Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Novas Características do Núcleo Penryn

       
 70.787 Visualizações    Artigos  
 1 comentário

Aprenda sobre as novas características que estarão presentes no núcleo Penryn, um núcleo de 45 nm que será usado nos processadores Core 2 e Xeon em 2008. Este artigo inclui também uma introdução à próxima arquitetura da Intel, codinome Nehalem, e do cronograma da empresa até 2010.

Novas Características do Núcleo Penryn
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O Penryn é o codinome do núcleo que será usado pelos processadores Core 2 e Xeon baseados na microarquitetura Core fabricada com processo de 45 nm. Além do novo processo de fabricação, este núcleo trará novos recursos que explicaremos neste artigo. Nós mostraremos a você também o cronograma que a Intel seguirá até 2010 e também falaremos um pouco sobre a próxima microarquitetura da Intel, codinome Nehalem.

Todos esses nomes podem parecer confusos, por isso vamos explicar melhor. A mais nova microarquitetura da Intel é chamada Core e é usada pelos processadores Core 2 e pelos novos processadores Xeon. Leia nosso tutorial Por Dentro da Microarquitetura Core para aprender mais sobre o assunto. Atualmente os processadores que usam esta microarquitetura são fabricados com processo de 65 nm.

A Intel começará a usar o processo de construção de 45 nm na segunda metade deste ano, quando será lançado um novo núcleo baseado na microarquitetura Core, codinome Penryn. Leia nosso artigo Detalhes Sobre a Nova Tecnologia de Fabricação de 45 nm da Intel para aprender mais sobre o assunto. A Intel revelou que este novo núcleo trará algumas novas características, que explicaremos neste artigo.

Em 2008 a Intel lançará uma nova microarquitetura, codinome Nehalem. O primeiro processador a usar esta nova microarquitetura será fabricado com processo de 45 nm. A Intel revelou algumas das novas características desta nova microarquitetura, que explicaremos ao final deste artigo.

Para 2010 (ou lá pelo final de 2009) a Intel planeja lançar um novo processador baseado na microarquitetura Nehalem, mas fabricado com processo de 32 nm. Este novo núcleo é conhecido pelo codinome Westmere.

Ainda em 2010 a Intel lançará uma nova microarquitetura, codinome Gesher. Os primeiros processadores a usarem esta microarquitetura serão fabricados com processo de 32 nm.

Na Figura 1 apresentamos um breve resumo deste cronograma.

Novas Características do Núcleo Penryn
Figura 1: Cronograma para os próximos núcleos e microarquiteturas da Intel.

Como você pode ver, a Intel está agora comprometida em lançar uma nova microarquitetura a cada dois anos, em anos pares, com uma versão aprimorada de cada nova microarquitetura lançada no ano seguinte, ou seja, em anos ímpares.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×