Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Placa-Mãe MSI K9N Diamond

       
 125.627 Visualizações    Testes  
 9 comentários

Nosso teste da MSI K9N Diamond, a placa-mãe soquete AM2 mais topo de linha da MSI, equipada com chipset nForce 590 SLI e com som on-board Sound Blaster Audigy SE. Confira!

Teste da Placa-Mãe MSI K9N Diamond
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A K9N Diamond (também conhecida como MS-7226) é a placa-mãe soquete AM2 mais topo de linha da MSI com chipset NVIDIA nForce 590 SLI e desenvolvida para os processadores Athlon 64 com suporte às memórias DDR2. Sua principal característica é o seu som on-board controlado pelo chip Sound Blaster Audigy SE da Creative Labs – característica esta não encontrada em produtos concorrentes. Esta placa-mãe também tem um cooler de cobre em seu chip ponte norte e um dissipador de calor de cobre em seu chip ponte sul. O cooler da ponte norte e o dissipador de calor da ponte sul são interligados através de um heat-pipe de cobre. Vamos dar uma olhada no desempenho desta placa-mãe da MSI.

 


Figura 1: Placa-mãe MSI K9N Diamond.

Apesar de esta placa-mãe ter um dissipador e um cooler de cobre ligados através de um heat-pipe, esta não é uma solução tão sofisticada quanto a usada pela ASUS M2N32 SLI De Luxe e pela Gigabyte GA-M590SLI-S5. Na verdade, a solução usada por essas duas placas não inclui ventoinhas, o que não é o caso da placa-mãe K9N Diamond da MSI, que possui uma ventoinha no chip ponte norte.


Figura 2: Solução de refrigeração usada pela K9N Diamond.

Esta placa-mãe não tem qualquer solução de refrigeração em seus transistores do regulador de tensão, o que é estranho para uma empresa como a MSI.

Esta placa-mãe tem dois slots PCI Express x16 que trabalham realmente a x16 quando duas placas de vídeo estão instaladas. Ela também tem dois slots PCI Express x1 e dois slots PCI padrão. Um dos slots PCI é laranja e a MSI diz que este slot é especial para dispositivos de comunicação, mas não fornece informações mais detalhadas. Nas placas-mães da ECS com um slot PCI “especial” realmente existe uma característica diferente no hardware além da cor: são usados capacitores eletrolíticos melhores neste slot. Mas o mesmo parece não acontecer com esta placa-mãe da MSI.

No que diz respeito às memórias, a K9N Diamond tem quatro soquetes DDR2-DIMM, suportando até 8 GB de memória até DDR2-800. Nesta placa-mãe os soquetes 1 e 2 são verdes e os soquetes 3 e 4 são laranjas. Para usar a configuração DDR2 dual channel simplesmente instale um módulo em um soquete verde e outro módulo em um soquete laranja. Preste atenção pois nas duas outras placas-mães com chipset nForce 590 SLI que vimos você tinha que instalar os módulos em soquetes de mesma cor, não em soquetes com cores diferentes.

Esta placa-mãe tem 10 portas USB 2.0 (quatro soldadas na placa-mãe) e três portas FireWire (IEEE1394) (uma soldada na placa-mãe) controladas pelo chip VIA VT6306. O que é único nesta placa-mãe é que seus conectores USB são coloridos, ajudando em muito na instalação de portas USB frontais – uma vez que você tenha decorado o código de cores você não precisa mais ler o manual da placa; na verdade, nem precisa decorar, pois existem dois grandes sinais, um de mais e outro de menos impressos no conector (D+ e D-) o que ajuda a você instalar portas USB frontais sem precisar ler o manual. Esperamos que outros fabricantes comecem a adotar esta mesma ideia em breve.


Figura 3: Os conectores USB na placa-mãe são coloridos.

Seguindo a tradição da MSI, o conector USB externo além de ter duas portas tem LEDs de diagnóstico (“D-Bracket 2”).

Na parte de suporte a armazenamento esta placa-mãe tem seis portas SATA-300 permitindo os sistemas RAID0, RAID1, RAID0+1, RAID5, JBOD e a tecnologia NCQ. Você pode ver as portas SATA-300 na Figura 3.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


ótimo teste,

Por um bom preço com certeza vale a pena pegar uma MSI hoje

A disputa esta cada vez + acirrada

Gostaria de ver outras em teste

como a DFI :chicote:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá adquiri uma dessas recentemente... não consigo fazer a entrada LINE IN funcionar =( ... estou usando a MIC IN + VIVO da minha X1900 p/ captura... será q a garantia cobre isso... e outra os UTILIES da Creative... dão PAU direto... alguém sabe me dizer se o problema esta nas minhas memórias ???

minha config tá aí em baixo ¬¬¬ alguém pode me ajudar ?.. apesar dos problemas estou AINDA satisfeito com a compra q fiz na WAZ dessa MB... espero com o tempo usufruir de todos os recursos dela... outra duvida ela é PCI EXPRESS 16X + 16 X = 32X ????

Obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida sobre a relação sinal/ruído desta placa:

Os testes mais recentes de placas mãe do CdH estão informando a relação sinal/ruído das entradas de som, então qual seria essa relação do line in para esta placa?

Pois no teste somente informa 100 dB de relação, será que é tanto p/ entrada como p/ saída?

Obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa se esse é o topico errado, mas não achei outro que teria haver com a minha duvida!!!

Queria a opinião do clube, para sabe qual a melhor placa AMD, pois pretendo compra-la sem ter arrependimentos depois!!!

Vou por as placas que mas me chamaram atenção. E se uma delas for a melhor me avisem por favor, agora, caso tenha uma melhor que essas, coloquem o nome ou o link ond eu possa ver o que ela tem de especial!!!

Placa-mãe ECS KA3 MVP Extreme

Placa-mãe ASUS M2N32-SLI De Luxe

Placa-mãe MSI K9N Diamond

Placa-Mãe ECS KN3 SLI2 Extreme

Placa-mãe ASUS M2N-E SLI

Bom, essas são as placas.

Ogrigado pela atenção... e caso alguem possa me ajudar, é so mandar uma msg!!!

Brigadão!!!...e Desculpa o encomodo!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu estou com uma dúvida!

tenho uma MSI K9N SLI Platinium, 2GB de ram Corsair ddr2, más o principal problema está na bios em reconhecer o processador AMD AM2 atlon64 X2 4000+.

Sempre quando ligo o PC aparece a seguinte informação na hora de reconhecer o processador no setup: Processor AMD Unknow ?! :huh:

más quando aperto F1 e inicio o windows ele reconhece direitinho

só q estou percebendo q ele está com o desempenho limitado e quero atualisar a bios para a versão que suporte o processador sem problemas :)

será q vocês podem me dizer qual a versão da bios q devo utilizar e se não for pedir munto me mandar o Link de download tmb :)

Grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×