Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Novos processadores da Cyrix e da AMD

       
 25.788 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Saiba mais sobre os processadores da Cyrix e AMD.

Novos processadores da Cyrix e da AMD
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A grande novidade para os próximos processadores a serem lançados tanto pela Cyrix quanto pela AMD é a utilização do barramento local de 100 MHz, o que aumentará consideravelmente o desempenho do micro, fazendo com que a taxa de transferência do barramento local passe a ser de 800 MB/s. Atualmente, os processadores Intel e AMD utilizam barramento de 66 MHz (onde a taxa de transferência atinge 528 MB/s) e os da Cyrix, de 75 MHz (onde a taxa de transferência fica em 600 MB/s).

 Novos processadores da Cyrix e da AMD

Além disso, há uma acordo de cooperação entre a Cyrix e a AMD para que elas produzam tecnologias que sejam compatíveis entre si. Isto diz respeito principalmente à tecnologia 3D, um segundo conjunto de instruções MMX que os futuros processadores incorporarão (essa tecnologia também está sendo chamada por alguns de "MMX2").

Com exceção do processador AMD K7, todos os demais processadores que serão lançados continuarão utilizando o soquete 7, o mesmo soquete utilizado pelos atuais processadores, como o Pentium, o Pentium MMX, o Cyrix 6x86MX e o AMD K6.

A seguir revelamos as principais características dos futuros processadores AMD e Cyrix.

AMD K6 3D: O sucessor do K6. Trabalhará externamente a 100 MHz e utilizará a tecnologia 3D.

AMD K6+: Com as mesmas características do K6 3D, esse processador terá uma memória cache L2 de 256 KB integrada ao próprio processador, a exemplo do que ocorre no Pentium Pro. A grande diferença é que, além dos caches L1 e L2, ele permitirá um cache L3 na própria placa-mãe, o que fará com que potencialmente esse seja o processador mais rápido para PCs existente.

AMD K7: Esse será um processador K6+ acondicionado em um cartucho, similarmente ao Pentium II da Intel. Ainda não está claro se esse cartucho será exatamente o mesmo cartucho SEC utilizando pelo Pentium II (e licenciado da Intel) ou será um cartucho exclusivo da AMD.

Cyrix M2e ("Cayenne"): O sucessor do 6x86MX. Além de trabalhar externamente a 100 MHz e utilizar a tecnologia 3D, sua principal mudança em relação aos processadores anteriores da Cyrix é que seu coprocessador matemático foi redesenhado, já que o coprocessador do 6x86MX e do 6x86 possui performance inferior ao coprocessador matemático dos processadores Intel e AMD.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×