Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Merced: O Sucessor do Pentium II


     50.258 visualizações    Processadores    0 comentários
Merced: O Sucessor do Pentium II

Conclusão

Há realmente grandes novidades com a arquitetura IA-64 e o compilador vai desempenhar um papel importantíssimo, pois de sua inteligência dependerá o desempenho da CPU. As novas versões dessa CPU apresentarão compatibilidade, ou seja, um compilador antigo poderá rodar numa nova CPU, porém o desempenho máximo só será possível após esse compilador ser reprojetado para essa nova CPU.

Tomando lições com os supercomputadores, já aprendeu-se que é muito mais fácil gerar códigos para execução em paralelo a partir de programas onde o paralelismo foi claramente expresso do que a partir de programas onde o programador construiu obscuros e entrelaçados loops. Assim, deverão surgir linguagens estendidas para o processamento paralelo (na verdade essas extensões já existem, mas não para a plataforma IA-64), onde, através de instruções especiais, o programador possa indicar ao compilador o paralelismo intrínseco do seu programa.

A chegada do Merced ao mercado não deverá ser diferente do aconteceu com as outras CPU's: inicialmente ele será um chip grande e caro, mas, ao longo do tempo, deverá diminuir de tamanho e preço. No começo, apenas máquinas topo de linha farão uso desse microprocessador e, para a maioria dos usuários, o velho x86 ainda apresentará um desempenho bastante satisfatório.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...