Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Merced: O Sucessor do Pentium II

       
 46.178 Visualizações    Artigo  
 0 comentários

Aprenda sobre o projeto P7 da Intel, codinome Merced, que acabou sendo lançado no mercado com o nome Itanium.

Merced: O Sucessor do Pentium II

Introdução

Nota: O Merced foi lançado com o nome comercial "Itanium", voltado a servidores de alto desempenho. Ao contrário do que afirma o artigo, não era o sucessor do Pentium II.

Será que não é muito cedo para se falar do sucessor do Pentium II? Afinal, ele foi lançado há apenas 1 ano. A resposta é não, pois o projeto do sucessor do Pentium II já está bastante adiantado e recebeu o nome de Merced. O ponto mais interessante desse projeto é que seu desempenho não será conseguido apenas com o aumento do barramento, cache e alguns megahertz no relógio. Esses recursos estão próximos do limite físico. Essa CPU caminha por terreno inédito e não muito sólido. Será usada uma arquitetura inovadora que vai além dos já consagrados RISC e CISC. Essa nova arquitetura, denominada LIW ("Large Instruction Word" ou Palavra de Instrução Grande), nunca foi provada comercialmente, existindo apenas sob a forma experimental em alguns centros de pesquisa.

Ao analisarmos a evolução dos computadores pessoais, vemos duas épocas distintas: a década de 80 dominada pelas máquinas CISC, e a década de 90 pelas das máquinas RISC (incluímos ai as máquinas RISC mascaradas de CISC: Pentium Pro e o Pentium II). Já estamos no final dos anos 90! Como será a arquitetura que vai dominar a primeira década do segundo milênio? Desde 1994, Intel e HP vêm trabalhando no desenvolvimento de uma CPU que suplantasse as já quase esgotadas arquiteturas CISC e RISC. Essa nova CPU tomaria como base aquela técnica experimental, a LIW. O resultado foi radicalmente diferente de tudo que já foi tentado em escala comercial e deverá mudar a indústria de computadores. A nova máquina não é uma CPU puramente LIW, mas uma grande reunião de técnicas e otimizações que a Intel denominou IA-64 ("Intel Architecture-64") e que deverá chegar ao mercado na segunda metade de 1999.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×