Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon XP vs. Pentium 4 - parte 1


     75.601 visualizações    Processadores    0 comentários
Athlon XP vs. Pentium 4 - parte 1

Placa-mãe influencia - e muito - no desempenho do micro

Antes de você ficar empolgado com os resultados dos nossos testes e sair para comprar um Athlon XP, é importante saber que os demais componentes do micro influenciam diretamente o seu desempenho, especialmente a placa-mãe. Em testes que fizemos em nosso laboratório, uma placa-mãe de baixa qualidade (dessas mais baratas com tudo on-board) têm um desempenho muito inferior a placas-mães topo de linha, podendo essa diferença de desempenho chegar a 30% ou mais.

Dizer que um micro é um "Athlon XP" ou um "Pentium 4" não significa que ele seja necessariamente um micro de alto desempenho. Dependendo da placa-mãe utilizada, um Athlon XP pode ter um desempenho prejudicado em até 30%, fazendo com que ele fique muito mais lento que um Pentium 4 equipado com uma placa-mãe de boa qualidade.

Para que a placa-mãe influenciasse o menos possível os resultados dos nossos testes, nós utilizamos a placa-mãe que obteve o maior desempenho dentre todas as placas-mães para Athlon e para Pentium 4 que já testamos. A escolha recaiu na Soltek SL-75DRV4 e na VIA P4XB-RA, respectivamente.

O tipo de memória utilizada também pode influenciar no desempenho. Por isso, utilizamos em nossos testes o mesmo módulo de memória, de 256 MB de DDR-SDRAM (DDR266, PC2100), para que isso não ocorresse.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...