Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Shuttle XPC SB75G2

       
 59.798 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com o Shuttle XPC SB75G2, um modelo de mini PC criado pela Shuttle.

Shuttle XPC SB75G2
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O modelo de mini PC criado pela Shuttle, chamado XPC, foi rapidamente copiado por outros fabricantes, como Biostar (iDEQ), FIC (ICE-Cube), Soltek (Qbic) e ECS (EZ-Buddie), só para citarmos alguns. O mini PC é também chamado de "bare bone", por ser um computador que vem vazio, isto é, trata-se de um gabinete com fonte, placa-mãe, cooler do processador e conectores frontais e traseiros, mas você tem que instalar os demais componentes do micro (processador, memória, disco rígido, etc).

Existem modelos de XPC tanto para a plataforma Intel quanto para a plataforma AMD. Nós já testamos aqui um modelo chamado SS51G, para a plataforma Intel. Nós agora recebemos da Shuttle o modelo topo de linha para a plataforma Intel, chamado SB75G2. Sua principal característica é não possuir vídeo on-board, ao contrário do que ocorre com a maioria dos mini PCs disponíveis no mercado. Como este modelo é baseado no chipset Intel 875P, ele promete ter um excelente desempenho.

O gabinete do SB75G2 é de alumínio preto, como você confere na Figura 1. Ele realmente possui um bonito visual. O único problema é que você terá de instalar unidades de CD-ROM e unidades de disquete pretas, para não destoar do conjunto. Caso contrário, você terá um visual feito, com tampas brancas ou beges em contraste com o resto do conjunto, que é preto.

 

Shuttle XPC SB75G2
Figura 1: XPC SB75G2 da Shuttle.

O tamanho do XPC é reduzido (20 cm de largura, 19 cm de altura e 30 cm de profundidade) e o seu visual, aliado ao seu tamanho reduzido) permite que você use o XPC como um centro multimídia em sua sala de estar, por exemplo, tocando MP3, filmes e rodando jogos. Como comentamos, este modelo é topo de linha e nele você é obrigado a instalar uma placa de vídeo avulsa. Basta você instalar uma boa placa de vídeo para ter uma excelente plataforma para jogos, como você irá conferir em nossos testes.

Como é necessário instalar uma placa de vídeo e como o produto é baseado no Intel 875P, que é o chipset topo de linha da Intel, era de se esperar que tivéssemos problemas para instalar placas de vídeo de alto desempenho no XPC, tanto por causa do tamanho diminuto do gabinete quanto pelo problema do calor gerado pela placa de vídeo. Mas nossa suposição mostrou-se falsa. Nós instalamos nossa Radeon 9800 Pro sem problemas neste modelo de XPC e no tocante à dissipação térmica, a Shuttle fez uma jogada de mestre. Na área onde a placa de vídeo fica instalada, o gabinete é aberto e protegido por uma grade. Assim, o calor dissipado pela placa de vídeo é imediatamente expulso para fora do gabinete. Confira na Figura 2.

 

Shuttle XPC SB75G2
Figura 2: Lateral do XPC SB75G2 da Shuttle.

Conectores é que não faltam no XPC SB75G2. Na frente do XPC você encontra entrada de linha (line in), entrada de microfone (mic in) e saída para fones de ouvido, duas portas USB 2.0 e uma porta FireWire usando plugue pequeno, além dos botões power e reset e dos LEDs power e do HD.

 

Shuttle XPC SB75G2
Figura 3: Conectores frontais do XPC SB75G2 da Shuttle.

Já na parte traseira nós temos saídas do som on-board com saídas independentes para os canais frontal, traseiro, central e de subwoofer, conectores do teclado e mouse PS/2, duas portas seriais, quatro portas USB 2.0, uma porta FireWire (plugue tradicional), rede Gigabit Ethernet e entrada e saída SPDIF óptica.

 

Shuttle XPC SB75G2
Figura 4: Conectores traseiros do XPC SB75G2 da Shuttle.

Vamos agora falar do XPC modelo SB75G2 por dentro. Na Figura 5 você tem uma visão geral do produto por dentro. Um dos grandes atrativos dos XPC da Shuttle é o uso de um cooler silencioso, baseado em heat-pipes. Na Figura 4 você vê os quatro parafusos de rosca manual que são necessários soltar para remover o cooler e, como você pode ver na Figura 5, o cooler transfere calor do processador para um radiador localizado na parte traseira do aparelho, radiador este que é resfriado por uma ventoinha. O XPC altera a velocidade de rotação desta ventoinha de acordo com a necessidade, de modo a diminuir o nível de ruído gerado pelo XPC e também para aumentar a sua vida útil (quanto mais lento roda uma ventoinha, maior a sua vida útil). Já na Figura 6 você confere o interior do XPC com o cooler removido.

 

Shuttle XPC SB75G2
Figura 5: O XPC SB75G2 por dentro.

 

Shuttle XPC SB75G2
Figura 6: Visão do interior do XPC SB75G2 após o cooler ter sido removido.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×