Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott


     212.947 visualizações    Processadores    4 comentários
Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Conclusões

Este teste mostrou que realmente os processadores Pentium 4 com núcleo Prescott esquentam bastante e necessitam de cuidados especiais para a sua montagem. Um bom gabinete com duto e exaustor na parte traseira e uma fonte real de pelo menos 250 watts são requisitos mínimos para o bom funcionamento de um micro utilizando um processador desta safra, sob pena de em poucos meses (caso seja montado sem os devidos cuidados) esse sistema comece a sofrer problemas decorrentes da alta temperatura.

Nosso teste também serviu para mostrar que o cooler original que acompanha o processador in-a-box é insuficiente em algumas situações, dando mostras que está operando "no limite". Vejam que o processador chega muito próximo à temperatura limite de 74º C que a Intel especifica para o Pentium 4 Prescott, mesmo nas situações onde o exaustor e o duto estavam presentes.

Tenha em mente que nosso teste foi feito com um sistema simples para escritórios, usando um processador que não é o topo de linha, vídeo on-board e uma excelente fonte de alimentação. Imaginem o que aconteceria caso fossem utilizados um processador topo de linha, uma placa de vídeo de última geração – que também gera muito calor – e uma fonte genérica!

Lembramos também que os testes foram feitos numa temperatura ambiente média de 28º C. No verão carioca de 40ºC a situação ficaria crítica. Com certeza com temperaturas ambiente maiores o sistema ativaria o Thermal Throttling para tentar manter a temperatura sob controle.

Podem dizer que manter o processador em 100% de utilização por longos períodos é uma situação artificial e que no dia a dia isso raramente acontece. Engano. Hoje em dia qualquer jogo mais novo mantém o processador em 100% por longos períodos. Imaginem esse sistema funcionando numa Lan House!

Se você deseja montar um micro utilizando um processador Pentium 4 Prescott compre a melhor fonte e gabinete que puder. Também é bom trocar o cooler original por um mais potente. Se você for comprar um micro montado certifique-se que quem montou seguiu as recomendações mínimas da Intel. Só assim você evitará dores de cabeça futuras.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tenho um P4 3.0 in-a-box, HD 80, 1gb ram, radeon x800 gto, fonte leaderchip 700w ... com o gabinete aberto trabalhando apenas no windows beleza, tudo ok ... agora quando rodo um far cry, um Americas Army, um FEAR, entre outros ... o bicho pega!!!! O cooler do processador fica doido!! parece que vai explodir!!! Ai ligo um ventilador convencional em cima do pc que chega até a minimizar o ruido do cooler sensivelmente, além de baixar a temperatura de todos os componentes: HD, Placa-mãe, inclusive o processador ... O que que vocês acham disso?? será que um cooler de melhor qualidade resolve?? ...Uma coisa é certa, nunca uso o gabinete fechado, muito menos sem o meu ventilador de 30cm hooah!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...