Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Vídeo On Board

       
 100.918 Visualizações    Artigo  
 0 comentários

Saiba o que é Vídeo on Board.

Vídeo On Board
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Diversos modelos de placa-mãe estão trazendo vídeo "on board", ou seja, placa de vídeo embutida na própria placa-mãe. Desta forma, não é necessário o uso de nenhuma placa de vídeo adicional.

Há duas técnicas básicas utilizadas para a construção desse tipo de placa-mãe. No passado, as placas-mães utilizavam somente um processo de simples integração da placa de vídeo à placa-mãe. Na placa-mãe havia o processador de vídeo e a memória de vídeo à parte, como ocorre em um micro onde a placa de vídeo é instalada em um dos slots da placa-mãe.

Atualmente, entretanto, diversas placas-mães estão utilizando a arquitetura UMA (Unified Memory Architecture). Essa arquitetura faz com que parte da memória RAM do micro seja usada como memória de vídeo, ao invés da memória de vídeo ser formada por circuitos à parte na placa-mãe. Essa arquitetura é utilizada por placas-mães que não possuem chipsets Intel (os chipsets Intel não permitem a arquitetura UMA), como os chipsets SiS 5598 ("TX Pro 2" e "Super TX", que são outros nomes para este chipset) e VX Pro 2.

Obviamente a quantidade de memória RAM disponível para aplicativos será menor, já que a memória de vídeo será formada por parte da memória RAM. Se você configurar o micro a ter 2 MB de memória de vídeo, você terá 2 MB de memória a menos. Um micro com 16 MB de RAM ficaria com somente 14 MB disponíveis, por exemplo.

Muitos leitores têm perguntado sobre as placas-mães VX Pro 2 com 4 MB de memória de vídeo. Na verdade, como o chipset VX Pro 2 usa a arquitetura UMA, esses "incríveis" 4 MB de vídeo são da memória RAM. Se você configurar o micro a usar 4 MB de memória de vídeo, ele ficará com 4 MB a menos para aplicativos.

Nesse tipo de placa-mãe, a configuração da quantidade de memória de vídeo que o micro utilizará é feita no setup (basta pressionar a tecla "DEL" durante a contagem de memória). Em geral há três configurações possíveis: 1 MB, 2 MB e 4 MB.

A configuração do vídeo é feita da mesma forma que as placas de vídeo comum. Você precisará do disquete ou CD-ROM contendo os drivers de vídeo, que acompanha a placa-mãe. Caso a sua placa não tenha vindo com os drivers ou então caso você tenha perdido o disquete ou CD-ROM, você poderá baixá-los na Internet no site do fabricante da placa.

Por falar em vídeo "on board", algumas dessas placas-mães também possuem áudio "on board", ou seja, uma placa de som integrada na própria placa-mãe. Alguns usuários estão encontrando dificuldades para instalar e configurar o áudio "on board". Em geral a solução é a utilização de um driver atualizado.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×