Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-Mãe MSI K9AGM2-FIH


     82.513 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Teste da Placa-Mãe MSI K9AGM2-FIH
Produto Recomendado

Conclusões

É sempre importante ter em mente o público-alvo de um determinado produto. A MSI K9AGM2-FIH e o AMD 690G são claramente voltados para micros para visualização e geração de conteúdo multimídia (“casa digital” ou “PC de entretenimento digital”, como queira), onde jogos não são o fator mais importante. Para este classe de micros, qualidade de vídeo, opções de conectividade e tamanho são fatores mais relevantes.

Para usuários dispostos a montar um micro para entretenimento digital usando uma placa-mãe com chipset AMD 690G, a MSI K9AGM2-FIH é de longe a melhor opção em relação a produtos concorrentes, como a ASUS M2A-VM, a ECS AMD690GM-M2 e a Foxconn A690GM2MA. Vejamos porque.

Primeiro, ela tem um conector HDMI on-board com suporte a áudio digital. Este recurso é o “sonho” de todos os usuários que querem montar um micro para entretenimento digital “animal”. Como o AMD 690G tem internamente dois controladores de vídeo você pode ter uma imagem na saída VGA e uma outra completamente diferente na saída HDMI.

Segundo, o áudio on-board desta placa-mãe é muito melhor do que o das outras placas-mães concorrentes, já que a MSI K9AGM2-FIH usa o codec Realtek ALC888 e não o ALC883, como acontece com as outras placas-mães que vimos por ai. Traduzindo: você pode usar esta placa-mãe para capturar e editar seus vídeos analógicos com um baixo nível de ruído (relação sinal/ruído de 90 dB). Claro que os usuários que querem trabalhar profissionalmente com captura e edição de áudio analógico deveria procurar por uma placa de som com relação sinal/ruído de pelo menos 95 dB em suas entradas.

Uma outra vantagem de seu áudio on-board é o suporte completo para caixas de som analógicas 7.1, oferecendo seis conectores de áudio independentes em seu painel traseiro. Algumas outras placas-mães (como a ASUS V2A-VM) têm apenas três conectores, tornando-se impossível conectar um sistema de caixas de som analógicas 7.1 e ainda “mata” as entradas mic in e line in quando um sistema analógico 5.1 é usado.

Outro ponto positivo desta placa-mãe é o seu desempenho 3D – comparado com outras placas-mães com vídeo on-board, é claro. O AMD 690G é claramente otimizado para o DirectX 9.0 (Shader 2.0) e esta placa-mãe obteve um desempenho muito maior do que placas-mães baseadas no Radeon X1100, baseadas no GeForce 6100 e baseadas no GeForce 7025 em nossas simulações com DirectX 9. Claro que não esperamos muito do vídeo on-board: mesmo a “pior” placa de vídeo disponível no mercado é mais rápida do que o AMD 690G.

A qualidade geral desta placa-mãe é algo que também vale a pena mencionado, já que ela usa bobinas de ferrite em vez de bobinas de ferro em seu circuito regulador de tensão, que oferece 25% a menos de perda de potência, e bons capacitores eletrolíticos de fornecedores japoneses (exceto na seção de áudio, onde capacitores taiuaneses da G-Luxon foram usados).

No entanto esta placa-mãe tem apenas um sério ponto negativo: a presença de apenas dois soquetes de memória. Se no futuro você quiser fazer um upgrade de memória você precisará remover seus módulos antigos e instalar novos, não sendo possível manter os módulos antigos. A MSI tem outro modelo, chamado K9AGM3, que é idêntico ao K9AGM2 mas que tem quatro soquetes de memória em vez de dois. Este outro modelo pode ser uma melhor escolha caso você está pensando em adicionar mais módulos de memória no micro em um futuro próximo.

Um outro ponto negativo poderia ser a ausência de configurações para overclock. Na verdade, este não é de fato um ponto negativo, já que usuários dispostos a montar um micro para entretenimento digital dificilmente fariam overclock em seus micros.

A ausência de conectores SPDIF também poderia ser considerada um outro ponto negativo, mas como esta placa-mãe oferece áudio digital através do conector HDMI, usuários usando este tipo de conexão provavelmente não sentirão falta do SPDIF. Porém, poderia ser interessante ter um conector SPDIF on-board para aqueles usuários que querem ter uma placa-mãe com saída HDMI, mas não têm todos os equipamentos necessários para usufruir de toda potencialidade oferecida pelo HDMI – ou seja, não têm um televisor HDTV, videoprojetor ou receiver de home theater com suporte ao HDMI.

Se os pontos negativos listados acima não forem um problema para você esta placa-mãe é certamente uma boa opção caso você esteja procurando uma placa-mãe soquete AM2 com vídeo on-board.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostaria de algumas sugestões sobre qual placa-mãe devo comprar para melhorar o meu off board.

Li sobre o novo lançamento da MSI cuja placa vem com saida HDMI.

Como não tenho ainda TV LCD/plasma fiquei na dúvida de estar comprando mais do que preciso hoje.

Qual seria uma placa similar em qualidade e tecnologia de ponta sem HDMI?

Grato, João

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...