Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Celeron 2,4 GHz vs. Pentium 4 2,4 GHz vs. Athlon XP 2400+

       
 153.837 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Testes realizados com os processadores Celeron 2,4 GHz, Pentium 4 2,4 GHz e Athlon XP 2400+.

Celeron 2,4 GHz vs. Pentium 4 2,4 GHz vs. Athlon XP 2400+
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O Celeron é o processador mais simples da Intel, voltado para o mercado de iniciantes e de pessoas que não necessitam de muito poder de processamento. Esse processador passou por várias gerações e atualmente utiliza o mesmo núcleo e formato do processador Pentium 4. Ou seja, ele utiliza o mesmo tipo de placa-mãe desenvolvida para o Pentium 4 (soquete 478).

Apesar de visualmente o Celeron ser praticamente igual ao Pentium 4, há duas diferenças importantes entre esses dois processadores. Primeiro, o clock externo que o Celeron usa é de 100 MHz, enquanto que o Pentium 4 atualmente utiliza um clock externo de 133 MHz. A segunda diferença é em relação ao tamanho do cache de memória L2. Essa memória, que agiliza o acesso à memória RAM, é de 128 KB no Celeron, enquanto que o Pentium 4 atualmente possui 512 KB dessa memória.

Dessa forma, podemos dizer que o Celeron é uma versão mais lenta (e mais barata) do Pentium 4.

A Intel nos enviou para testes o mais novo modelo de Celeron, de 2,4 GHz e estávamos curiosos para saber a diferença de desempenho do Celeron para o Pentium 4 e também para o Athlon XP, da AMD. Para isso, comparamos o desempenho do Celeron de 2,4 GHz com o Pentium 4 de 2,4 GHz e com o Athlon XP 2400+ (que roda internamente a 2 GHz).

Em princípio, o verdadeiro concorrente do Celeron é o Duron, porém a AMD não lançou nenhum modelo de Duron acima de 1,3 GHz. Por isso, tivemos de comparar o desempenho do Celeron com o do Athlon XP.

Esses nossos testes servem também para comparamos o desempenho do Pentium 4 de 2,4 GHz com o do Athlon XP 2400+. Lembramos que apesar da nomenclatura, o Athlon XP 2400+ não roda a 2,4 GHz, mas sim a 2 GHz. Segundo a AMD, esse processador possui desempenho similar ao do Pentium 4 2,4 GHz, apesar do clock mais baixo. Veremos se isso é verdade em nossos testes.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não tem nem o que discutir... O Athlon XP 2400+ é o melhor custo x benefício dos três além de ser mais baratao que o Celeron 2,4GHz.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Guest SonyHericson

· Oculto

ei galera, tava lá em casa instalando coisas, até que olhei o cpu-z e percebi que ele indicava um processador core2 duo, até ai nada né?...

só que a minha cpu é um celeron inside. estranho? não ainda. fui no SIW, Aida, Everest, e todos indicaram processadores diferentes, como Xenon, pentium III, etc.

alguém sabe porque?

abraço.^_^

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×