Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.
---
Uma das maneiras mais fáceis de aumentar o desempenho, confiabilidade e autonomia do seu notebook é substituir o disco rígido por uma unidade SSD. Vamos discutir esta possibilidade.
As unidades SSD (Solid State Drive ou Unidade de Estado Sólido), como o nome sugere, utilizam componentes de estado sólido (ou seja, semicondutores) para armazenar os dados. Os componentes usados são memórias flash. Os discos rígidos, por outro lado, utilizam pratos magnéticos para armazenarem os dados. Por causa disso eles têm uma cabeça de leitura/gravação e motores para girar os pratos e mover as cabeças. As unidades SSDs oferecem as seguintes vantagens em relação aos discos rígidos, já que elas são componentes 100% eletrônicos, não usando nenhuma parte mecânica:
- Desempenho: a taxa de transferência de dados das unidades SSDs é muito maior do que a dos discos rígidos, já que não há atraso envolvido com a movimentação das cabeças.
- Confiabilidade: os discos rígidos podem danificar-se caso você deixe o seu notebook cair no chão, já que as cabeças podem tocar na superfície magnética e arranhá-la ou as cabeças podem literalmente quebrar.
- Autonomia da bateria: o consumo das unidades SSDs é reduzido, já que não há motores a serem alimentados.
Claro que existem algumas desvantagens:
- Capacidade: enquanto você pode facilmente encontrar discos rígidos com capacidade de armazenamento na casa dos terabytes, a maior unidade SSD disponível hoje tem 256 GB.
- Preço: as unidades SSDs são muito mais caras do que os discos rígidos. Um modelo de 256 GB pode custar mais de US$ 600, nos EUA (discos rígidos de 1 TB custam cerca de US$ 140, nos EUA; com este valor você pode comprar uma unidade SSD de apenas 32 GB).
Ok, você já fez um upgrade de memória em seu notebook (que é muito mais barato e que deve ser feito primeiro) e você tem grana para seguir em frente. O que você deve fazer?
Você precisa comprar uma unidade SSD com o mesmo tamanho físico do seu atual disco rígido: 2,5” ou 1,8”. Verifique o tamanho abrindo o compartimento do disco rígido em seu notebook (que está localizado na parte inferior do seu equipamento) e leia o que está escrito. Você precisará ainda de uma unidade SSD com capacidade de armazenamento maior do que a quantidade de espaço atualmente sendo usada em seu disco rígido.
Na próxima semana mostraremos como instalar sua nova unidade SSD e como copiar o conteúdo do seu disco rígido para a unidade SSD.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora