Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Opteron


     86.665 visualizações    Processadores    1 comentário
AMD Opteron

Conclusões

Por enquanto devem ser lançados três modelos do processador Opteron, o 240 trabalhando na freqüência de 1,2 GHz, o 242, na freqüência de 1,4 GHz e o 244, na freqüência de 1,6 GHz. Repare que essas freqüências são, de certa forma, consideradas baixas, pois o processador Athlon XP já ultrapassou a barreiro de 2 GHz e o Pentium 4 já ultrapassou a barreira de 3 GHz. Mas temos que ter mente que a freqüência não é o mais importante para o desempenho de um processador, basta lembrar que o Athlon XP 3000+ trabalha a freqüência de 2,17 GHz.

Provavelmente ainda neste trimestre, a AMD deve lançar a série 800 deste processador, sendo uma excelente opção para empresas que necessitam de um super computador.

Durante este evento, a AMD acabou antecipando algumas informações sobre o Athlon 64, que deve ser lançado em setembro. Esse processador deve ser praticamente idêntico ao Opteron, tendo somente algumas diferenças:

  • Utiliza o soquete 754;
  • Barramento externo: utiliza o barramento HyperTransport com somente uma via, ou seja, é capaz de atingir uma taxa de transferência de 6,4 GB por segundo (a mesma taxa de transferência do Pentium 4 com o barramento de 800 MHz);
  • Controladora da memória RAM sem a capacidade de trabalhar com o barramento de 128 bits. Considero este um ponto extremamente negativo, já que atualmente praticamente todos os fabricantes de chipsets estão desenvolvendo chipsets com suporte ao barramento de 128 bits, ou seja, de certa forma é uma volta ao passado, o que pode acabar prejudicando o Athlon 64 se comparado com o seu principal rival, o Pentium 4, que já possui chipsets com este recurso, e o próprio Athlon XP.

É claro que o objetivo da AMD é substituir o atual Athlon XP pelo Athlon 64, mas este parece ser um processo lento, sendo que provavelmente até o final de 2004 o Athlon XP ainda deve ser considerado o carro chefe da AMD. Otto Stoeterau, gerente de tecnologia da AMD, também fez questão de afirmar que, por enquanto, a AMD não possui a intenção de desenvolver um processador Duron de 64 bits, sendo isso apenas um boato que está circulando na Internet, confirmando inclusive que o processador Athlon 64 que irá utilizar o núcleo Paris (será equipado com somente 256 KB de cache L2) não receberá o nome "Duron 64", continuando provavelmente com o mesmo nome, ou seja, Athlon 64.

Apesar de o processador Opteron não necessitar de um sistema operacional especial, a Microsoft deve liberar na metade deste ano versões beta do Windows XP e do Windows 2003 desenvolvidas especialmente para os processadores de 64 bits da AMD. Obviamente com um sistema operacional de 64 bits, será possível utilizar todo o desempenho do processador Opteron e do Athlon 64. É valido que já existem versões do Linux para os processadores da AMD.

É praticamente impossível prever o futuro, mas sinceramente estou convencido do sucesso do processador Opteron, o que certamente vai fortalecer bastante a AMD no mercado de servidores. Não sei se este processador vai conseguir cumprir todas as expectativas da AMD, mas acho praticamente impossível ser uma decepção.

Também acredito muito no sucesso do Athlon 64, já que para o mercado de computadores desktop, um processador de 64 bits pode facilmente conquistar os consumidores, principalmente o público leigo, que provavelmente vai acabar considerando o Athlon 64 muito melhor que o Pentium 4, já que o Athlon 64 trabalha com o dobro de bits. Com certeza ainda vamos ouvir bastante “o Athlon 64 possui o dobro de velocidade do Pentium 4”, o que obviamente não é verdade.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...