Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Teste da Placa-Mãe MSI K9N Diamond

       
 126.049 Visualizações    Testes  
 9 comentários

Nosso teste da MSI K9N Diamond, a placa-mãe soquete AM2 mais topo de linha da MSI, equipada com chipset nForce 590 SLI e com som on-board Sound Blaster Audigy SE. Confira!

Teste da Placa-Mãe MSI K9N Diamond
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A K9N Diamond (também conhecida como MS-7226) é a placa-mãe soquete AM2 mais topo de linha da MSI com chipset NVIDIA nForce 590 SLI e desenvolvida para os processadores Athlon 64 com suporte às memórias DDR2. Sua principal característica é o seu som on-board controlado pelo chip Sound Blaster Audigy SE da Creative Labs – característica esta não encontrada em produtos concorrentes. Esta placa-mãe também tem um cooler de cobre em seu chip ponte norte e um dissipador de calor de cobre em seu chip ponte sul. O cooler da ponte norte e o dissipador de calor da ponte sul são interligados através de um heat-pipe de cobre. Vamos dar uma olhada no desempenho desta placa-mãe da MSI.

 


Figura 1: Placa-mãe MSI K9N Diamond.

Apesar de esta placa-mãe ter um dissipador e um cooler de cobre ligados através de um heat-pipe, esta não é uma solução tão sofisticada quanto a usada pela ASUS M2N32 SLI De Luxe e pela Gigabyte GA-M590SLI-S5. Na verdade, a solução usada por essas duas placas não inclui ventoinhas, o que não é o caso da placa-mãe K9N Diamond da MSI, que possui uma ventoinha no chip ponte norte.


Figura 2: Solução de refrigeração usada pela K9N Diamond.

Esta placa-mãe não tem qualquer solução de refrigeração em seus transistores do regulador de tensão, o que é estranho para uma empresa como a MSI.

Esta placa-mãe tem dois slots PCI Express x16 que trabalham realmente a x16 quando duas placas de vídeo estão instaladas. Ela também tem dois slots PCI Express x1 e dois slots PCI padrão. Um dos slots PCI é laranja e a MSI diz que este slot é especial para dispositivos de comunicação, mas não fornece informações mais detalhadas. Nas placas-mães da ECS com um slot PCI “especial” realmente existe uma característica diferente no hardware além da cor: são usados capacitores eletrolíticos melhores neste slot. Mas o mesmo parece não acontecer com esta placa-mãe da MSI.

No que diz respeito às memórias, a K9N Diamond tem quatro soquetes DDR2-DIMM, suportando até 8 GB de memória até DDR2-800. Nesta placa-mãe os soquetes 1 e 2 são verdes e os soquetes 3 e 4 são laranjas. Para usar a configuração DDR2 dual channel simplesmente instale um módulo em um soquete verde e outro módulo em um soquete laranja. Preste atenção pois nas duas outras placas-mães com chipset nForce 590 SLI que vimos você tinha que instalar os módulos em soquetes de mesma cor, não em soquetes com cores diferentes.

Esta placa-mãe tem 10 portas USB 2.0 (quatro soldadas na placa-mãe) e três portas FireWire (IEEE1394) (uma soldada na placa-mãe) controladas pelo chip VIA VT6306. O que é único nesta placa-mãe é que seus conectores USB são coloridos, ajudando em muito na instalação de portas USB frontais – uma vez que você tenha decorado o código de cores você não precisa mais ler o manual da placa; na verdade, nem precisa decorar, pois existem dois grandes sinais, um de mais e outro de menos impressos no conector (D+ e D-) o que ajuda a você instalar portas USB frontais sem precisar ler o manual. Esperamos que outros fabricantes comecem a adotar esta mesma ideia em breve.


Figura 3: Os conectores USB na placa-mãe são coloridos.

Seguindo a tradição da MSI, o conector USB externo além de ter duas portas tem LEDs de diagnóstico (“D-Bracket 2”).

Na parte de suporte a armazenamento esta placa-mãe tem seis portas SATA-300 permitindo os sistemas RAID0, RAID1, RAID0+1, RAID5, JBOD e a tecnologia NCQ. Você pode ver as portas SATA-300 na Figura 3.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


ótimo teste,

Por um bom preço com certeza vale a pena pegar uma MSI hoje

A disputa esta cada vez + acirrada

Gostaria de ver outras em teste

como a DFI :chicote:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá adquiri uma dessas recentemente... não consigo fazer a entrada LINE IN funcionar =( ... estou usando a MIC IN + VIVO da minha X1900 p/ captura... será q a garantia cobre isso... e outra os UTILIES da Creative... dão PAU direto... alguém sabe me dizer se o problema esta nas minhas memórias ???

minha config tá aí em baixo ¬¬¬ alguém pode me ajudar ?.. apesar dos problemas estou AINDA satisfeito com a compra q fiz na WAZ dessa MB... espero com o tempo usufruir de todos os recursos dela... outra duvida ela é PCI EXPRESS 16X + 16 X = 32X ????

Obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida sobre a relação sinal/ruído desta placa:

Os testes mais recentes de placas mãe do CdH estão informando a relação sinal/ruído das entradas de som, então qual seria essa relação do line in para esta placa?

Pois no teste somente informa 100 dB de relação, será que é tanto p/ entrada como p/ saída?

Obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa se esse é o topico errado, mas não achei outro que teria haver com a minha duvida!!!

Queria a opinião do clube, para sabe qual a melhor placa AMD, pois pretendo compra-la sem ter arrependimentos depois!!!

Vou por as placas que mas me chamaram atenção. E se uma delas for a melhor me avisem por favor, agora, caso tenha uma melhor que essas, coloquem o nome ou o link ond eu possa ver o que ela tem de especial!!!

Placa-mãe ECS KA3 MVP Extreme

Placa-mãe ASUS M2N32-SLI De Luxe

Placa-mãe MSI K9N Diamond

Placa-Mãe ECS KN3 SLI2 Extreme

Placa-mãe ASUS M2N-E SLI

Bom, essas são as placas.

Ogrigado pela atenção... e caso alguem possa me ajudar, é so mandar uma msg!!!

Brigadão!!!...e Desculpa o encomodo!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu estou com uma dúvida!

tenho uma MSI K9N SLI Platinium, 2GB de ram Corsair ddr2, más o principal problema está na bios em reconhecer o processador AMD AM2 atlon64 X2 4000+.

Sempre quando ligo o PC aparece a seguinte informação na hora de reconhecer o processador no setup: Processor AMD Unknow ?! :huh:

más quando aperto F1 e inicio o windows ele reconhece direitinho

só q estou percebendo q ele está com o desempenho limitado e quero atualisar a bios para a versão que suporte o processador sem problemas :)

será q vocês podem me dizer qual a versão da bios q devo utilizar e se não for pedir munto me mandar o Link de download tmb :)

Grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×