Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Ativando a Tecnologia Cool'n'Quiet

       
 124.753 Visualizações    Tutoriais  
 4 comentários

Aprenda a ativar a tecnologia Cool'n'Quiet presente nos processadores Athlon 64 da AMD, que diminui a temperatura e o ruído gerados pelo computador.

Ativando a Tecnologia Cool'n'Quiet
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Os processadores Athlon 64 possuem a tecnologia Cool'n'Quiet, que permite reduzir o barulho, o calor e o consumo do computador. Essa tecnologia funciona monitorando o uso do computador (isso é feito 30 vezes por segundo), reduzindo o clock do processador caso o micro não esteja precisando de tanto desempenho. Com a redução do clock, menos calor é gerado e menos energia o micro consome da rede elétrica. Além disso, esta tecnologia também reduz a velocidade de rotação da ventoinha do processador, diminuindo o barulho gerado pelo micro. Quando o micro precisar de desempenho – você rodar um jogo, por exemplo – o clock do processador e a velocidade de rotação da ventoinha voltam ao normal.

Para usar esta tecnologia, basta ter um processador Athlon 64, uma placa-mãe com esta tecnologia habilitada no setup, instalar o driver do processador Athlon 64 e o software Cool'n'Quiet. Para isso, vá em http://www.amd.com, Support & Downloads, Utilities, Drivers & Updates, AMD Athlon 64 Utilities, Drivers & Updates e baixe e instale o driver e o programa Cool'n'Quiet de acordo com o seu sistema operacional. Se você usar o Windows XP ou Windows 2000 poderá ainda instalar o programa "AMD Cool'n'Quiet / PowerNow! Dashboard Demo", que traça um gráfico monitorando a tensão de alimentação, clock do processador, a energia que foi economizada e o uso do processador.

Após a instalação, no Windows XP você deverá clicar no ícone Opções de energia do Painel de Controle, e configurar, no campo "Esquemas de energia" a opção "Gerenciamento mínimo de energia" para habilitar a tecnologia Cool'n'Quiet. Clique no ícone Sistema do Painel de Controle. Se o seu processador estiver sendo listado como sendo um de 800 MHz, significa que o Cool'n'Quiet está ativo e funcionando.

Nos demais sistemas Windows, você deverá clicar no ícone Opções de energia do Painel de Controle e você verá agora uma guia chamada "AMD's Cool'n'Quiet (tm) Technology". Nesta guia, configure a opção Performance em "Automatic Mode". Para testar se o Cool'n'Quiet foi corretamente habilitado, rode o programa Wcpuclk (disponível em nossa área de download). Se o seu processador estiver sendo listado como sendo um de 800 MHz, significa que o Cool'n'Quiet está ativo e funcionando.

Fizemos um teste rápido em uma máquina com o processador Athlon 64 3400+. Sem o Cool'n'Quiet o processador trabalhava entre 48º C e 50º C quando executávamos tarefas básicas (navegação na Internet e escutando arquivos MP3). Quando ativamos o Cool'n'Quiet, a temperatura do processador passou a ficar entre 30º C e 34ºC enquanto realizávamos as mesmas tarefas, realmente muito bom. Com esta tecnologia ativada a ventoinha do cooler passou a rodar mais lentamente, fazendo com que o micro ficasse bem mais silencioso.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Bem, gostei muito do tópico, até porque não conhecia essa opção e acho que muita gente não conhece. Com certeza vou economizar na energia elétrica.

Mas tem acontecido uma coisa que o artigo não disse q gostaria que tirasse minha dúvida.

Minha placa mãe é uma BIOStar K8M800 e o processador um Athlon 4000+. Uso o SmartGuard para ver a temperatura e o clock do processador. Quando o Cool'n'Quiet está ativado, a temperatura diminui em média 5°C. Porém o Vcore também diminui para 1.05-1.06. Tenho jogado com a opção ativada e quando dou um Alt+Tab para verificar se o clock aumentou, tá a mesma coisa, tanto o clock quanto o Vcore. Mas como a temperatura está mais baixa, essa função deve está ativa mesmo. Será que posso confiar nos dados do Vcore?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gugacardoso:

Sim, a função dele é reduzir o clock (pelo multiplicador), a tensão, e conseqüentemente a temperatura da CPU, posteriormente diminuindo também a taxa de rotação da ventoinha.

Resumindo: menos calor, menos barulho, menos consumo de energia.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos,

Estou interessado no assunto pois o meu Athlon 64 está esquentando bastante... Entrei no site da AMD e não encontrei as versões do Driver (Cool'n'quiet) nem do programa (PowerNow!) para o windows XP... Achei o site da AMD muito desorganizado neste ponto...

Alguém pode me ajudar a encontrar???

Obrigado!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Achei o site da AMD muito desorganizado neste ponto...

Alguém pode me ajudar a encontrar???

Obrigado!!!

O site é muito ruim mesmo, tentei baixar Drivers e manuais ontem e é muito desorganizado e especificamente para meu PC estava com link fora do ar.

Sobre o CoolNQuiet, no meu não precisei baixar atualização, já veio de fábrica, foi só ativar na BIOS e depois ativar no Windows.

Porém não senti diferença na velocidade e som do COOLER, a temperatura diminuiu muito.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×