Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott


     212.949 visualizações    Processadores    4 comentários
Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Requisitos para o Pentium 4 Prescott

Em http://www.intel.com/cd/channel/reseller/asmo-lar/por/166312.htm a Intel fornece todas as especificações para a correta integração de processadores com núcleo Prescott (Pentium 4 e Celeron D). Veremos abaixo com mais detalhes essas exigências.

Gabinete

Gabinetes comuns geralmente mantêm a temperatura interna entre 40 e 45ºC, isso com a temperatura ambiente em torno de 35ºC. O que a Intel propõe é que se consiga manter a temperatura interna do gabinete a apenas 3ºC acima da temperatura ambiente, que deve ser de até 35ºC.

Ou seja, a principal exigência é que o gabinete possa manter uma temperatura interna inferior a 38ºC. O gabinete pode até não seguir os conceitos de design que a Intel pede, mas deve ser capaz de manter a temperatura interna dentro dos 38ºC pedidos.

Para isso a Intel criou o Chassis Air Guide Design 1.0, que cria no gabinete um duto de ar lateral de 60 mm com uma coifa regulável na altura do processador para que este possa receber ar fresco de fora do gabinete.

 Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Figura 1: Circulação de ar correta no gabinete, segundo a Intel.

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Figura 2: Distância correta da coifa em relação ao cooler do processador.

Para que o duto funcione adequadamente e admita ar em quantidade suficiente é necessário que exista pressurização do gabinete através uma ventoinha de 80 mm, que deve ser instalada atrás do gabinete no sentido de exaustão, ou seja, jogando o ar quente para fora do gabinete. A coifa do duto deve ficar entre 12 e 20 mm de distância do cooler do processador para que o sistema funcione adequadamente e não aumente o nível de ruído.

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Figura 3: Ventoinha de 80 mm para retirar o ar quente e pressurizar o sistema.

Essas recomendações são para sistemas de baixo custo a médio porte usando processadores Celeron D.

Para sistemas mais avançados utilizando processadores Pentium 4 e placas de vídeo mais potentes, a Intel percebeu que as especificações acima não eram suficientes e por isso criou o Chassis Air Guide Design 1.1, que aumentou a abertura do duto lateral para 80 mm, aumentou a ventoinha traseira para 92mm e adicionou uma janela lateral acima dos slots para refrigerar melhor as placas do sistema.

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Figura 4: Versão 1.1 do Chassi Design Guide adiciona janela lateral e aumenta duto para 80 mm.

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tenho um P4 3.0 in-a-box, HD 80, 1gb ram, radeon x800 gto, fonte leaderchip 700w ... com o gabinete aberto trabalhando apenas no windows beleza, tudo ok ... agora quando rodo um far cry, um Americas Army, um FEAR, entre outros ... o bicho pega!!!! O cooler do processador fica doido!! parece que vai explodir!!! Ai ligo um ventilador convencional em cima do pc que chega até a minimizar o ruido do cooler sensivelmente, além de baixar a temperatura de todos os componentes: HD, Placa-mãe, inclusive o processador ... O que que vocês acham disso?? será que um cooler de melhor qualidade resolve?? ...Uma coisa é certa, nunca uso o gabinete fechado, muito menos sem o meu ventilador de 30cm hooah!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...