*) HD seagate SATAll320Gb/ Combo e monitor SAMSUNG... :oKaras tô inconformado:eek:com tudo isso,...."penso mais no futuro:unsure: (karamba)!!! POR FAVOR SUPLICO POR ESSE TESTE"

...VALEU vocês SÃO 'FERAS!!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×