Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

K6-III vs. K6-2, Pentium II e Celeron


     57.674 visualizações    Processadores    3 comentários
K6-III vs. K6-2, Pentium II e Celeron

Diferença entre processadores

Muita gente não consegue entender porque quatro processadores trabalhando a uma mesma freqüência de operação conseguem ter desempenhos tão diferentes. O que ocorre é que esses processadores usam arquiteturas completamente diferentes. Ao contrário do que muitos leigos pensam, clock não mede velocidade, e daí a confusão. A seguir explicamos as principais características e diferenças entre esses processadores.

  • Pentium II: A partir da versão de 350 MHz esse processador trabalha externamente a 100 MHz. Possui uma memória cache L2 de 512 KB dentro de seu cartucho sendo acessado à metade de sua freqüência de operação. No Pentium II-400 o barramento externo é de 100 MHz e o cache é acessado a 200 MHz. O cartucho onde estão alojados o processador e o cache de memória é instalado na placa-mãe através de um conector chamado slot 1.
  • Celeron: Trabalha externamente a 66 MHz e possui uma memória cache L2 de apenas 128 KB embutida no próprio processador. Em compensação, essa memória é acessada na mesma freqüência de operação do processador, ou seja, 400 MHz no caso do Celeron-400 que testamos. Com isso, esse processador consegue um bom desempenho. Os modelos mais novos desse processador - como é o caso do Celeron-400 que testamos - usam um novo tipo de pinagem, chamado soquete 370, necessitando de uma placa-mãe que possua esse tipo de soquete. Em nossos testes o processador Celeron foi instalado em uma placa-mãe slot 1 através de uma plaquinha adaptadora, de forma a usarmos a mesma placa-mãe tanto nos testes com o Pentium II quanto nos testes do Celeron, para que o uso de outro tipo de placa-mãe não influenciasse nos resultados.
  • K6-2: Os modelos a partir de 300 MHz trabalham externamente a 100 MHz (com exceção do K6-2-333 que trabalha externamente a 95 MHz) e não possui memória cache L2 dentro do processador. A memória cache L2 fica localizada na placa-mãe e, por isso, o processador só consegue acessá-la na sua freqüência de operação externa (100 MHz). Mesmo assim esse processador mostrou ser bastante rápido em nossos testes, tendo um desempenho similar ao do Celeron. Utiliza uma placa-mãe chamada Super 7. Como o cache L2 está localizado na placa-mãe e não no processador, a escolha de uma boa placa é essencial para um bom desempenho do micro. Em nossos testes usamos a placa-mãe FIC VA-503+, que tem 1 MB de memória cache L2 e, segundo testes que realizamos anteriormente, é a melhor placa-mãe para processadores K6-2.
  • K6-III: Esse é um processador K6-2 "turbinado". Nele, o fabricante colocou 256 KB de memória cache L2 dentro do próprio processador. Essa memória cache é acessada na mesma freqüência de operação do processador, assim como ocorre no Celeron. Há duas vantagens técnicas da arquitetura do K6-III sobre os demais processadores testados. Primeiro, o seu cache L2 é maior do que o do Celeron (que só tem 128 KB) - e, com isso, o processador consegue ser mais rápido. O Pentium II tem um cache maior (512 KB), mas ele é acessado na metade da freqüência de operação interna do processador. E, segundo, esse é o primeiro processador para PCs que permite o uso de três níveis de cache de memória. Como o tipo de placa-mãe usado por esse processador é o mesmo do K6-2 - Super 7 - o processador também pode usar o cache de memória existente na placa-mãe. Esse cache será acessado a somente 100 MHz, mas devido à sua quantidade (como dissemos, usamos uma placa-mãe com 1 MB de cache) e também ao fato de o processador já ter embutido dois outros caches de memória (L1 e L2), essa arquitetura tornou esse o processador mais rápido disponível para PCs atualmente. Da mesma forma que o K6-2, o grande segredo do K6-III é a escolha de uma boa placa-mãe, como a FIC VA-503+.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

eu tenho um k6 II 500 com 128 DIMM PC133 mobo PC CHIPS (PC 100) e um pentium II 333 com 98 DIMM PC 100 com mobo Pc CHIPS PC 66 ambos com TNT 2 M64 PCI e digo sem medo de errar o Pentium é 10% mais rápido, isso que o FB da mobo é inferior sem contar os 32Mb a menos de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...