Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott


     212.920 visualizações    Processadores    4 comentários
Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Resultados dos Nossos Testes

Os resultados dos nossos testes você confere nas tabelas abaixo.

 

Processador ocioso
  (1) (2) (3)
Processador 50º C 53º C 53º C
System Zone 37º C 40º C 41º C

Processador a 100%
  (1) (2) (3)
Processador 67º C 68º C 70º C
System Zone 44º C 47º C 50º C

Legenda:

(1) Duto e janela lateral abertos e ventoinha traseira ligada.
(2) Duto e janela lateral abertos e ventoinha traseira desligada.
(3) Duto e janela lateral fechados e ventoinha traseira desligada.

Com o gabinete e sistema de ventilação adequados, apesar das altas temperaturas, tudo estava dentro do previsto.

Sem o exaustor traseiro a temperatura em repouso aumentou 3º C em relação a temperatura do processador no gabinete adequado. Já com 100% de utilização a temperatura aumentou apenas 1º C, mas esta pequena diferença só ocorreu por que a fonte que usamos possui excelente ventilação (ventoinha de 120 mm) e varia sua rotação em função da temperatura da fonte. Se usássemos uma fonte convencional com certeza os resultados seriam piores.

No último teste simulamos a instalação desse sistema em um gabinete sem exaustor traseiro e sem duto ou janela lateral. Para isso retiramos a coifa do duto e tampamos tanto o duto quanto a janela com fita adesiva e papel (ver Figura 9).

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Figura 9: Lateral do gabinete sem duto e tampada.

Sem duto e com o exaustor desligado o sistema esquentou bastante e logo nos primeiros minutos do teste com o processador em 100% de utilização o alarme do Intel Active Monitor começou a soar indicando que tanto o processador quanto o "system zone" tinham passado da temperatura de alerta programada (50º C para o "system zone" e 69º C para o processador). No caso do "system zone" a temperatura de alerta vem configurada em 50º C por padrão, mas a Intel recomenda que o limite seja configurado em 60º C. Já a temperatura do processador atingiu níveis preocupantes, apenas 4º C antes de o sistema de proteção contra superaquecimento Thermal Throttling entrar em ação. Nessa situação a ventoinha da fonte girava a mais de 2.000 rpm tentando manter o sistema o mais ventilado possível e o ar que saia de dentro do gabinete era extremamente quente. Um micro trabalhando nessa situação com certeza teria problemas, já que a alta temperatura também afeta discos rígidos e outros componentes.

 


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tenho um P4 3.0 in-a-box, HD 80, 1gb ram, radeon x800 gto, fonte leaderchip 700w ... com o gabinete aberto trabalhando apenas no windows beleza, tudo ok ... agora quando rodo um far cry, um Americas Army, um FEAR, entre outros ... o bicho pega!!!! O cooler do processador fica doido!! parece que vai explodir!!! Ai ligo um ventilador convencional em cima do pc que chega até a minimizar o ruido do cooler sensivelmente, além de baixar a temperatura de todos os componentes: HD, Placa-mãe, inclusive o processador ... O que que vocês acham disso?? será que um cooler de melhor qualidade resolve?? ...Uma coisa é certa, nunca uso o gabinete fechado, muito menos sem o meu ventilador de 30cm hooah!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...