Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Novidades em Expansão de Notebooks

       
 127.483 Visualizações    Artigo  
 0 comentários

Fique por dentro das novidades que possibilitam expandir a capacidade de notebooks.

Novidades em Expansão de Notebooks
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O grande problema dos notebooks é o seu upgrade, que é limitado. Nos últimos anos essa questão melhorou muito e atualmente é possível trocar ou aumentar a memória RAM e o disco rígido. Além disso, os notebooks possuem ainda um slot de expansão chamado PC Card (que antigamente era chamado de PCMCIA), que permite a instalação de placas de rede, modems, discos rígidos, adaptadores para a leitura de cartões de memória de câmeras digitais e diversos outros periféricos para expandir as capacidades do seu notebook. As placas PC Card medem 54 mm x 85,6 mm usam um conector de 68 pinos e podem ser encontradas em três tipos de espessura: tipo I (3,3 mm), tipo II (5 mm) e tipo III (10,5 mm).

Muito em breve, com a adoção do novo barramento PCI Express, chegará ao mercado um novo tipo de slot de expansão para notebooks, chamado Express Card, que virá em dois tamanhos: Express Card/34 e Express Card/54, com 34 mm e 54 mm de largura, respectivamente. Ambos têm 75 mm de profundidade e 5 mm de espessura. A ideia é a mesma do PCCard, só que, por usar comunicação serial em vez de paralela, usa menos pinos (apenas 26 pinos, contra 68 pinos no PC Card) e com isso é possível a construção de placas de expansão menores.

Novidades em Expansão de Notebooks
Figura 1: Placas Express Card. A da esquerda é uma de 54 mm, para smart card.

Mas tanto o PC Card quanto o Express Card não resolvem um problema: o da placa de vídeo. O problema é que até hoje a maioria dos notebooks tem a sua placa de vídeo integrada à sua placa-mãe. Ou seja, não é possível trocar o vídeo porque este está preso à placa-mãe do notebook.

A NVIDIA apresentou recentemente uma ideia que pretende acabar com este problema. Chamado MXM (Mobile PCI Express Module), trata-se de um slot padronizado para notebooks onde a placa de vídeo é encaixada. Assim, se o seu notebook usar este módulo e, no futuro, você quiser trocar a sua placa de vídeo, isto será possível, bastando remover a placa antiga e instalar a placa nova.

O slot MXM é um slot de 230 pinos e as placas MXM poderão ser encontradas em três formatos: MXM-I, de 70 x 66 mm, para notebooks finos; MXM-II, de 73 x 78 mm, para os notebooks populares; e MXM-III, de 80 x 100 mm, para modelos topo de linha de alto desempenho.

Vários fabricantes de notebooks, como a AOpen, Quanta, Uniwill, Wistron, FIC, Clevo, Tatung, Arima, ASUS e Mitac, já disseram que vão adotar este novo tipo de slot em seus futuros notebooks.

A expectativa é de que a NVIDIA já produza os futuros GeForce Go 6 (baseados na recém- lançada linha GeForce 6800) no novo formato.

Mas se esta ideia vai realmente dar certo não sabemos, até porque a ATI prepara o lançamento de um formato próprio de slot para placa de vídeo para notebooks chamado Axiom.

Novidades em Expansão de Notebooks
Figura 2: MXM, padrão de slot para placa de vídeo para notebooks criado pela NVIDIA.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×