Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como os Processadores Funcionam


     575.684 visualizações    Processadores    8 comentários
Como os Processadores Funcionam

Execução Especulativa

Vamos supor que uma dessas instruções genéricas é um desvio condicional. O que a execução fora de ordem vai fazer? Se o processador implementar uma função chamada execução especulativa (todos os processadores modernos fazem isso), ele executará ambos os desvios. Considere o exemplo abaixo:
1. instrução genérica
2. instrução genérica
3. se a=<b vá para instrução 15
4. instrução genérica
5. instrução genérica
6. instrução genérica
7. instrução matemática
8. instrução genérica
9. instrução genérica
10. instrução matemática

15. instrução matemática
16. instrução genérica

Quando o mecanismo da execução fora de ordem analisar este programa, ele vai puxar a instrução 15 para uma das FPUs, já que ele vai precisar de uma instrução matemática para preencher uma das FPUs que estariam ociosas. Então, em um dado momento, podemos ter ambos os desvios sendo processados ao mesmo tempo. Se quando o processador terminar de processar a terceira instrução a for maior que a b, então o processador irá simplesmente descartar o processamento da instrução 15. Você pode achar que isso é perda de tempo, mas na verdade não é. Não custa nada ao processador executar aquela instrução específica, porque a FPU estaria ociosa de qualquer maneira. Por outro lado, se a=<b o processador terá um aumento no desempenho, já que quando a instrução 3 pedir a instrução 15 ela já terá sido processada, indo direto para a instrução 16 ou até mais longe, se a instrução 16 também já tiver sido processada em paralelo pelo mecanismo de execução fora de ordem.

É claro que tudo que explicamos neste tutorial é uma simplificação para fazer com que esse tema tão técnico fique um pouco mais fácil de ser entendido.

  • Curtir 2
  • Amei 2

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Excelente.

Como li o livro "Hardware Curso Completo" este assunto já estava mais ou menos entendido, agora com a inclusão das novas tecnologias (exemplo memórias DDR e GDR) e a forma simplificada / resumida como foi explanada, ficou mais claro.

Acho que poderia continuar para os demais artigos, como esta escrito no livro "...este site é uma prolongação direta do livro", na questão de atualizações das novas tecnologias.

É bom ter conhecimento destes conceitos "basicos" para poder entender as novas tecnologias e em que elas implicam, além de podermos compararmos as diferenças entre AMD e Intel e poder formar uma opinião própria de qual é o melhor ou mais eficiente para uma determinada tarefa, aplicação ou aplicativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

excelente artigo!!!

foi um pouco complicado pra mim mas consegui entender muito sobre!!!

com certeza me ajudou a compreender como o "cérebro" da máquina funciona!!!

me ajudou a ver que o cpu é td um conjunto não apenas ghz pra poder ser eficiente!!!

Parabéns!!!

Quem ficou com o cérebro doendo agora fui eu!!

auhauauhauhau

show!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...