Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebooks: quais ideias provavelmente chegarão ao mercado?


     1.791 visualizações    Portáteis    8 comentários
Notebooks: quais ideias provavelmente chegarão ao mercado?

Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.

---

Nos últimos meses muitos usuários e autores propuseram ideias para o projeto WePC. Aqui estão algumas das ideias que eu pessoalmente acho que têm grandes chances de chegar ao mercado e se tornarem um recurso padrão:

  • Webcams com maior qualidade. Isto é óbvio, já que os preços dos componentes estão sempre caindo.
  • Webcam removível para poder ser usada como uma câmera digital convencional. Hoje as webcams integradas não podem ser usadas como câmeras convencionais porque elas estão permanentemente presas ao notebook.
  • Melhor sistema de refrigeração. Eu não tenho uma bola de cristal, portanto eu não sei exatamente qual é a solução que os fabricantes irão adotar, mas está claro que algo precisa ser feito para reduzir a temperatura dos notebooks de modo a melhorar a utilização deles sobre o colo.
  • Sensores para ligar ou desligar a tela quando você está próximo ou não do notebook. Isto ajudaria a economizar bateria.
  • Um slot padrão para a instalação, remoção ou substituição de uma placa de vídeo. A maior desvantagem dos notebooks é que você não pode trocar seu chip gráfico. A NVIDIA tentou resolver este problema lançando o MXM, mas ele não vingou, e também esta opção estava disponível apenas para fabricantes de notebooks e não para o público em geral (mesmo se você tiver um notebook com um slot MXM você não pode trocar a placa de vídeo interna porque você não encontrará placas de vídeo MXM no mercado).
  • Notebooks com duas telas. Talvez eles sejam confinados a um nicho de mercado, mas eu realmente vejo um mercado para esta inovação.
  • Um notebook com duas telas sensíveis ao toque e sem teclado, sendo que a segunda tela funcionaria como um teclado virtual quando necessário.
  • Notebook com tela removível, para que você possa separar o computador/teclado do monitor para melhorar sua utilização sobre uma mesa de trabalho.

Quais são as ideias que você pessoalmente acha que têm grandes chances de chegar ao mercado?


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Respondendo a pergunta final:

Cameras de melhor qualidade e tela sensivel ao toque (independente de ser duas telas e uma delas funcionar como teclado). Em vez de usar o mouse, você usaria a própria tela! Acho uma ideia interessante

Tela removivel iria ser uma grande sacada, mas não sei opinar se vai vingar ou não!

A melhor sem duvida seria a placa de video "avulsa" mas teria que ser uma placa decente, como a dos desktops atuais, não só placas "baixo-custo" estilo 9500GT e afins :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se colocarem um projetor desses pequenos que já tem até num celular, seria melhor do que ter duas telas ou uma tela removível.

teclado virtual eu acho que não vinga, tem que ter um feedback senão todos esses anos tentando digitar sem olhar pro teclado vão pro saco! hehehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente somente 5 ideias devem "vingar" e são elas:

•Webcams com maior qualidade. Isto é óbvio, já que os preços dos componentes estão sempre caindo.

com certeza com os preços caindo mais multimídia deve "entrar" nos portáteis.

•Webcam removível para poder ser usada como uma câmera digital convencional. Hoje as webcams integradas não podem ser usadas como câmeras convencionais porque elas estão permanentemente presas ao notebook.

Seria muito bom. Esse tipo de webcam poderia ser preso em outra parte do note (canto da tela talvez) e deveriam ser retráteis.

•Melhor sistema de refrigeração. Eu não tenho uma bola de cristal, portanto eu não sei exatamente qual é a solução que os fabricantes irão adotar, mas está claro que algo precisa ser feito para reduzir a temperatura dos celulares de modo a melhorar a utilização deles sobre o colo.

Sem dúvida poderiam chegar ao mercado note integrados com bases/coolers ou outro sistema de refrigeração.

•Sensores para ligar ou desligar a tela quando você está próximo ou não do notebook. Isto ajudaria a economizar bateria.

Seria bom também. Mas acho que isso "encareceria" o preço final dos notes populares de faixa de preço entre R$1.500,00 a 2.000,00.

•Um slot padrão para a instalação, remoção ou substituição de uma placa de vídeo. A maior desvantagem dos celulares é que você não pode trocar seu chip gráfico. A nVidia tentou resolver este problema lançando o MXM, mas ele não vingou, e também esta opção estava disponível apenas para fabricantes de notebooks e não para o público em geral (mesmo se você tiver um notebook com um slot MXM você não pode trocar a placa de vídeo interna porque você não encontrará placas de vídeo MXM no mercado).

A melhor ideia na minha opinião (juntamente com o sistema de refrigeração). Seria bom a criação de um outro slot tipo o PCMCIA. Pois hj em dia já trocamos HD e memória então por que não placa de vídeo?

Já as ideias de Notes com duas telas eu não seria meio difícil (mas não impossível) encontrar o design ideal.

Usar uma tela LCD como teclado? Acho que nem todos se acostumariam com essa ideia (existem pessoas como eu que ainda precisam "sentir as teclas").

É isso.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em adição aos pontos colocados no artigo, muito interessantes, especialmente os relativos à webcam (imagino um camera de verdade ultracompact, destacável), queria colocar outro.

Acho que um ponto que vai vingar também é a evolução da configuração dos netbooks derrubando os notebooks de entrada.

Os Atoms & Cia irão deverão evoluir ao ponto de praticamente eliminar os notes celeron da vida. Com baixo consumo (alta autonomia, portanto) e poder de processamento razoável (como já estamos tendo com um Atom x2 330, ainda "proibido" para netbooks), HDs (já tem barato os de 160GB) ou SSDs mais generosos (longe de serem baratos, ainda), preço baixo (único ponto discutível), não tem vantagem real comprar um note celeron de 14" e 2.5KG. Quem precisar de algo mais, pega um Core ou Turion X2.

Agora, viajando um pouco, eu queria um notebook dobrável, com tela flexível. Por que? Ora, para colocar um note/net com tela de 12-14" (1280x1024) em um bloquinho de 17x15cm, pesando 1Kg, dentro da minha pasta e ser feliz! :D

Tela destacável seria perfeito se permitisse upgrade de telas, também. O note seria um "dockstation de telas" - mas aí teríamos que ter telas dobráveis ou escamoteáveis ou etc para usar a mesma base. :)

{}s

Sam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essas idéias realmente tem muitas chances de vingar, umas com mais facilidade do que outras(como é o caso das relacionadas à webcam), mas eu gostaria de ver a da placa de vídeo removível, isso sem dúvida seria muito interessante para as pessoas que desejam substituir o desktop pelo notebook como uma plataforma de jogos ou para aplicações que exijam muito do vídeo, afinal quem quer uma placa de vídeo melhor mas já está contente com o resto do notebook só tem como opção comprar outro, o que é bastante inviável.:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não duvidaria do teclado digital ou do note de duas telas, sinceramente, apesar de não achar a melhor das idéias (a tela removível é muito boa) creio que vai ser uma das primeiras a vingar.

Não estou lembrando de qual empresa está usando esta frase, mas sei que tem uma propaganda de celular que está aparecendo na TV que no final aparece a frase: "bem vindo a era touch".

percebam que para celulares, a ideia touch, quando foi inalgurada pelo Iphone, basicamente era ideia só para celulares mais caros e olha lá, mas hoje (como se já tivesse muito tempo isso) existe propaganda somente destes celulares, eu não creio que seja só uma onda, acho que é uma revolução mesmo, algo que veio para ficar. Nintendo DS, aquele PC da HP o qual eu esqueci o nome, o Nintendo Wii e muitos outros gadgets e ou aparelhos eletrônicos de menor importância como GPSs estão aderindo a essa era da interatividade, sendo que a ideia de touch screen é a ponta da lança.

Repare que todos estes aparelhos que citei são sucessos em todos os sentidos, possuem fama, vendem muito e etc. Nintendo wii então, nem se comenta, simplesmente não possui adversários.

Eu lembro que desde o play1 tentava-se fazer com que o console virasse algo da família, um aparelho da sala assim como a TV ou o som, tentaram fazer isso inserindo e inventando um monte de funções neles, leitor de cd e num sei o que mais, mas só o Wii definitivamente conseguiu isso. Não é aquele aparelho do moleque da casa, que ngm entende e todos tem medo, é algo que a família toda gosta, é normal no japão o EUA sentar na frente da TV para ver alguém jogar boliche no wii e se divertir com isso do mesmo modo que assistimos Jornal ou novela em família aqui.

Claro que os jogos do Wii, que não são só voltados para adolescentes e jovens do sexo masculino contribuem muito para isso. Mas creio que o verdadeiro segredo é a interatividade. É uma nova era de produtos eletrônicos buscando mais uma vez a interatividade com as pessoas, pois apesar de gadgets em geral estarem no centro do mundo consumista hoje, a maioria das pessoas na verdade corre atrás de entender estes produtos por falta de opção e pela importância deles. A verdade é que estes produtos eletrônicos ainda são uma tortura para muita gente que estaria disposta a pagar mais por algo mais intuitivo, produtos interativos sempre fazem um baita sucesso, quando vêm em onda então, como agora trazem muitas novidade que pouco tempo atrás eram impensáveis.

Na minha opnião, uma grande tela touch em um note não só traria todas estas possibilidades de uma tela touch como em um Iphone como resolveria um grandissíssimo problema dos notes, algo que as pessoas aceitam (até mesmo os mais aficcionados) simplesmente por falta de coisa melhor: o touchpad. Eu simplesmente me sinto desestimulado a usar um note se não tem um lugar por perto onde eu possa apoiar um mouse.

Já até imagino, seria até muito prazeroso mexer numa tela touch bem grande, ao contrário do Ipod onde tem-se que encolher a mão, as pessoas encheriam a mão nessa tela, imagino até os sistemas operacionais poderão ser adaptados para explorar as novas possibilidades.

agora mudando um pouco de assunto, tá certo que note é a sensação do momento, mas porque diabos não abrir um site deste tipo também para desktops, os gabinetes de hoje não são perfeitos, em questão de refrigeração então eles estão completamente perdidos, antigamente tinha-se um sistema só que refrigerava o sistema inteiro, hoje são várias soluções individuais, ad hoc, para cada componente, o gabinete cheio de buracos e espelindo ar quente por todos os lados. Eu gostaria de debater isso oras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o futuro mais próximo (3~7 anos), é a larga adoção de telas sensíveis ao toque com suporte a gestures e afins, no formato de tablet, com ou sem teclado (imagine um IPhone de 10 ou 12"). Dai pra frente é meio complicado tentar prever algo.

Em 1999, era inimaginável dizer que o disquete iria virar peça de museu e que eu carregaria um cartão menor que minha unha com capacidade maior que meu HD da época (micro sd 4gb), ou que a memória ram instalada no meu pc seria maior que o HD que usava. As únicas coisas que pude prever foram o fim do disquete e do hd rotativo antes de 2010

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...