Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon XP vs. Pentium 4 - parte 1


     75.616 visualizações    Processadores    0 comentários
Athlon XP vs. Pentium 4 - parte 1

Superaquecimento: mito ou verdade?

Com os novos processadores passando da casa de 1 GHz de freqüência de operação interna, o aquecimento do processador é inevitável. O uso de um bom dissipador de calor acoplado a uma boa ventoinha é de suma importância para o correto funcionamento do micro.

O problema é que no mercado há um mito de que os processadores da AMD se aquecem muito, causando travamentos, congelamentos, etc na máquina.

Na realidade, o superaquecimento só irá ocorrer se você utilizar uma ventoinha de baixa qualidade. Em nossos testes com o Athlon XP 1500+, sentimos isso na pele. Usamos uma ventoinha comum, dessas mais baratas, e a própria placa-mãe desligava o micro automaticamente após um tempo de uso, pois o processador atingia uma temperatura muito alta (essa temperatura é configurada no setup da máquina), na casa dos 90º C. Esse recurso de desligamento automático está presente em todas as placas-mães mais novas e serve justamente para proteger o micro no caso de superaquecimento, evitando que o processador se queime.

Mas bastou trocar a ventoinha por uma de melhor qualidade (uma ADDA B53) que o superaquecimento parou. Repare na foto que inclusive a base do dissipador de calor é bem maior do que o próprio processador. O uso de pasta térmica entre o processador e o dissipador de calor é indispensável.

Athlon XP vs. Pentium 4 - Parte I
Figura 2: Cooler ADDA B53. Repare como é bem maior que o processador.

A questão toda é que ventoinhas de boa qualidade são bem mais caras do que as ventoinhas de baixa qualidade encontradas em qualquer esquina. A questão toda é: porque economizar R$ 30 ou R$ 40 (que representa 2% ou menos do valor total do micro) na ventoinha do micro, se este componente irá proteger o processador e fará com que ele dure mais, além de evitar travamentos?

Dessa forma, a afirmação de que "os processadores da AMD sofrem de problema de superaquecimento" não passa de uma afirmação criada por aqueles que nunca compraram uma ventoinha de boa qualidade (muitas vezes por total desconhecimento do mercado de ventoinhas).


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...