Ir ao conteúdo
Falsificação de Processadores Athlon XP

O pessoal do site russo X-Bit Labs (http://www.xbitlabs.com) divulgou no começo deste mês a existência de processadores Athlon XP falsificados no mercado. Essa falsificação é, na verdade, um processo de remarcação do processador. Vendedores inescrupulosos raspam a identificação do processador e decalcam outra identificação no lugar. Por exemplo, compram um Athlon XP 2000 e remarcam-no como sendo um Athlon XP 2200, vendendo-o por um preço mais caro.

Para que essa remarcação seja possível, uma modificação no processador é necessária. Essa modificação é feita nos minúsculos contatos metálicos existentes no corpo do processador (contatos chamados "pontes") e faz com que o processador acredite que ele é, na verdade, um processador de clock mais elevado.

Como existem essas modificações na área externa do processador, é relativamente fácil identificar se um Athlon XP é falsificado ou não. Para tanto, basta verificar as pontes do processador e observar se alguma delas foi soldada usando um ferro de solda caseiro, em especial as pontes L11, L12 e L5 (esses números estão marcados no corpo do processador próximos aos minúsculos contatos metálicos).

Falsificação de Processadores Athlon XP

Figura 1: Locais do processador onde você deve procurar por sinais de falsificação.

Falsificação de Processadores Athlon XP

Figura 2: Detalhe da ponte L12 de um processador falsificado. Repare a solda feita manualmente no corpo do processador.

Falsificação de Processadores Athlon XP

Figura 3: Detalhe da ponte L11 de um processador falsificado.

Além disso, a área preta onde há a marcação do processador fica com a aparência desgastada (fora de foco) nos processadores falsificados. Compare nas figuras a marcação de um processador com a de um processador falsificado.

Falsificação de Processadores Athlon XP

Figura 4: Detalhe do processador verdadeiro.

Falsificação de Processadores Athlon XP

Figura 5: Detalhe do processador falsificado.

Os processadores remarcados operam em overclock, isto é, com um clock acima do originalmente especificado. Com isso, travamentos e erros aleatórios normalmente ocorrem quando utilizamos esse tipo de processador.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!