Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott


     212.924 visualizações    Processadores    4 comentários
Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Nossos Testes

Para saber como a falta do duto e do exaustor traseiro interferem na temperatura de um micro montado com um processador Pentium 4 com núcleo Prescott executamos três testes nas seguintes condições: sistema montado em um gabinete mini torre com duto, janela lateral e exaustor traseiro funcionais; sistema montado no mesmo gabinete mini torre com duto e janela funcionais mas com o exaustor desligado; e, finalmente, sistema montado com o mesmo gabinete com o duto e a janela lateral fechados e sem o exaustor traseiro.

O teste consistiu em medir a temperatura de duas áreas do sistema (processador e "system zone", onde ficam localizados os transistores MOSFET do circuito regulador de voltagem), com o gabinete fechado com o sistema em repouso e com o processador funcionando a 100% de sua capacidade de processamento.

Para isso utilizamos uma placa mãe da Intel modelo D865GVHZ (BIOS P22) junto com um processador Pentium 4 Prescott de 2,8 GHz com freqüência externa de 533 MHz sem Hyper-Threading, usando o cooler in-a-box e pasta térmica original, montados em um gabinete Casetek BP-1005, que atende aos requisitos da Intel. Na alimentação utilizamos uma fonte Seventeam ST-350BKV.

Medimos a temperatura através do programa Intel Active Monitor v1.2.1. O procedimento para teste foi colocar nosso processador funcionando com 100% da capacidade de processamento, usando o programa CPUBurn v1.4 durante 10 minutos. A partir daí monitoramos a temperatura durante 5 minutos e registramos a temperatura média do processador, através de seu diodo interno, e a temperatura do "system zone", através do diodo da placa mãe. Depois de todo esse processo, reduzimos o processamento para perto de zero. Após 30 minutos verificamos se a temperatura se estabilizou e monitoramos novamente a temperatura durante 5 minutos registrando as médias para o processador e "system zone". Utilizamos também o programa Throttle Watch (leia nossa dica sobre o assunto) para avaliar se o Thermal Throttling estava ou não sendo ativado durante os testes. A temperatura ambiente média na hora dos testes era de 28ºC.

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Figura 7: Conjunto utilizado nos testes.

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Figura 8: Casetek BP-1005 preparado para processadores Prescott.

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tenho um P4 3.0 in-a-box, HD 80, 1gb ram, radeon x800 gto, fonte leaderchip 700w ... com o gabinete aberto trabalhando apenas no windows beleza, tudo ok ... agora quando rodo um far cry, um Americas Army, um FEAR, entre outros ... o bicho pega!!!! O cooler do processador fica doido!! parece que vai explodir!!! Ai ligo um ventilador convencional em cima do pc que chega até a minimizar o ruido do cooler sensivelmente, além de baixar a temperatura de todos os componentes: HD, Placa-mãe, inclusive o processador ... O que que vocês acham disso?? será que um cooler de melhor qualidade resolve?? ...Uma coisa é certa, nunca uso o gabinete fechado, muito menos sem o meu ventilador de 30cm hooah!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...