Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Celeron-333 vs. K6-2-333 vs. Pentium II-333


     42.992 visualizações    Processadores    0 comentários
Celeron-333 vs. K6-2-333 vs. Pentium II-333

Processadores testados

  • Pentium II: O Pentium II é um processador de 6ª geração da Intel e utiliza o mesmo núcleo de processamento do Pentium Pro. Possui 512 KB de cache de memória L2, sendo acessado na metade da freqüência de operação do processador. No Pentium II-333, o cache L2 é acessado a 166 MHz.
  • Celeron: É um Pentium II sem cache L2 e, por esse motivo, possui um péssimo desempenho. Em testes realizados anteriormente, o Celeron-266 era mais lento que um Pentium MMX-233 por causa dessa ausência do cache. Esse problema foi corrigido no Celeron-A. Utiliza o mesmo tipo de placa-mãe que o Pentium II. Aliás, como você pode reparar em nossos resultados, o Celeron sem cache atingiu o último lugar em todos os testes de desempenho executados.
  • Celeron-A: É um Celeron com cache L2 de 128 KB trabalhando na mesma freqüência de operação do processador. Todo Celeron a partir de 333 MHz possui cache. No caso do Celeron de 300 MHz, existem dois modelos: com cache (chamado Celeron-300A) e sem cache (simplesmente Celeron-300). Portanto, tome cuidado ao escolher o modelo de Celeron, para ter certeza de que ele possui cache de memória. No Celeron-333, o seu cache L2 é acessado a 333 MHz (no Pentium II de mesma freqüência, o cache é acessado à metade dessa freqüência, ou seja, 166 MHz). O Celeron-A é mais lento que o Pentium II de mesma freqüência por causa do tamanho do seu cache L2, que é muito menor. Se o Celeron-A também tivesse 512 KB de cache, ele seria mais rápido do que o Pentium II, por causa da freqüência de operação.
  • K6-2: É o sucessor do K6, o processador de 6ª geração da AMD. Utiliza a mesma placa-mãe que o Pentium clássico, chamada soquete 7. Consegue ser rápido porque trabalha externamente a 100 MHz, ao contrário dos demais processadores testados, que trabalham a apenas 66 MHz. Em contrapartida, como o cache L2 desse processador localiza-se na placa-mãe e não dentro do processador, ele é acessado somente a 100 MHz.

Por causa das diferenças existentes na arquitetura desses processadores e na arquitetura do cache de memória, é muito difícil dizer sem executar testes de desempenho em laboratório qual processador é o mais rápido.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...