Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Shuttle XPC SB75G2


     64.705 visualizações    Portáteis    0 comentários
Shuttle XPC SB75G2
Produto Recomendado

Overclock e Conclusões

O XPC SB75G2 da Shuttle possui várias opções para o overclock. Nele você pode configurar o clock externo do processador de 100 MHz a 355 MHz em incrementos de 1 MHz, fixar o clock dos barramentos AGP, PCI e Serial ATA (este recurso aumenta as chances do overclock funcionar, pois dessa forma o clock destes barramentos não aumenta conforme aumentamos o clock externo do processador, evitando que o overclock não dê certo por uma limitação do barramento AGP ou PCI), aumentar as tensões de alimentação do processador (de 0,825 V a 1,5875V em incrementos de 0,0125 V), da memória (auto, 2,65 V, 2,70 V e 2,75 V) e do barramento AGP (auto, 1,55 V, 1,60 V e 1,65 V).

Nós conseguimos colocar o nosso processador Pentium 4 de 2,4 GHz rodando a 158 MHz externamente (2.844 MHz internamente) – um incremento de 18,50% no clock interno do processador. É uma boa marca, mas em outras placas-mães topo de linha conseguimos overclocks acima de 160 MHz, como foi o caso da Soyo P4I875P Dragon 2 (160 MHz), da Albatron PX865PE Pro II (161 MHz), da Gigabyte GA-8S655 FX Ultra (161 MHz), da Gigabyte GA-8S648FX (164 MHz), da Gigabyte GA-8IPE1000 Pro 2 (164 MHz) e da Gigabyte GA-8IPE1000 Pro 2 (169 MHz), só para citarmos algumas.

De qualquer forma, é importante lembrar que nós não forçamos a barra e não alteramos nenhuma configuração de aumento de tensão de alimentação do processador ou da memória. Com isso, é bem capaz que você, com mais paciência e tempo disponível do que nós, consiga resultados ainda melhores do que os nossos.


Conclusões

O SB75G2 é realmente um XPC topo de linha, levando com louvor o nosso selo de produto recomendado. Ele não deixa a desejar a nenhum PC "grande", tanto em desempenho quanto em recursos. É realmente difícil de acreditar que um PC tão pequeno consiga ter um desempenho igual ao de um PC topo de linha "parrudo".

Visualmente falando, o SB75G2 é realmente muito atraente. Além de ocupar muito pouco espaço em uma mesa de trabalho e poder até mesmo funcionar como uma peça decorativa, uma das grandes vantagens do gabinete dos XPCs de uma forma geral é terem todos os plugues das portas USB, FireWire, SPDIF, fones de ouvido, microfone, etc disponíveis em local de fácil acesso – em sua parte frontal ou em sua parte traseira. Como é um PC desenvolvido para ficar em cima da mesa, os seus plugues traseiros são de fácil acesso.

Nosso medo de termos problemas com a exaustão térmica por conta do tamanho reduzido do gabinete mostrou-se infundado, graças à existência de uma grade lateral que expele o ar quente de dentro do XPC, especialmente o ar quente gerado pela placa de vídeo. Como essa grade está localizada exatamente em frente à placa de vídeo, todo o calor gerado pela placa sai praticamente imediatamente de dentro do micro.

Recursos é que não faltam no SB75G2 e você poderá usá-lo durante anos sem a necessidade de um upgrade: DDR Dual Channel, duas portas FireWire, seis portas USB 2.0, entrada e saída SPDIF óptica, som on-board de seis canais, duas portas Serial ATA e rede Gigabit Ethernet, além do suporte aos novos processadores com barramento de 800 MHz, inclusive os Pentium 4 com núcleo "Prescott".

Seu grande problema é o preço, caro para o mercado brasileiro. De qualquer forma, a Shuttle já fechou contrato com a Digitron para a fabricação do XPC no Brasil, o que com certeza contribuirá para baixar o seu preço.

O único defeito do XPC é que você precisa instalar unidades de disquete, CD ou DVD pretas (no caso do SB75G2, que tem o gabinete preto) para que o micro fique bonito. Instalar unidades brancas ou beges fazem com que as unidades destoem do conjunto.

É importante ter em mente que este teste refere-se exclusivamente ao modelo SB75G2, que é um modelo topo de linha. Outros modelos podem não ter um desempenho tão alto quanto o modelo testado.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...