Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-Mãe MSI P35 Neo Combo


     86.024 visualizações    Placas-mãe    7 comentários
Teste da Placa-Mãe MSI P35 Neo Combo

Introdução

A P35 Neo Combo da MSI – que é também conhecida como MS-7365 – é baseada no mais novo chipset Intel P35 e é uma placa-mãe voltada para o usuário médio que quer suporte às memórias DDR3, mas mantendo compatibilidade com memórias DDR2, já que esta placa-mãe oferece soquetes para ambos os tipos de memória, DDR2 e DDR3. A P35 Neo Combo da MSI também suporta os futuros processadores Core 2 Duo com o novo barramento externo de 1.333 MHz. Vejamos as características e o desempenho deste novo lançamento da MSI.

Teste da Placa-Mãe MSI P35 Neo Combo
Figura 1: Placa-mãe MSI P35 Neo Combo.

O Intel P35 sucede o chipset Intel P965, tendo como foco principal placas-mães intermediárias. A diferença entre esses dois chipsets é o suporte às memórias DDR3 e o novo barramento de 1.333 MHz, características estas presentes no P35 mas não no P965. Note que o suporte às memórias DDR3 não significa que todas as placas-mães com o chipset P35 aceitarão memórias DDR3: como os soquetes DDR2 e DDR3 são diferentes, fica a critério do fabricante decidir se a placa-mãe vai aceitar ou não esse tipo de memória. No caso da P35 Neo Combo, ela tem dois soquetes DDR2 e dois soquetes DDR3 permitindo, assim, o uso tanto de memórias DDR2 quanto de memórias DDR3, mas não as duas ao mesmo tempo. Você tem que escolher uma delas.
 
Uma outra diferença entre o P35 e o P965 é o chip ponte sul. O Intel P965 usa o chip ICH8, enquanto que o P35 usa o novo chip ICH9. A diferença entre os dois é muito pequena, com o ICH9 suportando 12 portas USB 2.0 em vez de 10. O modelo ICH9R (a P35 Neo Combo é baseada no ICH9 original) suporta RAID, seis portas SATA-300 (o ICH9 original suporta apenas quatro) e a nova tecnologia “Intel Turbo Memory”, nome comercial da Tecnologia Robson, que é uma tecnologia de cache de disco usando memórias flash, disponível através da instalação de uma placa PCI Express x1. Clique aqui para mais detalhes sobre esta tecnologia.

Oficialmente o chipset Intel P35 suporta memórias DDR2 até DDR2-800 e memórias DDR3 até DDR3-1066. Porém, assim como acontece com o chipset Intel P965, extra-oficialmente o P35 suporta memórias DDR2-1066. Nesta placa-mãe, no entanto, tivemos problemas para configurar nossas memórias DDR2-1066 para trabalharem a 1.066 MHz. Apesar de no setup da placa-mãe existir uma opção para configurar nossas memórias a 1.066 MHz (na verdade uma opção que configura o multiplicador entre o barramento local e o barramento da memória) nossas memórias estavam sempre trabalhando a 800 MHz. Este é provavelmente um “bug” com o BIOS que estávamos usando, que era a primeira versão (1.0), já que em uma outra placa-mãe com chipset P35 (MSI P35 Platinum) nós configuramos nossas memórias a 1.066 MHz sem problemas. Nós relatamos este problema para a MSI, mas não obtivemos uma resposta deles em tempo hábil.

Um outro problema que tivemos foi que deixando as memórias configuradas como “auto” no setup da placa-mãe fez com que elas fossem configuradas como DDR2-667, apesar de estarmos usando módulos DDR2-1066 (que normalmente são reconhecidos como DDR2-800).

Como mencionamos, esta placa-mãe tem dois soquetes DDR2 suportando até 4 GB e dois soquetes DDR3, também até 4 GB de memória RAM. Como você não pode usar memórias DDR2 e DDR3 ao mesmo tempo, a capacidade máxima de memória desta placa-mãe é de 4 GB.

Esta placa-mãe suporta configuração de dois canais, mas a MSI fez um carnaval, com cada soquete usando uma cor diferente. Os soquetes DDR2 são verde e laranja, enquanto que os soquetes DDR3 são azul e rosa. Para habilitar o modo de configuração de dois canais nesta placa-mãe basta instalar dois módulos DDR2 ou dois módulos DDR3.

Teste da Placa-Mãe MSI P35 Neo Combo
Figura 2: Soquetes de memória da MSI P35 Neo Combo.

Infelizmente não temos módulos DDR3 e, portanto, testamos esta placa-mãe apenas com módulos DDR2.

Esta placa-mãe tem um total de cinco portas SATA-300, quatro controladas pelo chip ponte sul ICH9 (não suportando RAID, como mencionamos) e uma controlada por um chip Marvell 88SE6111. Este chip também controla uma porta paralela ATA (ATA/133), já que o chipset Intel P35 não suporta dispositivos IDE paralelos.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada pela ponte sul usando um chip Realtek RTL8111S para fazer a interface com a camada física.

A P35 Neo Combo da MSI tem ainda 12 portas USB 2.0 (quatro soldadas na placa-mãe e oito disponíveis através de adaptadores externos, que não vêm com a placa-mãe) e duas portas FireWire controladas pelo chip VIA VT6308 (uma soldada no painel traseiro da placa-mãe e outra disponível através de um adaptador externo que não vem com a placa-mãe).


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Meu, é placa atrás de placa. Parabéns aos caras do CDH. Agora uma coisa: existe(m) placa(s) que usem pci express x1? Porque se não, não tem nem porque continuar disponibilizando esses slots...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de parabenizar o CDH por mais um teste, eu na condição de usuário médio acho importante estar a par das opções existentes no mercado.

Só acho que tem uma informação errada na descrição da configuração usada para teste, vejam:

Memória: 2 GB de memória DDR2-1066/PC2-850 com temporizações 5-5-5-15, dois módulos Patriot PDC21G8500ELK (512 MB cada) e dois módulos Corsair CM2X512-8500C5 (512 MB cada).

Como assim quatro módulos DDR2? Não existem apenas 2 slots??

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu, é placa atrás de placa. Parabéns aos caras do CDH. Agora uma coisa: existe(m) placa(s) que usem pci express x1? Porque se não, não tem nem porque continuar disponibilizando esses slots...

Existem sim, placa para Rede usam slots X1, por enquanto o padrão PCI normal consegue fazer um transferencia de 1gb mas acredito em breve surgira um novo padrão 2gbs e então precisara de um slot o dobro mais veloz, ou seja o x1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...